Pages

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A Telefonica e o Santander vão boicotar a Argentina? Hein, Miriam Leitão?

Imprensa demotucana colonizada toma as dores do imperialismo decadente
A estatização (e nacionalização) da petrolífera YPF na Argentina é praticamente unanimidade nacional lá. Até a oposição apoia. Nem o PIG (partido da imprensa golpista) de lá tem como ir contra seus leitores e, se evitam elogios à presidenta Cristina Kirchner, enchem seus espaços com declarações de oposicionistas que apoiam a medida.

O pancadaria contra Cristina Kirchner foi terceirizada para o PIG de um país vizinho... aquele da Miriam Leitão, Carlos Alberto Sardenberg, que falam em "custar caro para Argentina, essa atitude", como se a privataria de lá não tivesse um custo muito mais alto.

A empresa privatizada conseguiu a "façanha" de diminuir a produção de petróleo em 12% entre 2003 e 2010. Isso, mesmo tendo o mercado de consumo aquecido, subindo 38% no período.

A gota d'água foi transformar a balança comercial do setor petrolífero de um superávit próximo de US$ 2 bilhões em 2010, para um déficit próximo de US$ 3 bilhões em 2011.

A Espanha fala em disputa judicial internacional (o que deve acontecer, até para forçar acordo em melhores condições) e retaliação contra alguns dos principais produtos de exportação argentinos: biodiesel, óleo de soja e carne.

O Parlamento Europeu vai votar uma resolução contra a nacionalização da petrolífera. É do jogo demarcar posições.

Mas de concreto mesmo, os técnicos europeus afastam "uma guerra comercial". Descartam uma decisão consensual dos 27 países da União Européia e acreditam que, mesmo para os espanhóis, será complicado medidas mais enérgicas, levando em conta os interesses de outras empresas espanholas no país, como Telefónica, Santander e BBVA, que têm optado pelo silêncio.

Viu Leitão e Sardenberg? 

"Império espanhol" na Argentina:

- Telefónica: a operadora tem 21,9 milhões de clientes no mercado argentino e uma quota de 29,8%. No último dia 2, a Telefónica foi responsável por um ‘apagão' da rede fixa e móvel que atingiu 16 milhões de pessoas. O episódio foi recordado pela presidente Kirchner durante o anúncio da nacionalização para estender o aviso às empresas estrangeiras, sobretudo "telefónicas ou bancos".

- Santander: O banco Santander Rio é o maior privado do país com 385 balcões, mais de 6.700 funcionários e 2,5 milhões de clientes. O mercado representa 3% dos lucros do Santander.

- BBVA: o banco espanhol, com 4.844 funcionários, controla 76% do BBVA Banco Francés. Em 2011 teve resultados de 315 milhões (de Euros).

- Endesa: desde Abril de 2011 que a interconexão entre Brasil e Argentina está a receber uma remuneração regulada. O resultado operacional da filial atingiu 118 milhões em 2011.

- DIA: a Argentina é o quarto maior mercado para o grupo de distribuição, representando 7,4% das vendas da cadeia ou 870 milhões de euros.

(Com informações do Econômico de Portugal)

6 Comentários:

Anônimo disse...

O PiG é igual ao Peluso: Se acha. Já a "Miriam Pigona" (leitão) se imagina com fala poderosa, capaz de derrubar governos trabalhistas onde eles houverem.
Ary

Jair S. disse...

Bando de imbecis..haja saco pra tolerá-los..

Zé Brasil disse...

A direita brasileira e a sua boca, corpo e alma se é que o diabo tem alma, o PIG como é seu costume está em sua posição preferida de sempre: - de quatro à frente dos gringos.

Êta vontade desenfreada destas bestas merdiáticas para se "servirem" ao gringo!

Coragem, Presidenta Kirchner! Mejores saludos desde Brasil!

Malú disse...

Esse nosso PIG não se contenta em meter sua colher torta aqui, se mete também com nossos vizinhos, contra tudo e contra todos.

MiTucumán disse...

Obrigada por compartilhar enorme e bem justificada alegria Argentina neste espaço!

¡Gracias por compartir enorme y bien justificada alegría Argentina en este espacio!

Anônimo disse...

Grande bos* Espanha e Europa boicotarem compras argentinas! Basta a Argentina vender o excedente para a àsia, a China em particular. Depois, eles e que importem dos EUA e de seus 'aliados' nas bandalheiras...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração