Pages

domingo, 22 de abril de 2012

Dilma tem aprovação recorde, mas 57% dos brasileiros querem Lula em 2014

Hoje, 89% votariam em Dilma e Lula e apenas 6% na oposição. (5% não responderam)


As boas notícias do Datafolha para Dilma Rousseff se estendem à seara tucana. Entre os que declaram ter votado em José Serra para presidente em 2010, a presidente tem 52% de avaliação ótima ou boa. Dilma é aprovada por 60% dos simpatizantes do PSDB.

A presidente Dilma Rousseff bateu mais um recorde de popularidade, mas o ex presidente Lula, é o preferido dos brasileiros para ser o candidato do PT ao Planalto em 2014.

Esse é o resultado principal da pesquisa Datafolha realizada nos dias 18 e 19 deste mês com 2.588 pessoas em todos os Estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O governo da petista é avaliado como ótimo ou bom por 64% dos brasileiros, contra 59% em janeiro.

Trata-se de um recorde sob dois aspectos: é a mais alta taxa obtida por Dilma desde a sua posse, em 1º de janeiro de 2011, e é também a maior aprovação presidencial com um ano e três meses de mandato em todas as pesquisas até hoje feitas pelo Datafolha.

Para 29%, Dilma faz um governo regular. Outros 5% consideram que a atual administração é ruim ou péssima. Em janeiro, essas taxas eram de 33% e 6%, respectivamente.

Como a curva de popularidade positiva de Dilma tem sido ascendente desde o início, o Datafolha incluiu desta vez uma nova pergunta no levantamento sobre a eleição de 2014 -quem deveria ser o candidato do PT a presidente: Dilma ou Lula?

As respostas foram bem mais favoráveis a Lula. Ele é o predileto de 57% dos brasileiros para disputar novamente o Planalto daqui a dois anos e meio. Outros 32% citam Dilma. Para 6%, nenhum dos dois deve concorrer. E 5% não souberam responder.

"A presidente Dilma vem tem tendo curva crescente de popularidade e pode reduzir essa desvantagem em relação a Lula se mantiver essa trajetória", diz Mauro Paulino, diretor do Datafolha.

Dilma, entretanto, está tecnicamente empatada com o antecessor, dentro da margem de erro, quando se observam grupos considerados formadores de opinião.

Por exemplo, entre os eleitores com renda acima de dez salários mínimos, Dilma tem 48% contra 45% de Lula. Situação de empate técnico.

O mesmo entre os que têm escolaridade de nível superior: 42% para atual presidente e 41% para seu antecessor.

A ATUAL E OS EX

A comparação com os dois últimos presidentes é muito favorável a Dilma e seus 64% de aprovação. Nesta época, em seu primeiro mandato, Lula tinha 38%. O tucano Fernando Henrique Cardoso tinha ainda menos, só 30%.

Mesmo no segundo mandato, Lula tinha 55% de aprovação com um ano e três meses de governo. Ou seja, nove pontos menos que Dilma.

A alta da  Dilma foi em quase todas as faixas de renda, idade e escolaridade.

Grupos socioeconômicos nos quais Dilma não ia tão bem agora mostraram forte reação. É o caso dos brasileiros com renda familiar acima de dez salários mínimos -4% da população. A petista subiu 17 pontos nesse grupo, passando de 53% para 70%.

Outra alta significativa foi entre a população mais pobre, com renda até dois mínimos por mês -uma massa de 48% dos brasileiros. Nesse grupo, Dilma saiu de 59% para 64% de aprovação.

O atual levantamento foi feito já sob o impacto da queda da taxa de juros de bancos e da redução da taxa básica de juros do país, que passou de 9,75% para 9% na quarta.

A aprovação pessoal da presidente também evoluiu. Para 68%, o desempenho de Dilma é ótimo ou bom; 25% dizem que é regular; 4% avaliam como ruim ou péssimo.Na Folha

Se 2º turno fosse hoje, Dilma teria 69% dos votos


O segundo turno da eleição presidencial não foi assim um passeio para Dilma Rousseff. A candidata do PT teve 56,05% nas urnas contra 43,95% do adversário do PSDB, José Serra.

O Datafolha investigou o que ocorreria se a mesma disputa se desse agora. Aí sim Dilma venceria por larga margem, com 69% contra 21% de Serra.

Se esse hipotético embate se repetisse, 6% dos eleitores não votariam nem em Serra nem em Dilma. Outros 4% se declararam indecisos.

Chama a atenção que 26% dos eleitores que votaram em Serra agora declaram voto em Dilma. E 8% dos que votaram nela hoje dizem preferir o tucano.

Para analisar essa simulação de disputa eleitoral é necessário considerar que Serra está há algum tempo sem a mesma exposição de mídia que tem a presidente da República. Ou seja, não existe de fato uma situação de embate real entre ambos.

Feita a ressalva, vale registrar que o tucano teria seu melhor desempenho entre eleitores com mais 60 anos (23%) e entre os que têm renda de cinco a dez salários mínimos (24%).

Já Dilma aparece com sua taxa de intenção de voto mais favorável entre os eleitores de 25 a 34 anos (74%) e nos grupos de homens e pessoas apenas com o ensino fundamental, ambos dando a ela 71% da preferência. Ela nunca chegou a esse patamar em 2010.

11 Comentários:

ANDRE disse...

Muito cuidado com essa pesquisa é preciso conter a vaidade, pode ser parte da estratégia de dividir e conquistar do adversário que conta com o apoia da maioria da imprensa.

jorge mendes disse...

Excelente Noticia,mostra a continuidade da presidenta Dilma na obra do presidente Lula,todavia deve se alertar em mais uma tentativa do PIG de jogar um contra outro.
é muita sujeira

Ana Cruzzeli disse...

Essa pesquisa tem a intenção de querer provocar conflito. E o destaque pela volta do Lula é no sentido pretenso de provacar ciumes em Dilma para aí jogar o Lula em sei lá que lugar. Isso é tão risivel que não dá nem pra comentar.

Por outro lado pensam que se a população for instigada a chamar o Lula de volta estarão desaprovando ele duas vezes, afinal foi ele que escolheu Dilma. E por outro lado estarão dizendo que o governo de Dilma foi tão ruim que queremos o Lula para consertar.

Lula já sabia em 2009 que Dilma o sucederia e ficaria não 4, mas 8 anos. E para a direita é muito ruim um Lula livre das amarras institucionais trabalhando nos bastidores do que como candidato a presidente.

Enfim, o PSDB já deve ter feito há tempos pesquisa não oficial para ver a tendencia de apoio popular a Dilma. Notaram que não tem jeito, ela não cai em nenhuma pesquisa. Agora a tática é puxar o povo a pedir a volta de Lula e matar dois coelhos com uma paulada só.

Esse povo é muito fraquinho...

O Lula ganhou, governou e fez sua sucessora porque é muito inteligente. Todo mundo sabe que Dilma concorrerá em 2014 e ganhará, se Lula quiser em 2018 voltar só depende dele, mas essa obrigação ele não tem mais, afinal a cada dia o PT tem representantes a altura para conduzir o seu legado, volto a dizer: O Lula para a direita daqui por diante é pior livre e solto das amarras governamentais.

O Lula tem uma caracterista, a medida que o tempo passa ele sobre no estrato social, não vejo o Lula novamente presidente, ele nunca repete um mesma função, vejo o Lula como um legitimo representante da esquerda do mundo. A missão dele é maior hoje em dia.

Anônimo disse...

Com PIG e tudo, 57% do Lula + 32% da Dilma totaliza uma aprovação aos governantes do PT, de 89%. Nada mal...

Anônimo disse...

Desde o 1º dia do mandato de Dilma, o PIG tenta colocá-la contra Lula, com fofocas e intrigas. Talvez por isso colocaram os dois na pesquisa, como se fossem concorrer na mesma eleição.

J. Carlos disse...

Helena,
Que maravilha! E tudo isso com uma imprensa partidária batendo neles dia e noite sem cessar. Agora, imagine se a mídia fosse isenta. Só isenta.

Franciere disse...

O certo é: Dolma para 2014 e Lula para Governador se SP.

MARCOS disse...

Folha quer tirar Dilma da disputa de 2014.

MARCOS disse...

Essa direita é muito esperta e astuta, a oração adversativa(mas) no texto da manchete é para diminuir o valor da matéria é provoccar a discórdia.

Anônimo disse...

Concordo com a Ana Cruzzeli. O primeiro a querer a continuidade do governo Dilma será o próprio Lula, que não deve caber em si de tanto orgulho pela estupenda estadista que tem demonstrado ser sua candidata. Acho um erro publicar uma matéria baseada em pesquisa claramente intencional e mesmo que não fosse não devemos cair no jogo da direita que sempre tentará afastar os dois melhores presidentes da História do Brasil. Lula é Dilma e Dilma é Lula, sempre.
Leodilmista

jabulano disse...

Metade dos que votaram em Cerra 2010 se arrependeram...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração