Pages

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Programa Brasil sem Miséria bate meta para 2012

Mais de 687 mil famílias entraram em programa


Balanço do Ministério do Desenvolvimento Social divulgado ontem mostra que o programa Brasil Sem Miséria, lançado em junho do ano passado, incluiu 687 mil novas famílias no Bolsa Família. Assim, o ministério conseguiu superar a meta de 640 mil beneficiadas, marca que esperava alcançar apenas em dezembro deste ano.

A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, destacou que o programa inclui outras ações, uma vez que fazer parte do Bolsa Família não significa necessariamente a superação da miséria. Segundo ela, 2 milhões de famílias beneficiárias do Bolsa Família ainda estão em situação de extrema pobreza, ou seja, com uma renda mensal inferior a R$ 70 por pessoa.

A ministra afirmou que, dependendo do perfil da família, o valor do benefício não é suficiente para ultrapassar a linha da miséria. O valor médio é de R$ 134. Tereza disse que não é possível afirmar exatamente quantos deixarão de ser miseráveis.

O número de quantas famílias nós tiramos da extrema pobreza, fora as ações de renda que nós estamos realizando, somente com dados do IBGE - disse ela, acrescentando que o IBGE aponta 16 milhões de miseráveis.

A maior parte dos beneficiados pelo Brasil Sem Miséria (61%) está em municípios de até 100 mil habitantes. Do total, 14% pertencem a públicos específicos, como indígenas, quilombolas, agricultores familiares, assentados, acampados, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, catadores de lixo reciclável, e população de rua.

- Qual a dificuldade de identificar essas famílias? Ao contrário do que se imagina, não são famílias em situação de rua. A dificuldade é elas não terem acesso à informação, portanto não irem atrás do Estado. E muitos municípios, por um conjunto de fatores, não terem se mobilizado para ir atrás dessas famílias.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração