Pages

quarta-feira, 6 de março de 2013

Prefeito Haddad vai construir 240 creches



A Prefeitura de São Paulo já fechou o plano de obras para unidades dè educação infantil. A gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) pretende construir nos quatro anos de mandato 240 novas creches.

As novas unidades devem criar cerca de 50 mil vagas em creche, o que atenderia praticamente metade das crianças na fila por creche na cidade. Em dezembro, a fila registrada era de 94 mil crianças.

Fazem parte dos planos da Prefeitura unidades já anunciadas: as 172 creches que já contam com repasse federal, de R$ 200 milhões, e também 20 unidades que serão construídas por convênio com o governado estadual, com recursos de R$ 45 milhões. As outras 48 unidades serão construídas apenas com recursos do município.

Em todos os casos, no entanto, é a Prefeitura que vai arcar com os gastos dos terrenos. Encontrá-los nas áreas em que há a demanda por vagas é visto como um dos principais desafios para o poder público. No fim de janeiro, a secretaria já tinha uma lista de 98 áreas identificadas.

O restante do déficit, quase 50% da fila registrada em dezembro, será atendida por dois modelos: expansão da rede de creches conveniadas (com organizações não governamentais) e centros de educação infantil criados por empresas, com apòio e repasse da Prefeitura para a gestão.
 
A secretaria de Educação realiza desde o início do ano um pente fino na rede conveniada para apurar falhas no atendimento, mas também ter um diagnóstico da capacidade de atendimento.

O raio X só deve ficar pronto no fim do mês, mas a pasta já tem a informação de que é possível aumentar a oferta de vagas nas organizações já conveniadas.

Empresas.

 Fazer com que a iniciativa privada construa creches é uma das apostas da Prefeitura, como o Estado revelou em 25 de janeiro. A ideia é que o município oriente empresas a montarem unidades que atendam filhos de funcionários e de moradores da região. As conversas já começaram com alguns grupos, mas ainda não há nenhuma definição. Empresas que prestam serviços à Prefeitura podem ter os primeiros modelos.

4 Comentários:

Anônimo disse...

boa atitude a do prefeito haddad de construir novas 240 creches ppois vai ajudar a melhorar a situaçao de varias familias com a mae trabalhando e o filho na creche participando de atividades e sendo bem acolhido,ideia boa para a comunidade.

Anônimo disse...

se o haddad de fato por em pratica esse projeto de 240 creches vai melhorar a vida da mae paulistana trabalhadora e a da criança,se de fato o prefeito haddad cumprir com esse projeto de governo e porque de fato se baseou no bom governo do lula em termos de dar enfase para a populaçao mais carente,entao o haddad foi ministro do lula e vivenciou com o lula os projetos em termos de educaçao,boa sorte a todos nos e ao prefeito haddad tambem.

Anônimo disse...

Parabéns prefeito Haddad, porém queremos saber se vai continuar investindo nas creches conveniadas, ou realmente irá fazer convocação dos professores que estão na lista de espera do concurso de 2010,professores de educação infantil, já que sabemos que o funcionamento das creches conveniadas além de ser uma lavagem de dinheiro está inrregular.ACORDA BRASIL.

Anônimo disse...

E os professores das conveniadas quando irão melhorar o salário e a carga horária que é exaustiva.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração