Pages

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Balanço do TSE mostra que PSDB e PMDB perdem filiados.


Dois  partidos do país, PSDB e PMDB foram, ao lado do minúsculo PCO, as únicas legendas a reduzir o número de filiados entre outubro de 2011 a abril deste ano, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Houve 239 mil novas filiações em relação a outubro do ano passado, mas apenas uma ascensão no ranking dos partidos: o PSD, que passou do 21º lugar para o 17º - ainda pouco para a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados.

Recém-criado por dissidentes do DEM e por políticos insatisfeitos em suas legendas, o PSD foi o que mais recebeu novas adesões. O partido atingiu 173,8 mil filiados, crescimento de 39% na comparação entre abril deste ano com outubro de 2011 - meses em que o TSE permite atualização no cadastro de filiados. Em segundo lugar no ranking de novas filiações ficou o PT, que recebeu 30 mil adeptos, seguido pelo PDT, com 26 mil, e o PSB, com 17 mil. Todas as outras legendas tiveram aumento abaixo de 10 mil novos integrantes.

Já o PSDB foi o que mais perdeu, com 12 mil desfiliações. A queda foi influenciada pelo recadastramento que o diretório municipal de São Paulo fez nos filiados da capital paulista, onde realizou prévias com o objetivo de escolher o candidato a prefeito.

Os nomes na lista de tucanos do município caíram pela metade. Foram de 47,5 mil filiados em outubro para 22,6 mil agora. Porém, o número final, que não consta do banco de dados do TSE, é ainda menor: os pré-candidatos fizeram campanha com uma lista de cerca de oito mil nomes e o partido permitiu que 20,8 mil votassem nas prévias.

Segundo a Justiça Eleitoral, o PSDB tem atualmente 1,3 milhão de filiados em todo país. Por este critério, é o quarto maior partido, posto que ocupa desde abril de 2009, quando foi desbancado do terceiro lugar pelo PT, que estava na época no sexto ano à frente do governo federal com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Um ano depois, os petistas desbancaram também o PP e chegaram ao segundo lugar. Hoje, o PT tem 1,5 milhão de filiados e o PP, que é da base de apoio da presidente Dilma Rousseff, conta com 1,4 milhão de integrantes.

Além do PSDB, apenas outros dois partidos tiveram saldo negativo no número de filiações desde outubro de 2011. Legenda com menor número de filiados, o Partido da Causa Operária (PCO) registrou baixa de 11 de seus 2,7 mil militantes. Já o PMDB perdeu 1,6 mil de seus 2,3 milhões de integrantes e continua o maior partido do país em número de filiados.

O TSE não divulgou o número de novos filiados e desfiliações no período, apenas o saldo do período de seis meses. A assessoria do Tribunal informou que não tem prazo para divulgar os números.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração