Pages

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Lula parabeniza presidente eleito da França

Na segunda-feira (7), o presidente Lula enviou uma mensagem de felicitações a François Hollande, vencedor das eleições para a presidência, na França.

Durante a campanha, Hollande, candidato do Partido Socialista, citou Lula como uma de suas inspirações na política, “por ter conseguido ser ele mesmo, fiel aos seus valores, a sua luta sindical e, ao mesmo tempo, ter feito do Brasil um dos países mais dinâmicos do mundo”.

Princesa

Na quinta-feira, foi a vez da princesa Máxima, da Holanda, visitar o presidente Lula em São Paulo (foto no alto). A princesa é assessora especial do secretário-geral da ONU para o Desenvolvimento Financeiro Inclusivo (UNSGSA) e presidente honorária da Aliança Mundial do G20 para Inclusão Financeira.

No Brasil, ela cumpriu uma agenda que incluiu eventos de promoção ao microcrédito e produtos financeiros como seguros adaptados para a população de baixa renda e pequenos negócios.

A princesa comentou que o Brasil mudou muito desde sua última visita, em 2003. O ex-presidente falou sobre a ampliação de crédito no Brasil para 50% do PIB e comentou que “o milagre do crescimento está em fazer o dinheiro chegar na mão dos mais pobres”, com programas como o Bolsa Família, que melhora as condições de vida dos mais pobres e amplia o mercado consumidor. Lula também comentou que pretende trabalhar para que outros governantes do mundo adotem experiências bem sucedidas no Brasil para promoverem maior distribuição de renda em seus países.

Leia abaixo a carta enviada por Lula ao Presidente eleito da França:

Meu querido companheiro François Hollande,

Parabéns pela sua vitória. A sua chegada a presidência foi uma vitória da tradição francesa de defesa da igualdade, uma fonte de inspiração e força para todos nós que lutamos por um mundo mais justo e solidário.

Após tanto tempo, valeu a espera pela volta ao poder na França do Partido Socialista, do grande François Mitterrand.

Eu tenho certeza que sua liderança terá um importante impacto em toda a Europa, em um momento onde são fundamentais a coragem e a ousadia para a população do continente retomar a esperança e a economia voltar a gerar empregos.

A juventude europeia olha com entusiasmo para Paris, em busca de novos caminhos para voltar a ter confiança no futuro. Não podemos nos contentar com planos de austeridade que propõem recessão, perda de direitos, corte de salários e desemprego.

A sua vitória significa a possibilidade da volta de um projeto europeu generoso, com crescimento e sem qualquer tipo de intolerância ou xenofobia. Porque a União Europeia, mais do que pertencer aos europeus, é um patrimônio de toda a humanidade, como um símbolo da paz e exemplo de cooperação para outras regiões do mundo.

Eu também tenho a mais plena confiança de que encontrará na presidenta Dilma Rousseff uma excepcional parceira da França, e que serão reforçados os projetos e os laços de amizade que unem nossos países.

Espero podermos nos encontrar em breve no Brasil.
Um forte abraço,
Luiz Inácio Lula da Silva

6 Comentários:

José Carlos de Oliveira disse...

A sabedoria popular que diz " não há mal que tanto dure..." serve para mostrar que nações diante de situações difíceis, à partir de um certo estágio de organização social, engendram processos de correção de rumo, até com um certo sacrifício.
A França, e a Europa na sua maioria, embarcaram, em meio ao estado de bem estar social, na canoa furada da desregulamentação, do neo-liberalismo. Acabaram colocando Sarkozy no poder. Nem precisa dizer no que deu.
Ter conseguido esta mudança de rumo, não foi fácil, basta ver a fração de franceses que ainda acreditou nas vãs promessas do candidato sem lado, do candidato dele mesmo pode-se dizer, pois ninguém consegue dizer o que Sarkozy realmente representa, por não ter firmeza, nem percepção dos interesses nacionais. Daí ter sido presa fácil para o canto da sereia merkeliana.
Holland tem a tarefa agora de disciplinar o pensamento das esquerdas (coloco no plural mesmo) na direção do desenvolvimento, que é bandeira que nunca deveria ter saído das mãos das esquerdas... no mundo tudo ( aí nos incluímos também). Só que aquí tivemos o Lula para salvar a pátria; diga-se de passagem "salvar a pátria" está no sentido literal mesmo, pois lembremo-nos que fomos levados pelos doutos ao FMI por três vezes, com saco de maldades na mão e tudo).
Mas lá, como cá, estará se reconstruindo e resgatando o que foi tentado e conseguido nos anos finais do século XX. Lá, mais do que aquí, terão de ver que não serve mais ao mundo a visão colonial de usurpação, que ainda habita certos corações e mentes.
Aquí, mais do que lá, teremos de vencer o atraso educacional e cultural, mas podemos acelerar esta tarefa à partir da utilização de enormes estoques de energia, seja a do Sol, transformada pelas folhas, seja a do subsolo, seja a psicológica, derivada da extensa miscigenação, que multiplica aptidões e atenua defeitos.
Que esta réstea de luz que se acende no horizonte, venha iluminar todas as terras, que ainda sofrem a escuridão gélida e estéril da noite neo-liberal.
Damos boas vindas a Hollande e que ele venha ajudar Dilma a iluminar em raios fúlgidos este novo sol da liberdade.
Vive la France
Via o Brasil

Anônimo disse...

Eu ouvi o presidente hollande....falar em frances=
Lulá.....foi muito gratificante!

Anônimo disse...

Aquele senhor ao lado dela não é o máximo?
Ary

Dom Orvandil disse...

Lula nos ajuda a ter ainda mais orgulho do Brasil. Sem dúvidas, esse patriota brasileiro é o cidadão que mais fivulga o Brasil e a sede de justiça e de igualdade que nosso pobo tem. Obrigado Lula por seres o melhor de nós. Abraços, Dom Orvandil www.domomb.blogspot.com

Silvio - Sampa disse...

Quando Hollande diz que se inspirou no nosso GRANDE ESTADISTA fico tentado a parafrasear aquela pseudojornalista: "Por que não em FHC"?

Geysa Guimarães disse...

Resposta à pergunta do "Anônimo" Ary:

É.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração