Pages

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pesquisa Ibope: Corrupção perde força entre os temas mais lembrados


Os programas sociais e as ações do governo voltados para as mulheres foram os assuntos mais lembrados pela população sobre o governo Dilma Rousseff, segundo pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada ontem. Em dezembro de 2011, a corrupção era o assunto mais citado pelos entrevistados sobre a gestão Dilma.

Naquela rodada da pesquisa, em dezembro, 28% citaram alguma notícia sobre corrupção no governo federal. Neste levantamento, o percentual de entrevistados que citaram o problema caiu a 5%.

A pesquisa CNI/ Ibope traz dois temas positivos como os mais lembrados pela população sobre a gestão da presidente. Os programas sociais para as mulheres foram citados por 9% dos entrevistados e as viagens de Dilma, por 7%.

Segundo análise feita pela CNI, houve o "crescimento das notícias positivas" sobre o governo federal, fato que ajuda a "justificar o crescimento da popularidade da presidente".

Ao comentar o assunto mais lembrado pelos entrevistados - as ações sociais voltadas para as mulheres -, o gerente-executivo de Políticas Econômicas da CNI, Flávio Castelo Branco, citou ações da presidente em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em 08 de março. A pesquisa Ibope foi realizada na semana posterior, entre os dias 16 e 19.

Por ocasião do dia das mulheres, Dilma fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, no qual destacou "a importância da mulher nos programas sociais". A presidente destacou que 93% dos cartões do Bolsa Família estão em nome de mulheres - mais de 19 milhões de mulheres - e 47% dos contratos da primeira etapa do Minha Casa, Minha Vida foram assinados por mulheres. Dilma falou de um programa do governo federal voltado para a formação profissional e tecnológica para a inserção de mulheres no mercado de trabalho; do Rede Cegonha, que já atendeu 930 mil gestantes e reforçou a promessa de construir seis mil novas creches e pré-escolas até 2014.

A pesquisa mostra que a substituição de ministros está entre os assuntos mais lembrados. Dos ouvidos pelo Ibope, 4% lembraram da substituição no Ministro da Pesca e outros 4% da troca no comando do Ministério do Desenvolvimento Agrário. As mudanças nas duas Pastas, no entanto, não estão vinculadas diretamente a denúncias de corrupção.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração