Pages

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Otimismo na economia. Serra não gostou


Uma bandeira do tucano José Serra á presidência da República em 2014, está indo de água a baixo. A economia está bombando...

Pesquisa divulgada ontem pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)mostra que o brasileiro está mais confiante na melhora da situação socioeconômica do país. O Índice de Expectativa das Famílias brasileiras (IEF), que aumentou de 67,2% em fevereiro para 67,7%em março, é resultado da combinação de cinco vertentes da pesquisa, tem a intenção de avaliar as expectativas das famílias sobre a situação econômica nacional, sobre as perspectivas de condições financeiras, sobre decisões de consumo, sobre condições de quitação de dívidas e em relação aomercado de trabalho.

Foi o segundo melhor patamar de otimismo já verificado pelo Ipea, atrás apenas dos 69% observados em janeiro. A pesquisa foi realizada em março em 3.810 domicílios de 214municípios de todos os Estados. A boa expectativa em relação à economia é observada também em grandes instituições, como a Caixa, que a exemplo do Banco do Brasil, anunciou redução de juros nas linhas de crédito. Os novos valores serão informados na segunda-feira, mas a intenção do banco é diminuir taxas para consumidores e para as pequenas emicro empresas.

A redução das taxas nos bancos públicos é reflexo de uma espécie de chamada pública feita pela presidente Dilma Rousseff, que criticou o custo do crédito no Brasil e cobrou a redução das taxas. A intenção do governo federal é acirrar a concorrência com os bancos privados, além de estimular o crescimento do país na casa dos 4%. Também ontem, outra notícia da economia do país é vista como positiva pelos especialistas.

Após dois meses de resultados negativos, a caderneta de poupança registrou captação líquida, - a diferença entre depósitos e saques - positiva de R$ 2,54 bilhões. É o melhor índice para um mês de março de toda a série histórica, iniciada em1995. Otimismo em alta, juros menores e mais dinheiro guardado podem ser sinais de realização de projetos como aquisição de imóveis, empregos, matrículas em cursos. Em ano eleitoral, que as conquistas e projetos sejam bem mais duradouros que a comemoração dos resultados das urnas

1 Comentários:

Ana Cruzzeli disse...

Poupança em alta...
Isso mostra que o consumidor está aos poucos aderindo ao movimento da pechincha e talvés do pagamento a vista.

Estamos cada vez mais maduros para o momento da virada, afinal comprar sem pesquisar só ajuda o aumento da inflação.

Gostei dessa noticia aos poucos percebemos que a revolução industrial está chegando.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração