Pages

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Haddad sobe, Serra e Russomanno caem, mas Datafolha vem suspeito


A pesquisa Datafolha de intenção de voto para prefeitura de São Paulo, mostrou apenas oscilações, com Haddad (PT) subindo 1 ponto, Russomanno (PRB) caindo 3 pontos e Serra (PSDB) caindo 1 ponto.

Com isso os resultados da pesquisa estimulada ficaram:

Russomanno (PRB): 32% (tinha 35% no Datafolha anterior)
José Serra (PSDB): 20% (tinha 21%)
Haddad (PT): 17% (tinha 16%)
Chalita (PMDB): 8% (tinha 7%)
Soninha (PPS): 5% (manteve o mesmo percentual)
Paulinho (PDT): 1% (manteve)
Giannazi (PSOL): 1% (manteve)

Como a margem de erro é de 3% Serra e Haddad estão em empate técnico, se a pesquisa estiver certa.
Mas, estranhamente, a rejeição variou bem mais do que a intenção de votos. A rejeição de Serra subiu 4 pontos (atingindo incríveis 46%). Seria a entrada de FHC na campanha? Seria a má idéia de trazer o mensalão tucano para o centro da propaganda eleitoral na TV?

Russomanno ficou 4 pontos mais rejeitado, subindo de 12% para 16%. Haddad oscilou um ponto para cima, de 18% para 19%.

Se a a Rejeição de Serra e Russomanno somadas subiu 8%, causa estranheza Serra só ter caído um ponto nas intenções de voto, e Haddad só ter subido 1 ponto, o que levanta suspeitas sobre a qualidade da pesquisa. Segundo o diretor do Datafolha, os votos foram para os indecisos, em branco e nulo, que passou de 12% para 16%.

Simulação de segundo turno:

Haddad 46% x 39% Serra
Russomanno 54% x 31% Haddad
Russomanno 57% x 30% Serra

Em relação ao último Datafolha, Haddad tirou 3 pontos de diferença em relação a Russomanno, na simulação de segundo turno.

A pesquisa foi feita nos dias 10 e 11, portanto ainda não captou plenamente o efeito das inserções na TV com Dilma e Lula (vídeo abaixo).

4 Comentários:

Ana Cruzzeli disse...

Concordo com sua avaliação Zé.
O X já aconteceu entre Serra e Haddad faz tempo e por que o Otavinho insiste em não colocar na pesquisa é algo inacreditável.

Outro dado interessante, a rejeição ao Russomanno sempre foi maior que do Haddad, mas de uns tempos para cá misteriosamente caiu.

O desespero tomou de conta da paulicéia desvairava e o Otávio mostra claramente isso. Se ele aceitasse a realidade talvez perdesse menos vendagem de jornais, mas assim ele não seria filho de quem foi.

Unknown disse...

Suspeito também as cidades escolhidas para se divulgar pesquisas. Porque não tem pesquisa sobre Salvador, Fortaleza, Manaus?
Podemos concluir que PT e PCdoB estão crescendo lá?

Malú disse...

Ontem, li essa notícia na Folha e dizia que os dados da pesquisa foram recolhidos há 3 semanas. Mesmo que ela tenha sido finalizada ontem, os dados continuam sendo antigos. A realidade, certamente, é outra. Quanto a diferença entre a rejeição e a queda do Serra é realmente estranha, porém, o que não é estranho na Folha?

Alberto Nasiasene disse...

É bom lembrar que a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. isto é, a margem de manipulação, dentro da margem de erro, cinicamente, pode colocar Haddad seis pontos abaixo e Serra seis pontos acima. Pode também manter o Russomano acima do que realmente tem, "dento da margem de erro", só para induzir o eleitorado suscetível de ser influenciado por pesquisas (porque muitos são volúveis e votam de acordo com as pesquisas, para não se sentirem envergonhados de que "erraram seu voto"). O DataFolha não tem isenção suficiente diante dos interesses poderosos em questão e seria ingênuo acreditar demais em sua objetividade (o cinismo deles é tão grande que podem muito bem manipular a interpretação estatística dos formulários e das respostas da amostra na direção que mais lhes convier, "dentro da margem de erro divulgada e, com isto, não ferir a lei).

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração