Pages

domingo, 19 de maio de 2013

Boato sobre fim do Bolsa Família causa confusão e tumulto em Estados do Nordeste


A falsa informação de que o programa do governo federal Bolsa Família seria extinto neste sábado (18) causou correria, confusão e tumulto em Estados do Nordeste no fim da tarde. O boato levou beneficiários a tentar sacar o dinheiro em casas lotéricas e terminais de autoatendimento da CEF (Caixa Econômica Federal).

O governo Federal e a Caixa emitiram notas desmentindo o boato e afirmaram que o calendário de pagamento continua valendo. As prefeituras de Conceição do Coité (BA) e Maceió (AL) também enviaram comunicados oficiais esclarecendo a situação.
Tumulto em Alagoas

A promotora do MP (Ministério Público Estadual) de Alagoas, Marluce Falcão, estava no Shopping Pátio Maceió e quando viu o tumulto na casa lotérica ficou assustada. Falcão é responsável pela fiscalização do Bolsa Família no MP e tentou explicar à multidão que a informação era inverídica.

"A história não procede. Conversei com algumas pessoas, mas é muita gente e não tem como controlar esse tumulto. Pedi à administração do shopping que reforçasse a segurança e acionasse a polícia porque ninguém consegue entrar ou sair daqui e a cada minuto chega mais gente", disse ela, temendo que se "todos os beneficiários de Maceió forem às agências bancárias e lotéricas será uma confusão descontrolada".

A empregada doméstica Jane Cabral, 39, foi uma das beneficiárias do Bolsa Família de Alagoas que acreditou no boato depois que uma vizinha passou pela casa dela, no fim da tarde, e avisou que estava indo sacar o dinheiro e que ela também teria de ir.

"Larguei o que estava fazendo e sai correndo para uma lotérica no supermercado aqui perto de casa, mas não consegui tirar o dinheiro. Tinha muita gente e o pessoal da lotérica avisou que tinha acabado o dinheiro em caixa. A confusão piorou porque ninguém acreditou e chamaram os seguranças do supermercado", contou.

Cabral disse que depois que viu que não ia conseguir sacar o dinheiro na lotérica que estava no bairro do Barro Duro chamou o marido e foi com ele a lotérica do bairro da Gruta de Lourdes, mas também a tentativa foi em vão."Estou sem acreditar que isso é boato porque todo mundo veio", disse ela.

A correria da dona de casa Anilsa Marques, 37, que mora na grota do Ouro Preto e estava com os dois filhos, de 8 e 9 anos, foi tão grande que durante o tumulto na lotérica do bairro da Gruta de Lourdes ela perdeu uma das sandálias. "O empurra-empurra está demais. Sai porque estou com meus filhos e não vou morrer imprensada", disse ela, descalça e dizendo que não estava ainda acreditando que não era boato.

Governo e Caixa desmentem boato

O governo Federal emitiu uma nota desmentindo o boato e afirmou que não há nenhuma mudança no calendário de pagamento. Segundo a nota do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), "não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família e não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa."

O governo ressaltou que o Bolsa Familia está completando 10 anos, possui 13,8 milhões de famílias beneficiadas e "continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil."

A CEF, responsável pelo pagamento do benefício, informou que "o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal".

A nota do banco reforça ainda que quem tiver dúvidas sobre o calendário de pagamento do programa deve consultar o site www.caixa.gov.br  ou telefonar para o número 0800 726 0101.
Prefeituras também esclarecem rumor

As prefeituras de Conceição do Coité (a 235Km de Salvador) e de Maceió (AL) afirmaram que a informação era um boato e destacaram que "o Programa Bolsa Família continua ativo e os benefícios continuam sendo pagos normalmente".

A secretária de Ação Social de Conceição do Coité, Evania Carneiro, orientou que as famílias devem continuar recebendo nos dias programados de acordo com o final do cartão. "Os benefícios que não forem sacados nas datas indicadas em seus finais podem ser sacados normalmente até o fim da folha de pagamento", informou. Na  Uol

25 Comentários:

MOITAVERDEJANTE disse...

BOATOS E FOFOCAS SÃO COISAS DO TUCANATO!

PESADELO disse...

Imagine essa boataria em 2014.... Aguarde, a direita está mostrando as garras!

Anônimo disse...

Quem foi que iniciou o boato? Viúvas do FH no dia da indicação do Aécinhonho ?

Anônimo disse...

Que a polícia descubra o inventor deste boato e o ponha na cadeia, pois é isso que merece um cidadäo deste naipe.

Anônimo disse...

Muito estranho. Parece algo orquestrado. Bem planejo. Um boato atingir uma região inteira?! Muito estranho.

Anônimo disse...

já pensou se os tucanalhas ganharem para presidente

vão querer tirar bolsa família ai vamos ter guerra civil

Anônimo disse...

Num país sério, 99% da populacäo estaria indignada com este boato e a polícia já estaria atrás do boateiro, mas como é no Brasil, fica o dito pelo näo dito.

Daniel A. Cavalcanti disse...

Dou um doce quem adivinhar de onde estão partindo esses boatos! O Brasil não precisa importar terroristas, já temos os maiores catedráticos no assunto.

Anônimo disse...

entao gente querida desse exelente blog por favor postem esse meu comentario pois pela manha eu estava na igreja ouvindo a palavra do senhor e so agora estou acessando esse super blog,entao aqui na cidade em que moro arcoverde no sertao de pernambuco,regiao nordeste do brasil houve sim esse falso boato pois se esse bolsa familia que e a grande inclusao social do governo do PT,iniciado com o nosso irmao presidente lula e continuando com a dilma e que e um programa de inclusao social que tem feito muito bem nao apenas para as nossas familias pernambucanas, sertanejas e nordestinas mais sim para todas as nossas familias que sao atendidas pelo bolsa familia do brasil inteiro,ora o bolsa familia jamais acabara pelo menos no governo do PT o bolsa familia nao acaba jamais ao contrario pode ser ampliado e estendido a mais familias do nosso brasil,aqui em pernambuco tem um senador que chegou sim a classificar esse programa bolsa familia que faz tanto bem para as nossas familias do brasil inteiro de "incentivo a vagabundagem",esse sendaro que e contra o maior programa de inclusao social que e o bolsa familia,entao o nome desse senador que e contra as nossas familias e o senador jarbas vasconcellos,pois esse comentario que estou fazendo foi com base a um texto anteriormente explicito nesse exelente blog que contava esse caso de o senador jarbas vasconcelos ter feito essa grosseira critica ao bolsa familia,entao as nossas familias podem ter a certeza de que no governo do PT o bolsa familia vai continuar e ser ampliado,comentario sempre com base nos textos que leio nesse sempre imformativo blog,digo para as nossas familias que poddem confiar sim que no governo do lula e agora na dilma o bolsa familia jamais acabara e sim sera ampliado assim atendendo as nossas familias,boa sorte para todos nos.

Anônimo disse...

NOSSAS FAMILIAS JAMAIS ACREDITEM NESSES FALSOS BOATOS SOBRE O BOLSA FAMILIA ACABAR E MENTIRA NO GOVERNO DO PT O BOLSA FAMILIA JAMAIS ACABA E SIM SERA AMPLIADO CHEGANDO A MAIS FAMILIAS DO NOSSO IMENSO BRASIL,AGORA QUE ESSA OPOSIÇAO VAIDOSA,VOLTADA AOS MAIS RICOS E VAIDOSOS SAO CONTRA O NOSSO BOLSA FAMILIA,POIS ESSA OPOSIÇAO NAO GOSTA DE POBRES E SENTEN-SE MAL POIS O BOLSA FAMILIA E UM PROGRAMA DE INCLUSAO SOCIAL E A OPOSIÇAO NAO E A FAVOR DA INCLUSAO SOCIAL E SIM A EXTINÇAO DOS MAIS POBRES,GENTE,FAMILIAS QUERIDAS SEU BOLSA FAMILIA NO GOVERNO DO PT INICIADO COM O QUERIDO PRESIDENTE LULA E CONTINUANDO COM A DILMA NAO VAI ACABAR POIS TODOS OS FINAIS DE CADA MES PODEM DIRIGIR-SE A CAIXA ECONOMICA E LOTERICAS RECEBEREM O SEU SAGRADO BOLSA FAMILIA QUE JAMAIS ACABARA,PELO MENOS NO GOVERNO DO PT NAO ACABA E SIM SERA AMPLIADO....

Anônimo disse...

NOSSA QUE GOLPE SUJO ESSE ESPALHADO POR AI A FORA DE QUE O BOLSA FAMILIA TERIA FIM,ORA ISSO E UMA MENTIRA SEM TAMANHO, NO GOVERNO DO PT O BOLSA FAMILIA E SAGRADO E SERA SEMPRE AMPLIADO A MAIS FAMILIAS DO NOSSO BRASIL,OLHA QUANTA MA FE NESSE MALDOSO BOATO POIS FORAM INVENTAR ESSA MENTIRA,ESSA INJURIA LOGO NA REGIAO NORTE E NORDESTE DO NOSSO BRASIL ONDE A MAIORIA DAS NOSSAS FAMILIAS SAO BENEFICIADAS E VAO CONTINUAREM SIM A RECEBEREM O SEU BOLSA FAMILIA.

Anônimo disse...

PRECISA SER UMA PESSOAS OU SABE-SE LA UM GRUPO DE PESSOAS OPOSITORES AO NOSSO BOM GOVERNO DO PT QUE TEM COMO INTUITO MAIOR ATENDER AS NOSSAS FAMILIAS COM O BOLSA FAMILIA QUE E SAGRADO NO GOVERNO DO PT,O BOLSA FAMILIA NAO TERA FIM,NO GOVERNO DO PT SEJA COM O LULA OU COM A DILMA O BOLSA FAMILIA VAI CONTINUAR FIRME E FORTE PARA AS NOSSAS FAMILIAS.

Anônimo disse...

SO QUEM E CONTRA AO BOLSA FAMILIA SAO PESSOAS QUE SAO LIGADOS A OPOSIÇAO,NA CIDADE EM QUE MORO TEM UMA PEQUENA MINORIA QUE AINDA NUTREM ODIO PELO BOM GOVERNO DO PT COM O NOSSO IRMAO PRESIDENTE LULA E COM A DILMA,ENTAO ESSAS PESSOAS QUE SAO EM MINORIA FAZEM QUESTAO DE CRITICAREM O BOLSA FAMILIA,E BOM QUE SE TENHA CUIDADO COM ESSES MALDOSOS DA OPOSIÇAO POIS CERTAMENTE MUITAS OUTRAS MENTIRAS VAO INVENTAREM,MAIS CABE A NOS NAO ACREDITAR,VAMOS REPUDIAR OS OPOSITORES QUE NAO GOSTAM DOS MAIS CARENTES,QUE SAO CONTRA O BOLSA FAMILIA.

Anônimo disse...

MAIS SO FALTAVA ESSA TAMANHA MALDADE PO PARTE DOS QUE SAO CONTRA AS NOSSAS FAMILIAS,POIS CHEGARAM A ESPALHAREM UMA INJUSTA MENTIRA DE QUE O BOLSA FAMILIA SERIA ACABADO,ORA SE A MARCA DE INCLUSAO SOCIAL MAIOR NO GOVERNO DO PT E NAO ACABAR E SIM AMPLIAR O BOLSA FAMILIA PARA QUE MAIS FAMILIAS DO NOSSO BRASIL TENHAM O DIREITO DE RECEBER O BOLSA FAMILIA, NO GOVERNO DO PT O BOLSA FAMILIA CONTINUA SEMPRE PARA AS NOSSAS FAMILIAS,POIS A FAMILIA PARA O GOVERNO DO PT E SAGRADA.

Anônimo disse...

mais que mentira absurda,jamais o governo do pt acabaria com o bolsa familia,pois o governo do pt com o querido lula e com a dilma tem como trofeu maior a melhora nas condiçoes de sobrevivencia das nossas familias,o bolsa familia no governo do pt e prioridade.

Anônimo disse...

tem que a justiça fazer uma varredura encontrar e mostrar para a sociedade esse maldosos ou esses maldosos que estao espalhando essa mentira sem fundamento de que o bolsa familia seria acabado,ora quem esta fazendo essa indescencia para com o brasil e essa monstruosidade para com as nossas familias tem que ser ou serem punidos pois nos governos do pt o bolsa familia e prioridade maxima,vamos ontinuar a receber o nosso bolsa familia sim,pois e o maior programa de iclusao social,no goberno do PT o bolsa familia vai continuar,nossas familias vao sempre receberem o bolsa familia,boa sorte a todos nos e todas as nossas familias....................

Anônimo disse...

vamos dar um basta nessa mentira o BOLSA FAMILIA NAO VAI ACABAR E SIM CONTINUAR,governos do PT nao acaba com o bolsa familia nunca,vou mais adinate um pouco por favor procurem os responsaveis por essa grande mentira e os façam desmentir esse absurdo, no GOVERNO DO PT O BOLSA FAMILIA E PRIORIDADE PARA AS NOSSAS FAMILIAS.

Anônimo disse...

o maldoso ou os maldosos que inventaram essa mentira de que o bolsa familia iria acabar nao tem o menor respeito pelas nossas familias,NO GOVERNO DO PT O BOLSA FAMILIA NUNCA VAI ACABAR E SIM VAI CONTINUAR,NO GOVERNO DO PT O BOLSA FAMILIA E PRIORIDADE PARA AS NOSSAS FAMILIAS,que as nossas familias nao acriditem mais nesses frustrados que estao tentando dar um golpe sujo no brasil e nas nossas familias,FAMILIAS DO BRASIL O BOLSA FAMILIA NO GOVERNO DO PT VAI CONTINUAR SIM.

Anônimo disse...

Depois que esclarecer essa estória, vai é fortalecer mais ainda a presidente Dilma, pois vão todos desconfiar que foi boato da oposição. vamos agora espalhar que foram os presidenciáveis da oposição (que é verdade ) que espalharam, pronto, a coisa vira !!!!

Anônimo disse...

Por isso que eu digo.. EU ODEIO POBRE by Caco Antíbes

Anônimo disse...

O que seria do brasil sem obolsa familia muitos pobres precisando de roupas calsados comida e agua iso e uma injustiça nos brasileiros vamos lutar por nosos direitos e tambem se cortarem o bolsa familia nos alunos vamos sair da escola por direito e obrigaçao.

Unknown disse...

Não aqui em fortaleza-CE disseram que a dilma estava dando um salario minimo, pro pessoal do bolsa familia, segundo outros isso seria o presente do dia das Mães, e quem não fosse receber o bolsa escola seria cancelado. A loterica ficaria aberta até a meia noite, minha mãe foi, recebeu? recebeu, mas nada de um salario minimo, é o valor que voce recebe no mês. Presente coisa nenhuma, adiantamento essa é palavra certa, quem recebeu antes so vai receber agora so no outro mês.

Anônimo disse...

A QUEM INTEREÇA ESSE BOATO? AO GOVERNO DILMA E QUE NAO E,EU TAVA ASSISTINDO AGORA A TV SENADO E OUVINDO OS DISCURSOS INFLAMADOS DOS SENADORES DA OPOSIÇAO, PEDINDO ESCLARECIMENTOS, ME ENGANA QUE EU GOSTO,TAO QUERENDO TESTAR A INTELIGENCIA DO POVO,QUEM SEMPRE CRITICA O BOLSA FAMILIA E O GOVERNO OU A OPOSIÇAO? EIS A PERGUNTA ELES SEMPRE CLASSIFICARAM O BOLSA FAMILIA DE PROGRAMA DE INCENTIVO A VAGABUNDAGEM, SIM VCS LEMBRAM QUANDO FHC CHAMOU O TRABALHADOR BRASILEIRO DE VAGABUNDO , EU ME LEMBRO E NAO VOU ESQUECER NUNCA, PARA O BEM DO BRASIL E DILMA DE NOVO SE DEUS QUISER.

Unknown disse...

Caso a Polícia federal descubra o autor ele vai pedir desculpas e dizer que estava sobre o efeito de COCAÍNA. SACOU?

Anônimo disse...

Eu hein!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração