Pages

sábado, 5 de maio de 2012

Globo 'comemora' 30 anos de Proconsult cortando a posse de Brizola Neto




Obviamente o título acima é ironia, mas os fatos são 100% reais.

30 anos depois do escândalo Proconsult, cuja TV Globo esteve no epicentro da fraude contra o avô do ministro Brizola Neto, a Globonews estava cobrindo a posse no ministério do Trabalho, quando cortou abruptamente, para colocar no ar uma repórter que ainda nem sabia que estava ao vivo, e ficou se arrumando e conversando com a equipe de produção diante das câmaras.

O escândalo Proconsult

Há 30 anos, nas eleições de 1982, um grupo de arapongas do SNI montaram a empresa de informática (Proconsult) para apurar, ou melhor, fraudar as eleições do Rio de Janeiro, impedindo Leonel Brizola de virar governador.

A TV Globo cabia o papel de divulgar o resultado fraudado com a pompa de sempre, e vinha cumprindo o papel delegado pelo SNI com louvor, divulgando os números fraudados da Proconsult.

Fazendo uma analogia seria como se a Proconsult fosse uma empresa do Carlinhos Cachoeira e a Globo fosse a revista Veja de hoje, ou melhor, e a Globo fosse a Globo mesmo.

Leonel Brizola e a Rádio Jornal do Brasil montaram um sistema de apuração paralelo, e o líder pedetista convocou a imprensa internacional para acompanhar a apuração. Aí danou-se tudo. A Proconsult virou caso de polícia, o TRE-RJ teve que totalizar os boletins de urna à parte da empresa fraudadora, o que deu a vitória a Brizola, e deixou a Globo com um dos maiores vexames da história.

1 Comentários:

Herminio disse...

Até onde chegou essa desgraça de um pais chamada organizações globo, que horror! que faltade respeito, está aí meus amigos, isso é a globo!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração