Pages

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Debate SBT/Uol: Haddad venceu, Serra jogou a toalha e abriu sua campanha 2014




No debate Haddad x José Serra no SBT/Uol, ficou claro pelas perguntas que José Serra escolheu fazer, que ele jogou a toalha e desistiu de vencer estas eleições. Perguntou e respondeu procurando apenas melhorar sua imagem, já com vistas em 2014.

Antes de mais nada, Haddad venceu o debate por ser mais consistente e assertivo. Serra perdeu porque fugiu das perguntas várias vezes. Porém, ninguém chegou a cometer algum erro fatal capaz de mudar intenções de votos, e é improvável que o debate mude o quadro das pesquisas que dão vitória para Haddad com uma diferença de 13 a 15 pontos, dependendo do instituto.

Nas vezes em que Haddad teve oportunidade de escolher a pergunta, os temas foram de peso, ora sintonizados com as maiores preocupações dos paulistanos, ora pegando os pontos fracos que Serra procura fugir:

- Responsabilidade de Serra como ex-governador na escalada da violência;
- Taxa de inspeção veicular e pedágios nas rodovias dentro da área urbana;
- Enchentes
- Moradia

Quando José Serra pode escolher a pergunta, ele procurou temas mais amenos, que, embora importantes, estão abaixo na lista de preocupações que os paulistanos consideram serem as mais urgentes entre todas. Serra perguntou sobre:

- parques da cidade (relacionados ao meio-ambiente);
- políticas culturais (Serra escorregou ao pedir para Haddad não citar a "questão social" na resposta, pois apenas reafirmou a imagem tucana de não ter sensibilidade social);
- perguntou sobre políticas para pessoas com necessidades especiais (portadores de deficiência);
- ciclovias;

Como se vê, José Serra fugiu de um debate mais duro, que seria uma tentativa final de ir para o tudo ou nada. O tudo seria uma improvável virada, e o nada seria o risco de ter menos votos do que no primeiro turno, por exemplo.

Ao escolher temas amenos, Serra jogou a toalha nestas eleições, e desistiu de tentar vencer. Quer apenas sair com a imagem um pouco mais positiva do que tem agora, procurando temas mais simpáticos e menos pesados.

Serra aposta que terá um recall alto nas pesquisas presidenciais durante o ano de 2013 e início de 2014, mantendo-se na frente de Aécio como o principal nome da oposição, o nome mais lembrado pelo eleitor nas pesquisas.

Aécio pode desistir de concorrer à presidência em 2014 se achar que não tem chances de vencer Dilma e, ao mesmo tempo, sentir um risco alto de perder o governo de Minas para o PT ou PMDB. Ou pode desistir se for abatido por fatos novos do "mensalão" tucano, da lista de furnas, da rádio Arco-Iris, ou de algum outro escândalo entre as dezenas que os tucanos mineiros varrem para debaixo do tapete. Pode até ser abatido por um simples bafômetro, dado seus hábitos. Neste caso, se a oposição não tiver candidato nenhum, pode aceitar Serra como uma espécie de anti-candidato (para alegria geral da blogosfera em 2014). Provavelmente, pelo comportamento de Serra no debate, ele já está se preparando para esse cenário.

Voltando ao debate SBT/Uol, quando os temas foram determinados pelos internautas, por sorteio, e os candidatos não puderam escolher o assunto, coube a Haddad perguntar sobre:

- combate a corrupção;
- trânsito (engarrafamentos e transporte público lotado);

Coube a Serra perguntar sobre:

- saúde (os internautas reclamam da demora nos exames e consultas);
- Crack e cracolândia;

Nas respostas, houve troca de farpas de todos os lados. Haddad encaixou bons argumentos, cobrando falhas da gestão Kassab e do próprio Serra, falta de comprometimento de Serra com novas propostas, a intervenção desastrada na cracolândia, a proposta de vender 25% dos leitos dos hospitais públicos para a iniciativa privada.

Serra também distribuiu farpas, mas à medida em que o debate se encaminhava para o fim, procurou atacar menos, e tentar ser mais propositivo, fugindo das perguntas, para falar do que queria, como promessas de bolsa no ensino técnico, e de um factóide lançado de última hora: um "upgrade" no bilhete único. Certamente porque perdeu o debate do bilhete único mensal, ao qual parou de fazer críticas.

2 Comentários:

Leo disse...

Serra se diz ficha limpa porque tem a mídia PIG para abafar suas sujeiras.

Sandro Stahl disse...

O Serra disse que não existe o projeto de estradas pedagiadas por quilometro rodado, mentira, existe sim e já está em fase de testes na SP 75 que liga Sorocaba à Campinas, e até o ano que vem, segundo informações, todos os carros de minha cidade (Indaiatuba) terão que aderir ao sistema, e pagará pedágio quem mora em bairros distantes e usam a rodovia para acessar o distrito industrial, por exemplo, ou terá que passar pelo trânsito pesado e caótico do centro.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração