Pages

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ao trair Lula, Eduardo Campos ganha apoio dos banqueiros. Pernambuco tem um novo Calabar?

Nunca encontramos um homem tão adaptado a nossos propósitos (…), pois ele tomava um pequeno navio e aterrava-nos em território inimigo à noite, onde pilhávamos os habitantes e quanto mais dano ele podia ocasionar a seus patrícios, maior era sua alegria.
- Pudsey, mercenário inglês à serviço da invasão holandesa em Pernambuco, sobre o traidor Calabar (Robert Southey, História do Brasil, vol. I).
Deu no jornal Estadão que os banqueiros preferem Aécio Neves (PSDB-MG) ou Eduardo Campos (PSB-PE) do que a presidenta Dilma em 2014.

Aliás, nenhuma novidade, apenas constatação do óbvio.

O nome de Campos caiu nas graças dos banqueiros, desde que ele passou a trair Lula e a fazer oposição à política econômica da presidenta Dilma, que é de derrubar os juros altos, gerar investimentos produtivos e empregos, erradicar a pobreza e melhorar a distribuição de renda, para ampliar a classe média.

O jornalão diz que conversou com banqueiros, economistas de instituições financeiras, operadores e donos de fundos de investimento. Com o compromisso de não se identificarem, eles opinaram sobre a sucessão do ano que vem.

Sobre Aécio, disse um executivo de um banco estrangeiro:

"Ele é música para os ouvidos do mercado. Ele é visto como o resgate da agenda de FHC. É mais ortodoxo... [mas]... Ninguém acredita que, de fato, queira ser presidente. Sua vida pessoal é incompatível com a vida pública. E sua atuação como senador é uma piada". (José Serra deve ter adorado esse comentário).

Quanto a Campos, o executivo do banco estrangeiro disse:

"Campos tem história em Pernambuco, está com discurso muito alinhado, aberto a ouvir. É uma luz no fim do túnel, uma alternativa a Dilma".

A "história em Pernambuco" relacionada ao mercado financeiro pode ter a ver com o escândalo dos precatórios, quando Eduardo Campos era secretário estadual de Fazenda, e houve a emissão de títulos fraudulentos, com lucros astronômicos para os bancos às custas do rombo nos cofres públicos pernambucanos.

Para os banqueiros, "a imagem de Dilma está em processo de deterioração galopante no mercado". Isso desde que a presidenta vem exigindo dos bancos a cobrança de juros e tarifas mais civilizadas, o que diminui os lucros abusivos do setor.

8 Comentários:

Anônimo disse...

São Paulo quer Lula em 2014. São Paulo precisa de Lula em 2014. O Brasil precisa de Lula no governo de São Paulo. Vamos varrer os tucanos do maior estado da federação. É fundamental para a consolidação da democracia que isto ocorra o mais breve possível.

Os Amigos de Remígio disse...

Calabar. Como se diz aqui no Nordeste: "essa foi na veia" ! Simbolismo perfeito !

Unknown disse...

Mais respeito com Domingos Fernandes Calabar, Dudu Traíra, está mais Silvério dos Reis. este, sim, um traíra.

MARCOS disse...

Administrador do BLOG, a Globo esta fazendo a maior sacanagem, fez uma reportagem num trecho da Ferrovia Norte-Sul que einda não esta concluído e colocou na matéria do Fantástico como se a obra estivesse paralisada, seria bom postar fotos e vídeos com o andamento da obra.

Ana Cruzzeli disse...

Foi na veia.
Eduardo Campos trai o Lula trai sim seus conterraneos.
Ciro Gomes e seu irmão tem justa visão sobre os acontecimentos recentes. O PSB vai sair de um embate em 2014 menor do que entrou. Todos os que se aliaram ao PT desde 2002 só cresceram em bancadas e prestigio. Esse capital politico está sendo jogado fora por uma visão obtusa do Eduardo.
Visão politica de Eduardo Campos? ZERO

Anônimo disse...

NÃO ter a preferência de banqueiros é uma condição fundamental para ser um presidente confiável à nação.
O Ocidente está até hoje sofrendo as consequências do grande golpe que deram em 2008, apelidada pela mídia (sob controle do mercado) de "crise econômica". Qual foi o resultado deste golpe? Transferência de trilhões de dólares dos cofres públicos para bancos e assemelhados e, consequentemente, uma maior concentração monetária ainda maior nas mãos dos banksters hoje em dia. O mundo precisa de um novo Franklin Delano Roosevelt.

Daniel A. Cavalcanti disse...

QUANDO O CALABAR FEZ A SUPOSTA TRAIRAGEM O BRASIL NÃO ERA NADA A NÃO SER COLÔNIA. ENTÃO, CALABAR TRAIU O QUÊ?
COM TODA CERTEZA, O EDUARDO CAMPOS TEM TUDO PARA OCUPAR O LUGAR DO CALABAR E ENTRAR PARA A HISTÓRIA. ALIÁS, JÁ ENTROU, É TRAÍRA!!!

Blog do canal do jordão disse...

SOU PERNAMBUCANO E NÃO AGUENTO MAIS ESSE "CORONE" EDUARDO MALVADEZA. O CARA MANDA NA JUSTIÇA, NA IMPRENSA, NO LEGISLATIVO E AGORA PROIBIU ATÉ O SINDICATO DOS PROFESSORES PARTICIPAREM DA GREVE NACIONAL. DUDU O NOVO COLLOR QUE QUER ACABAR COM O BRASIL!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração