Pages

terça-feira, 23 de abril de 2013

Lula recebe prêmio 'Em busca da paz', em Nova York


O presidente Lula recebeu na noite desta segunda-feira (22) em Nova York o prêmio “Em Busca da Paz”, do International Crisis Group, que trabalha em mais de 60 países na prevenção e solução de conflitos.

Lula foi homenageado por ter “impulsionado seu país a uma nova era econômica e política”.

Javier Ciurlizza, diretor de programa para América Latina e Caribe do Crisis Group, diz que sem esperança não há paz, e que Lula colocou isso em prática. “Ele defendeu a Unasul, que criou um espaço para as nações conversarem, no lugar de lutar. Ele trabalhou no coração da resolução de conflitos. Ele entende de uma maneira profunda que só erradicando a fome e a exclusão social, dando nova esperança às pessoas, a paz e a segurança são sustentáveis”.

Entre os convidados do jantar de entrega do prêmio estavam o prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz, o megainvestidor e filantropo George Soros, e Mo Ibrahim, empreendedor sudanês que foi o pioneiro da “revolução dos celulares” na África.

Em seu discurso, Lula aproveitou para defender novamente o fim da fome no mundo:

“Combater a fome e a miséria, em escala global, é o passo mais importante que podemos dar no caminho para a paz. E depois do que conquistamos no Brasil, eu me recuso a duvidar da nossa capacidade de fazer um mundo melhor. Combatendo a fome e a miséria, promovendo o diálogo e o respeito entre os povos, podemos fazer do Século 21 a era da paz”.





O presidente de Mianmar, Thein Sein, também foi homenageado, por deflagar o processo de redemocratização de uma ditadura militar que já dura meio século.

Esta é a oitava edição do prêmio. Entre personalidades que já receberam a homenagem estão os presidentes dos EUA Bill Clinton e George W. Bush; os prêmios Nobel da Paz Martti Ahtisaari e Ellen Johnson Sirleaf, e o financista e filantropo George Soros.

Sábado, em Washington, Lula defendeu desenvolvimento da África como solução para a crise mundial



Na noite de sábado o presidente Lula participou em Washington do jantar de entrega da premiação anual da Africare, organização voltada para o desenvolvimento da África. a entrega de sua. Os homenageados da noite foram o presidente americano Barack Obama e o empreendedor africano das telecomunicações Mo Ibrahim (na foto). Em 2011, Lula foi o vencedor do prêmio de liderança (African Leadership Aeard) da entidade.

Lula disse que o desenvolvimento do continente africano, com mais infra-estrutura, distribuição de renda e inclusão social deve ser visto como uma das portas de saída para a crise mundial. Lembrou que atualmente cerca de um bilhão de pessoas vivem no continente, 300 milhões delas em situação de insegurança alimentar. Há mais uma década, o continente cresce a uma taxa média de 6% ao ano, o que atrai investidores do mundo todo. Mas mesmo assim o continente segue enfrentando antigos problemas. “Acredito que deve ser obrigação transferir tecnologia e valorizar a mão de obra local, contribuindo de todas as formas possíveis para o desenvolvimento dos países africanos”, defendeu o ex-presidente.

6 Comentários:

Luis disse...

Vai dar na Globo?

Anônimo disse...

Guardem muito bem tudo isto para ser usado na campanha de 2014. Pelo andar da carrugem vamos precisar muito disto tudo. Poia até lá o PIG fará de tudo para denegrir a imagem dele e da Presidenta Dilma. Como sugestão de título gostaria que fosse:
" É ESTE HOMEM QUE A OPOSIÇÃO TEME E A MÍDIA ESCONDE SEUS FEITOS PELO MUNDO AFORA".

Anônimo disse...

Nunca vai sair na globo isso.

Anônimo disse...

que linda homenagem a esse cidadao de bem que e o nosso querido presidente lula esse premio em new york realmente todos os idealizadores e participantes dessa linda e justa homenagem a esse querido ser humano que mistura inteligencia com simplicidade e assim agrada a maioria das pessoas do brasil e do mundo que dele gosta,parabens a todos por essa linda e justa homenagem,valeu.

Anônimo disse...

Será que agora vão dar o Prêmio Nobel da Paz para o nosso grande Lulao? Estamos esperando já faz tempo por este reconhecimento. Vamos ficar na torcida.

Helena /S.André (SP)

MARCOS disse...

Vai sair no fantástico?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração