Pages

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Batinas fora da campanha eleitoral

Batinas vão ficar de fora da campanha eleitoral na diocese de Natal. A decisão é do arcebispo da cidade, dom Jaime Vieira Rocha, que acaba de proibir, em sua área, que padres sejam candidatos nas eleições de outubro.Em comunicado da diocese, ele determinou que sacerdotes filiados a partidos políticos devem abandoná-los. O documento ratifica sua posição anterior-ele jáhavia avisado que os padres interessados em disputar o pleito de 2012 teriam de pedir licença da Igreja.

"Em nome da solicitude e do caridade pastoral que devotamos ao Povo de Deus, realizem a desfiliação, como sinal e testemunho pessoal de fé e de caridade, de profunda adesão ao dever que temos de promover a unidade (...)", pede ele.

Dom Jaime lembra que os padres já conhecia mas regras quando se ordenaram: a aplicação das normas da Igreja,escreveu,"funda- se nos preceitos canônicos a que todos já conheceram, antes da ordenação", aos quais "de espontânea vontade aderiram".

O bispo de Caicó,dom Delson Pedreira, apoia dom Jaime. Sacerdote, diz ele,não pode acumular as funções de padre e político. Mas houve gente que não se intimidou. Padre Edilson Nascimento, que atua em Parnamirim, já anunciou que será candidato a vice-prefeito de Extremoz (região da Grande Natal). "Vou pedir afastamento da Igreja, quero viver essa experiência na política", avisou. "A Igreja é severa", ponderou, mas observa que pretende voltar a exercer o ministério.

Posição diferente teve o padre Antonio Nunes, filiado ao PR. Convidado para ser vice de Hermano Morais (PMDB), em Natal, ele preferiu continuar como padre. Em Jardim do Seridó (a 220 quilômetros de Natal), o padre Jocimar Dantas é prefeito, pelo PMDB, e será candidato à reeleição.Mas o assunto está longe de se resolver. Só em Minas Gerais há cerca de cem padres em cargos políticos. Informações do Estado

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração