Pages

domingo, 17 de março de 2013

Quatro candidatos disputam cargo de procurador-geral da República


Terminou nesta sexta-feira o prazo para registro de integrantes do Ministério Público Federal (MPF) interessados em concorrer ao cargo de procurador-geral da República, que ficará vago em julho após a saída de Roberto Gurgel. Quatro procuradores se apresentaram à Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), responsável por organizar o processo seletivo até a data limite e disputarão o cargo.

O cargo de líder da Procuradoria-Geral da República é de livre nomeação da Presidência. No entanto, desde o governo Lula adotou-se a tradição de preparar uma lista tríplice com os mais votados pelos profissionais da categoria, que vem sendo respeitada desde então.

Único homem na disputa, Rodrigo Janot, 56 anos, é mineiro e ingressou no MPF em 1984. Ele chegou ao cargo de subprocurador em 2003. Foi presidente da ANPR entre 1995 e 1997, cargo ocupado por Roberto Gurgel entre 1987 e 1989. Assim como Ela Wiecko, integrou a última lista tríplice de 2011.

Também está na disputa a carioca Deborah Duprat, 53 anos. Ela atua no MPF desde 1987 e chegou ao cargo de subprocuradora em 2003. Ela é vice-procuradora-geral desde 2009, e substituiu Gurgel nas sessões do Supremo Tribunal Federal (STF). Duprat é conhecida por seu trabalho na área de direito indígena.

Gaúcha, Sandra Cureau, 66 anos, está há 37 no MPF. Ela tornou-se subprocuradora-geral da República em 1997. É vice-procuradora-geral eleitoral desde 2009, com atuação constante no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Última a apresentar sua candidatura, a paranaense Ela Wiecko, 64 anos, está no MPF desde 1975. Foi promovida a subprocuradora em 1992 e tem forte atuação na área de direitos humanos. Ela integrou a última lista tríplice, de 2011, mas foi vencida por Gurgel, que foi depois reconduzido ao cargo para novo período de dois anos.

 Agência Brasil

9 Comentários:

Anônimo disse...

entao se depender da escolha de nomes para ocupar o cargo de procurador(a) geral da republica se a escolha de nomes depender da presidenta dilma entao seria bom que a presidenta escolhesse a dedo uma pessoa que seja independente,imparcial que seja para o bem da justiça,para o bem do brasil,que em fim tudo seja resolvido com a certeza de que seja tudo certo.(comentario baseado no que acabo de ler nesse blog).

Anônimo disse...

ate que em fim em julho termina o tempo do gurgel como procurador geral da republica,que o novo procurador(a) ja que li nesse blog que que a nomeaçao e livre da presidencia,entao que a dilma analise minunciosamente cada nome olhando para cada detalhe para que tudo possa dar certo e que reine o bom trabalho e a imparcialidade,que o novo(a)procurador(a) em fim faça uma investigaçao junto ao stf sobre o mensalao do PSDB de minas gerais para em fim ver o pais sendo passado a limpo de igual para igual,comentario baseado no texto que acabo de ler nesse blog,sorte a todos.

Anônimo disse...

em fim mes de julho o roberto gurgel deixa o cargo de procurador geral da republica que o novo procurador(a) em fim faça a devida investigaçao do mensalao tucano mineiro e que o stf tambem der continuidade ao caso do mensalao do PSDB de minas gerais.boa sorte brasil me basiei no que acabo de ler para postar o meu comentario.

Anônimo disse...

em aproximadamente quatro meses o roberto gurgel deixa o cargo de procurador geral da republica e que o novo postulante ao cargo quando for oficializado o seu nome em fim nos der como resposta positiva a investigaçao do mensalao do psdb mineiro,que a dilma em fim acerte na escolha para o bem do brasil,sorte a todos que tudo der certo.

Anônimo disse...

ja que a presidencia e que nomeia o proximo procurador(a) da republica que a dilma acerte na escolha,para que vejamos a justiça agir de igual para igual,boa sorte a todos.

Marcos Silva disse...

Sandra Cureau é aquela que infernizou a vida do Presidente Lula o tempo todo, aplicando-lhe multas e mais multas, bem como ao PT, por simples discursos feitos, e silenciando quando o mesmo era feito pelos tucanos com mandato?

Carlos Ribeiro disse...

Atenção Presidenta Dilma, a Sandra Cureau "adora" o PT! Por favor, não cometa o mesmo erro do Lula. Observe bem e veja se o próximo Procurador tem ou não bico grande. O Gurgel tem.

henrique de oliveira disse...

Sandra Cureau nem a pau.

Alberto disse...

A julgar pelos nomes e pelos cargos que ocuparam nenhum desses aí merece confiança. Sugiro a presidente Dilma mandar essa listinha mixuruca às favas e nomear o Procurador Rodrigo de Grandis, pois ele é jovem e, certamente, fará um estrago no ninho tucano.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração