A presidenta Dilma esteve em Sergipe, na cidade de Rosário do Catete, para assinatura do contrato que permitirá a Vale triplicar sua produção de potássio, usado para fabricar fertilizantes.
A empresa já possui uma mina em operação por meio de contrato de arrendamento que foi renovado nesta segunda-feira com a Petrobras, em uma parceria considerada estratégica pelo governo brasileiro.
O empreendimento vai gerar 5,7 mil empregos em Sergipe.
Hoje, o Brasil importa 90% do potássio e 70% dos fertilizantes que consome.
A produção de fertilizantes foi privatizada no início dos anos 90 e ficou concentrada na mão de oligopólios, inclusive internacionais, e a "mão invisível do mercado" não acompanhou as necessidade de crescimento da produção agrícola brasileira.
Em 2008, antes de agravar a crise do subprime no EUA, o mundo foi sacudido por um aumento internacional de preços nos alimentos e nos fertilizantes, que colocou em risco a segurança alimentar em outros países, e impactou os preços dos produtores nacionais e a inflação.
No governo Lula houve mudança de orientação para desenvolver a produção nacional de fertilizantes. Esse é mais um passo dado nesta direção.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração