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sábado, 6 de outubro de 2012

Russomanno ainda não entendeu que transporte público não é banana a Kilo

Olha o tanto que a proposta do Russomano é sem noção.

Ele quer tratar sistema de transporte de ônibus numa metrópole do tamanho de São Paulo como se fosse vender banana a Kilo.

Imagina um trabalhador que mora em Itaim Paulista, na Zona Leste e trabalha na Av. Paulista. Pega um ônibus, e gasta R$ 3,00 numa viagem de cerca de 30 Km.

Aí o Russomanno quer cobrar de um morador dos Jardins que pega um ônibus na esquina da Rua Oscar Freire e vai até um ponto da Av. Paulista, o valor proporcional à distância. Vamos dizer que andou 3 km. Logo pagaria só R$ 0,30.

Só que a tarifa única hoje de R$ 3,00 é calculada com base no custo médio de todas as viagens na cidade, curtas e longas.

Então, para o cidadão que mora na Oscar Freire, uma rua nobre, pagar R$ 0,30, a prefeitura vai ter que bancar os outros R$ 2,70 para continuar cobrindo os custos de todo o sistema, sem subir o preço máximo de R$ 3,00.

Ora, esse subsídio de R$ 2,70 em cada viagem de cada morador dos bairros mais ricos é dinheiro do orçamento da prefeitura que deixará de ser gasto em educação, saúde, moradia, segurança, combate a enchentes, e na própria melhoria do transporte público, através de investimentos. São corredores de ônibus a menos que deixarão de ser construídos com esta verba.

Essa ideia é tão ruim, que é um retrocesso ao passado. A tarifa proporcional do Russomanno era usada até a década de 70. As linhas de ônibus com maior trajeto tinham a tarifa mais cara. Da década de 80 para cá, todas as cidades grandes foram adotando a tarifa única média, de forma a baratear a passagem para quem mora longe, tratando com igualdade todos os cidadãos da cidade no direito de ir e vir.

Além disso, a tarifa igual para todos desestimula a favelização nas áreas centrais, e incentiva o desenvolvimento urbano e qualidade de vida nos bairros mais longes. É uma política de transporte e também de planejamento urbano.

Hoje, a grande maioria das cidades brasileiras com mais 100 mil habitantes adotam a tarifa única, ao contrário do que Russomanno imagina.

Essa proposta do Russomanno é irresponsável e mostra que ele não tem bom preparo para ser prefeito, pois era só consultar qualquer um especialista em transporte urbano que explicaria isso para ele.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Comprova-se assim, o monte de m* que é este tal de Russomano. Tentou como deputado e, também neste caso, pudemos ver o teor de suas "obras"!

Anônimo disse...

Fiscalização do governo? Tem uma tal de Agetransp, a quem caberia apurar e punir as concessionárias, mas ela só abre os procedimentos, nunca fecha...

Tudo isso se repete quase mensalmente.

Até o prosaico bondinho de Santa Teresa sucumbiu. Depois de anos de abandono e falta de fiscalização, um acidente horrível deixou vários mortos. Saiu de circulação depois disso. Apontado como responsável, o secretário de Transportes continua no cargo.

E o carioca aceita tudo.

Eduardo Albuquerque disse...

Prezados Amigos,

Creio que chegou a hora de mobilizarmos as pessoas para que a CPMI do Cachoeira convoque o Gurgel e o Civita para deporem,mesmo que ele fiquem calados durante a sessão.
O que importa é a luta politica. Mobilização que decorra em outros atos.
Poderemos utilizar o avaaz ou petição on line para coletar assinatura. Ou de forma mais direta enviar emails para os membros da CPI numa determinada data. Creio o abaixo assinado teria mais peso. Nos daria noção de números mais exata.
Temos, ao meu ver, que empurrar os conservadores para as cordas. Partir para um outro patamar de luta
além das denúncias na blogesfera.

Eduardo Albuquerque
Recife-PE

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