Pages

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Estudante tenta ressuscitar o partido do regime militar


A publicação do estatuto da Aliança Renovadora Nacional (Arena) surpreendeu leitores do Diário Oficial da União de ontem e chamou a atenção para a iniciativa de um grupo de 144 pessoas, de 15 Estados diferentes, mobilizadas para criar um partido político que resgate nome, sigla e ideais do anti-go, que deu apoio político ao regime militar de 1966 a 1979.(sigla que deu sustentação à ditadura militar (1964-1985).

A divulgação do documento, assinado pela estudante de Direito da Universidade de Caxias do Sul (RS) Cibele Bumbel Baginski, de 23 anos, presidente provisória da nova Arena, é o primeiro movimento formal para a criação do novo partido. Nos próximos meses o grupo de fundadores espera obter as 491 mil assinaturas necessárias de eleitores de pelo menos nove Estados para receber o registro partidário no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pelo estatuto, a Arena "possui como ideologia o conservadorismo, nacionalismo e tecno-progressismo, tendo para todos os efeitos a posição de direita no espectro político".

A estudante assina o estatuto como presidente nacional do grupo. A etapa é necessária para que o partido comece a coletar as cerca de 500 mil assinaturas exigidas para o registro na Justiça Eleitoral. Com o registro, a legenda passa a poder disputar eleições e a ter direito a uma parcela do fundo partidário.

Para o cientista político e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fábio Wanderley Reis, a inspiração para o relançamento da Arena é fascista e tem o objetivo de recuperar o regime autoritário. "É lamentável. Vejo com maus olhos. Trata-se de reconstruir um partido retrógrado que foi instrumento do regime militar. Mas, provavelmente, no âmbito das Forças Armadas, que ainda concentra resquícios importantes do tempo da ditadura, há pessoas que verão essa iniciativa com bons olhos", afirma.

Entre as bandeiras defendidas pelo partido estão ações como "abolição de quaisquer sistemas de cotas raciais, de gênero ou condições "especiais"" e a maioridade penal aos 16 anos. O texto diz que o grupo possui como ideologia o "conservadorismo, nacionalismo e tecno-progressismo, tendo para todos os efeitos a posição de direita no espectro político".

O que eles querem?

- Privatizar o sistema penitenciário
- Retomar o controle de todas as empresas estatais "que são fundamentais à proteção da nação"
- Reaparelhar as Forças Armadas, "tirando-a de seu sucateamento e parco efetivo"
- Reformular o ensino da História do Brasil e História Geral "sem ênfases tendenciosas doutrinariamente"
- Abolir quaisquer sistemas de cotas raciais, de gênero ou condições "especiais"
- Aprovar a maioria penal para 16 anos
- Incluir no currículo escolar a disciplina de noções de direito e política e retornar as de educação moral e cívica e latim

27 Comentários:

brasilpensador.blogspot.com disse...

eSTUDANTE DE DIREITO 23 ANOS nao tem nada na cabeça, ela nem sabe mesmo a historia da arena, esse partido que atuou no regime militar é responsavel por muitas mazelas ao nosso país esteve do lado dos militares como faxada nao tinha vez nem voz, quem mandava era os militares, Criaram o AI5 PARA algemar a boca das pessoas e politicos de oposiçao. nada ofereceu de bom para o país.Essa dai com certeza acredita nas mentiras de veja globo e esquece que quem estar por traz disso tudo sao os mesmos organismo de espionagem para destruir a democracia do BRASIL SAO ELES CIA E FBI.

Jaque disse...

Deveriam estudar e pesquisar com os sobreviventes da ditadura, se arena foi benefício ou prejudicial ao País, ao povo e ao Progresso. Tanto estudo e tanta ignorância. Escolhem tanto o "moderno" e tentam resgatar um passado que só trouxe sofrimento e estagnação. Ou são muito ignorantes ou muito gananciosos, tentando voltar a outros tempos, em que o povo não tinha vontade própria...

ANTES TARDE DO QUE NUNCA disse...




É de se lamentar um retrocesso desses, ainda mais partindo de uma estudante de direito. Que bela profissional será!

Ainda que tenham direito a esse retrocesso, é preciso urgentemente uma reforma política e acabar de uma vez por todas com a farra das letrinhas, como não estão conseguindo outras combinações e principalmente bandeiras novas e plausíveis estão apelando pra qualquer aberração e o pior com direito a participação a fundo partidário, brincadeira!

Anônimo disse...

Queridos companheiros, a criação desse partido seria um retrocesso gigantesco para nosso país, mas como vivemos em uma democracia todos tem o direito de expor suas ideias e praticas políticas, devemos garanti que as minorias tenham seu espaço. O que o povo decida quais ideias e praticas políticas são melhores para nosso país, seria muito bom que os partidos já existentes tivessem a corangem de falar e defender suas verdadeiras ideias e praticas políticas, assim não enganaria o povo, como estamos vendo acontecer com vários partidos, que são de extrema direita e conservadores, mas nas campanhas eleitorais tentam se passar por liberais e progressistas. Tem um ponto nas propostas desse “novo” partido, que de novo não tem nada, interessante e poderia ser colocado em prática, a inclusão no currículo escolar a disciplina de noções de direito e política e retornar as de educação moral e cívica, principalmente a disciplina de noção de direito e política. Um povo só será desenvolvido quando tiver um pouco de noção de seus direito e de política.
Assinado: Saulo Correia do Nascimento

Djijo disse...

Parece estar ocorrendo o que ocorre em outros países, onde jovens são pagos por ongs internacionais para agirem contra determinados governos como se a iniciativa partissem deles.

Anônimo disse...

Pelo menos essa aí não é dissimulada - embora possa estar sendo uma inocente útil.
Pior são os falsos democratas e os traíras...

Anônimo disse...

A estudante tem 23 anos. É de estarrecer ver pessoas com "saudades" daquilo que nunca viveram.

Filipe disse...

- Retomar o controle de todas as empresas estatais "que são fundamentais à proteção da nação"
- Aprovar a maioria penal para 16 anos

Duas medidas que tem o meu apoio

Malú disse...

Cruz credo! A vanguarda do atraso.

Antonio Kleber Mathias Netto disse...

Sinto vergonha em saber que essa sujeita é brasileira. Certamente, sua imaginação fervilha, diante da possibilidade de reabrir os porões da tortura e desgraçar o País, mdergulhando-o em dívidas e ações criminosas.

Leilane disse...

Não é nenhuma inocente útil, é bucha de canhão de algum general de pijama, se não for o próprio ( ou os próprios) por trás de uma personagem, para sentir a reação, fomentar a discussão. nem meu filho com 35 e cinco anos conhece a fundo o que se passou nos anos 60, 70 e muito porcamente os anos 80, pois tinha 3 anos e as escolas não ensinaram nada dessa parte da nossa história, às crianças, nem que ela quisesse saber. Uma moça de 23 anos tem que ter lido pelo menos uns 30 livros para saber um pouquiho daquela epoca, as fontes não são muito vastas!!!! issso é trote!

Odete disse...

UUUUUiiiiiiiiii. Dá até arrepios. Deus nos livre de algo assim. Sugiro para presidir esta coisa de mil novecentos e antigamente, o vampiro José Serra. Não foi ele que ressuscitou estes vampiros e zumbis? Gente, espero que não haja respaldo para um treco destes, já temos o suficiente com DEMos e PSDBostas.

Anônimo disse...

Vade retro... Bota uma suastica no peito. Lembra do mussolini? Foi mal...

Anônimo disse...

E o mais inacreditável número de apoiadores que já estão se manifestando a favor desse novo "partido". Será que já descobriram o que a esquerda fez pelos países da América do Sul?

Wilsoleaks Alves disse...

- Retomar o controle de todas as empresas estatais "que são fundamentais à proteção da nação"
- Aprovar a maioria penal para 16 anos

Duas medidas que tem o meu apoio
(Por Felipe)

Estas duas medidas também têm meu apoio, Felipe.

vinícius disse...

Ótima a iniciativa do site de trazer essa informação. É saudável para a democracia que todos possam expressar suas posições abertamente.
Quanto mais partidos fortes, melhor para todos, inclusive para o Partido dos Trabalhadores.

Anônimo disse...


Infelismente é uma jovem de 23 anos, porém velha nos conceitos sobre política. Deve estar rodeada de assessores de pijama da caserna. Mas como democracia é democracia, que venha a "nova arena" porque nela teremos a oportunidade de conhecer a geriatrocacia política emergente das trevas travestido em jovens como a nobre advogada!...

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Vamos a uma análise das propostas desse novo-velho partido.
1- Privatizar o sistema penitenciário. Embora a ideia seja polêmica, é possível que muitos a apoiem, principalmente aqueles que entendem que a cadeia é um hotel cinco estrelas, como Maluf deixou a entender em 1989 na sua campanha presidencial.
2- Retomar o controle de todas as empresas estatais "que são fundamentais à proteção da nação". É uma boa ideia, ter a Vale do Rio Doce, as telefônicas, a embratel, tudo de volta, mas passa pelo problema da segurança jurídica.
3- Reaparelhar as Forças Armadas, "tirando-a de seu sucateamento e parco efetivo". É importante que as Forças Armadas voltem a ter condições de defender o Brasil condignamente no cenário externo. Ainda mais se lembrarmos que as guerras do futuro serão pela água.
4-Reformular o ensino da História do Brasil e História Geral "sem ênfases tendenciosas doutrinariamente". Nessa proposta há controvérsias, capazes de criar problemas para o Brasil, como a Guerra do Paraguai. Sou contra.
- Abolir quaisquer sistemas de cotas raciais, de gênero ou condições "especiais". Eles defendem cotas sociais, mas um branco paupérrimo tem mais chance do que um negro de classe média. Sou contra.
- Aprovar a maioria penal para 16 anos. Os ativistas dos direitos humanos condenam, mas se o cara pode votar aos 16, por que então continuar inimputável?
- Incluir no currículo escolar a disciplina de noções de direito e política e retornar as de educação moral e cívica e latim. É pela falta de Educação Moral e Cívica nos currículos, que a gente vê rapazinhos de 16 anos do sul do Brasil chamando nosso país por adjetivos insultuosos, e dizendo que BH, Rio, SP, Salvador, Recife, Brasília, Fortaleza e Belém tinham que ser varridas por bombas atômicas. O Latim, que foi retirado dos currículos pela ditadura, precisa voltar, até para ajudar os alunos de língua portuguesa. Sou a favor.

Leo disse...

Se o novo partido fechar o STF vai ter muitos seguidores.

Helder do Amaral disse...

De boas intenções o inferno está cheio. Apesar de não concordar com a proposta da moçoila em questão, devemos parar um pouco e refletir quais foram as causas ou interesses que fizeram-na agir dessa forma. Que há interesses nebulosos articulando a refundação da antiga ARENA, não resta dúvida. Mas quais os verdadeiros propósitos? Seria uma forma de promoção pessoal ou está incutido no teor coisa pior que isso? de qualquer forma, não cabe mais lembrar o que efetivamente representou a dita sigla no passado, que aliás, ainda oferece pesadelos a quem sofrera naquele período negro de nossa história. Chega de mais partidos políticos nesse Brasil. Acredito que todas as matizes e concepções ideológicas já encontram-se representadas nas atuais agremiações. Seria um desperdício do dinheiro público a autorização de mais um engodo partidário ao povo brasileiro.

Anônimo disse...

provavelmente quer ser convidada a pousar numa revista... Falando sério garota, informe-se sobre o que foi a ARENA para o Brasil,e se ainda assim continuar com essa linha de pensamento,tenha a dignidade de pagar seus estudos com o dinheiro do seu bolso.

bergbrand disse...

Grotesco.

ARJONA disse...

BOA NOITE, AMIGOS E AMIGAS.
EU ESTIVE EM CONTATO COM AS PESSOAS DP PARTIDO ARENA. POSSO DIZER ISSO PORQUE COM CERTEZA VAI SER UMA LEGENDA. E MAIS, SERÁ UM APERTO NO SAPATO DE MUITA GENTE.
VAMOS LÁ.NO MEU PONTO DE VISTA TEM MUITA COISA QUE NÃO SABEMOS A RESPEITO DE NOSSA PÁTRIA AMDA BRASIL, EO QUE SABEMOS COM CERTEZA É MUITO POUCO.SOU MILITAR EM SÃO APULO E POSSO AFIRMAR ,AS PALAVRAS AQUI DEIXADAS SÃO VAGAS SOBRE O ASSUNTO. TENHO TDO INCONTÁVEIS DEBATES TANTO NO TRABALHO QUANTO NA SALA DE AULA ,POIS SOU TAMBEM 3ºANISTA DE DIREITO ALEM DE SUPERIOR EM SEGURANÇA PÚBLICA. TENHO SIM MINHAS IDÉIAS EM PURA SINTONIA E PELO QUE VÍ E OUVI ELES NÃO ESTÃO DE BRINCADEIRA NÃO.

ARJONA disse...

ALEM DO MAIS SENHORES ,QUERO CORTAR AFETOS COM ESSA CAMBADA DE GENTE QUE SÓ SABE FALAR E NÃO SABE FAZER. QUERO FICAR BEM LONGE DE GENTE NEOPOSITIVISTA E FICAR AO LADO DE GENTE QUE QUER DE VOLTA CRIANÇA BRINCANDO NAS RUAS ,POLICIA QUE PROTEGE ,VIZINHO QUE REPEITA O SONO DOS DEMAIS,E QUERO NOVAMENTE A FAIXA ETARIS NA TELEVISÃO. O QUE ADIANTA TANTA LIBERDADE E NÃ SABEREM USAR.QUEM USA A LEI DE IMPRENSA SÃO OS MARGINAIS, PORQUE OS JORNALISTAS NEM SABEM O QUE POSTAREM EM SUAS MATÉRIAS.

ARJONA disse...

QUERO UM PAÍS DIFERENTE DESTE QUE TEMOS AGORA. EU ERA CRIANÇA QUANDO MEU PAI ME FALAVA EM RESPEITAR A PÁTRIA EOS SEUS SIMBOLOS.NOSSOS FILHOS VÃO E ESTÃO SOFRENDO DEVIDO A ESSA LIBERDADE(UTOPIA), QUE FOI CRIADA PELA BANDA PODRE DESTE PAÍS. OS PROFESSORES TINHAM DÓ DE MENOS NA FEBEM, O QUE ACONTECE HOJE É OS MARMANJOS BATENDO E MATENDO OS NOSSOS PROFESSORES. MEU NOME É MARCIO CANDIL ARJONA, EMAIL mcandil@bol.com.br.O QUE EU QUERO É MUDANÇA.NÃO DÁ MAIS PARA SUPORTAR OS INTELECTUALOÍDES DETA PÁTRIA AMADA BRASIL.PODEM RESPONDER.SEI REPEITAR DIFERENÇAS.QUEM SABE POSSA APRENDER, MAS ATÉ AGORA NINGUEM ME CONVENCEU DE QUE TEMOS QUE MUDAR RADICALMENTE.

Anônimo disse...

Ninguém pode achar graça nisso. A Tortura só se iguala ao tronco da escravidão com espancamentos até a morte.
Já tem 3, 4, 5 ou muito mais do tipo deste Partido funcionando no Brasil.

Temos é de depurar o Judiciário que o tempo todo esta tentando Libertar o Cachoeira, e invalidar as Provas de muitos Processos contra os Bandidos que atuam no Brasil.

Temos é de regular a Mídia que envolveu o Judiciário e fez esse Julgamento Big Broder no Periodo das Eleições. Temos de ter controle Externo no Judiciário para que nunca mais isto se repita. A História do Nosso Judiciário é indigna e não tomam jeito. A Parte vendida supera a parte Patriota.

Temos é de recuperar as empresas Privatizadas como a Vale do Rio Doce, As Telefônicas, a Embratel e os Bancos Estaduais. Não tem no porque não fazer isso.


Temos de especializar Nossas Forças Armadas na Projeção, desenvolvimento, Construção, Operação e defesa de grandes Obras como: Hidroelétricas, Metrôs, Estradas, Transposição de Rios e outras alternativas de geração de energia, prospecção de Petróleo e Mineralogia. Isso as tornariam Poderosas, vitais,decisivas e AMADAS por garantirem verdadeiramente a nossa defesa.
As Forças Armadas assim representariam o Patriotismo e estariam em suas mãos Serviços vitáis da Nação.
Seriam de uma Moral Elevadíssima, verdadeiramente dignos dos Defensores do Brasil.

Queremos é mais Partilha e Distribuição de Renda, queremos que todos os Brasileiros sejam da PAZ e da Democracia, que tenham muito amor e respeito por todos seus irmãos Brasileiros e também pelos irmãos de todo o Mundo.
Forças Armadas Garantindo a PAZ.

O Brasil tem de ser das maiores Potências em HUMANIDADE.

Unknown disse...

A grande maioria que aqui fala "ela sente saudades do nunca viveu" também não viveu naquela época e engoliu um pensamento falacioso proclamado pelos "vencedores", corruptos, bandidos e ladrões.
Vamos abrir nossos olhos, antes de julgar os outros, julguem seu próprio conhecimento, pois os sábios nunca tem certeza de nada.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração