Pages

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Sandra Cureau perde eleição na ANPR e fica fora da lista tríplice para sucessão de Roberto Gurgel

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) promoveu sua tradicional eleição para compor a lista tríplice de candidatos a Procurador-Geral da República, a ser apresentada para a presidenta Dilma Rousseff.

A presidenta não tem obrigação de escolher o mais votado e nem mesmo ninguém da lista. Desde que o presidente Lula tomou posse, adotou o critério de escolher o mais votado, até pela tradição vinda do sindicalismo. Porém a atuação recente do atual procurador, Roberto Gurgel, tem levado muita gente a questionar o critério.

O votação foi:

Rodrigo Janot: 511 votos;
Ela Wiecko: 457 votos;
Deborah Duprat: 445 votos;
Sandra Cureau: 271 votos (em 4o. lugar, ficou fora da lista);

A ANPR publicou uma nota resumindo o último debate aqui. O primeiro debate foi disponibilizado na íntegra em vídeos.

Desejamos um Procurador-Geral que seja incorruptível, na acepção mais ampla da palavra, como não fazer concessões a "chantagens" e pressões da mídia, nem à vaidade, nem a corporativismos, que não se deslumbre pela picada da mosca azul, que seja tão rigoroso como cuidadoso para ser imparcial, apartidário nas declarações e atitudes, não seja seletivo na escolha de qual processo anda e qual fica engavetado, que tenha sabedoria do que é atividade política legítima de uns e do que é maracutaia de outros, sabendo separar o joio do trigo sem criminalizar a própria democracia a serviço de golpistas e reacionários, e que não persiga a liberdade de expressão política legítima de blogueiros.

7 Comentários:

Anônimo disse...

Que tal abandonar essa lista e ser mais objetivo na escolha? Essa votação é puramente corporativista porque os eleitos só representam os interesses da classe, não do povo. Ademais, é sobejamente sabido que o MPF é tucano em sua maioria. Mude as regras Dilma, pra não chorar depois.

Anônimo disse...

querida presidenta dilma tenha o maximo de cuidado ao escolher nao so o nome mais a pessoa do proximo procurador(a) da republica que vai ocupar a vaga que em fim vai ser deixada pelo senhor roberto gurgel,presidenta dilma todo o cuidado e pouco analize e reanalize nao apenas o nome mais tambem a pessoa que vai ocupar o cargo,veja se e de fato uma pessoa imparcial,veja e reveja todo o historico da pessoa que a senhora vai nomear,tome muitissimo cuidado presidenta dilma com a escolha e boa sorte na ora da escolha...

Anônimo disse...

ola presidenta dilma a senhora faça uma escolha a dedo pois o nosso lula foi escolher o mais votado e deu no que deu segundo li no que estar escrito nesse blog nao foi a melhor escolha entao ja que esta se aproximando de o cargo ficar vago a senhora use de toda a sua sabedoria e inteligencia e acabe fazendo uma boa escolha que seja ao menos uma pessoa que aja com imparcialidade,presidenta ja que a senhora pode escolher nao apenas o mais votado como outro nome da lista ou ate mesmo que nao esteja nessa lista a senhora saiba fazer a melhor escolha pois quem vai nomear a pessoa e a senhora presidenta,boa srote e muita paz e consciencia a todos nos/////////

Anônimo disse...

preisenta dilma todo o maximo cuidado ainda e muito pouco na escolha que a senhora vai fazer do nome que vai ocupar o cargo de procurador ou procuradora da republica façauma minunciosa avaliaçao nao apenas do nome a ocupar esse importante cargo como analise mais mais ainda a pessoa se e imparcial veja todos os criterios e tenha a maxima sabedoria ao escolher essa pessoa para exercer esse importante cargo,pois de acordo com o que li nesse blog a escolha do senhor roberto gurgel pode nao ter sido a melhor que segundo esse blog tem levado muita gente a questionar o criterio da escolha do senhor roberto gurgel,entao presidenta dilma tente fazer a melhor escolha,boa noite e sorte a todos nos.

Anônimo disse...

ao ler esse texto que esta exposto nesse sempre dinamico blog o que me chamou atença foi o seguinte:que o proximo procurador ou procuradora que a presidenta dilma ira escolher seja incorruptivel na acepçao mais ampla da palavra nao fazer concessoes a chantagens e pressao por parte da midia nem a vaidade nem a corporativismo que em fim seja uma pessoa que seja consciente e que a presidenta tenha o maximo dos maximos cuidado ao escolher pois se trata de um cargo importante,felicidades a todos nos...

Anônimo disse...

A Cureau fora já é um grande progresso. Se agora ela já persegue blogueiros, imaginem com o poder de um PGR.

Carlos Ribeiro disse...

Chuuuuuuuuuuupa Sandra!!!!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração