A primeira grande tentativa da ex-senadora Marina Silva de divulgar seu novo partido pelas redes sociais mostrou-se frustrada. Na tarde de ontem, Marina convocou internautas a fazerem um tuitaço - espécie de panelaço virtual pelo Twitter - citando a palavra "rede", que vai constar no nome da sigla, para destacar o evento de lançamento da legenda, marcado para sábado. A expressão, no entanto, acabou citada por menos de 100 usuários da rede e o vídeo em que a ex-senadora convida o público foi visto pelo mesmo número de pessoas.
Até pouco tempo, Marina Silva não aceitava admitir isso em público, mas há quase dois anos articula a criação de uma legenda para se lançar novamente candidata à Presidência da República. Somente nesta semana, às vésperas do evento em que vai oficializar o início da coleta de assinaturas para legitimá-la, colocou de fato o bloco na rua. E voltou a utilizar as redes sociais que tanto a ajudaram a conquistar 20 milhões de votos em 2010. No Facebook, no Twitter e no YouTube, convoca admiradores para o chamado Encontro Nacional da Rede Pró-Partido, que será realizado depois de amanhã no Centro de Eventos Unique Palace, em Brasília.
Na divulgação, a ex-senadora evitou usar o termo "partido", convocando os seguidores a participar da criação de uma "ferramenta nova para participação do processo político" e "ajudar o Brasil a criar novos caminhos para a crise civilizatória". No panelaço virtual - o tuitaço - de ontem, Marina e os poucos que entraram na mobilização repetiam a célebre frase do filósofo grego Platão - "quem não gosta de política é governado por quem gosta" -, seguida do termo "rede". As citações, no entanto, nem sequer alcançaram a lista de tópicos mais reproduzidos do Twitter no Brasil.
Assinaturas
Mas mobilizar adeptos pela internet não será o único desafio de Marina. Para poder candidatar-se à presidência em 2014 pelo novo partido, o grupo precisará coletar cerca de 500 mil assinaturas espalhadas por todo o país até outubro. "Nosso tempo é curto e o desafio é grande", admite Basileu Margarido, um dos fundadores da legenda. "Mas nossa força está na juventude, que se mobiliza para nos apoiar", garante. Segundo Basileu, que coordenou a campanha de Marina em 2010, a lista de fundadores da sigla que terá rede no nome já conta com três deputados federais - Domingos Dutra (PT-MA), Alfredo Sirkis (PV-RJ) e Walter Feldman (PSDB-SP) - e a ex-senadora Heloísa Helena, que sai do PSol. "Já dá para ter uma dimensão de que o partido não vai ter só a Marina e, cada uma a seu tempo, outras figuras nacionais devem aderir até o registro final", comenta.
Entre os nomes procurados por Marina para integrar o novo partido estão os senadores Randolfe Rodrigues (PSol-AP), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Eduardo Suplicy (PT-SP) e os deputados Reguffe (PDT-DF) e Alessandro Molon (PT-RJ), mas, apesar da expectativa de alguns deles comparecerem ao evento de sábado, nenhum confirmou a mudança de sigla. "É natural que quem tem mandato deixe essa decisão mais para a frente, ainda temos tempo", afirmou Basileu Margarido.
7 Comentários:
Que timing... numa Quarta de cinzas, ressaca de carnaval, com a conhecida disposição das pessoas, no pós-folia.
BEM SE ESSE PARTIDO QUE A MARINA SILVA VAI FUNDAR TEM UM NOME TUCANO JA COMFIRMADO DO WALTER FELDMAN AGORA DEVERIAM CONVIDAR O SERRA PARA INGRESSAR NESSE NOVO PARTIDO,BEM QUE O FELDEMAN DEVERIA CONVIDAR O SERRA.
DIANTE DE POLITICOS DO PT E DEMAIS SIGLAS PARTIDARIA QUE A MARINA ESPERA MAIS PARA FRENTE VIEREM A INTEGRAR O SEU PARTIDO,JA QUE TEM UM NOME TUCANO COMFIRMADO A INGRESSAR NO PARTIDO DA MARINA QUE E O DEPUTADO WALTER FELDMAN AGORA SO FALTA O SERRA QUE PARECE ESCANTEADO NO NINHO TUCANO SER CONVIDADO E INGRESSAR NO PARTIDO DA MARINA.
MESMO TENDO DIFICULDADES NAS REDES SOCIAS PARA CHAMAR A ATENÇAO DOS INTERNAUTAS NA CRIAÇAO DE SUA NOVA SIGLA PARTIDARIA A EX SENADORA MARINA SILVA QUE ESTA NA ESPERANÇA DE CAPTAR ALGUNS POLITICOS DE OUTROS PARTIDO PARA COMPOR SUA NOVA LEGENDA A MARINA DEVERIA MESMO ERA FAZER ESSE CONVITE AO SERRA QUE PARECE DISTANTE DO NINHO TUCANO.
COM A SIGLA PARTIDARIA A SER FUNDADA PELA MARINA SILVA O SERRA TERA UMA CHANCE DE ENTAO APARECER EM ALGUEM PARTIDO COMO CANDIDATO A ALGUM CARGO POLITICO,JA QUE O WALTER FELDMAN INGRESSARA O PARTIDO DA MARINA DEVERIA LEVAR JUNTO O SERRA.
xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, deu zebra ?
O PT e o PSDB não vão dormi com o barulho Marina Silva só nessa semana ela já esteve duas vezes do TT´S do Twitter! kkkkkkkkkkkkkkkkk
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração