Pesquisa feita com mil pessoas de 70 cidades pela Fecomercio-RJ/Ipsos sobre os Hábitos do Consumidor Brasileiro mostra que a classe C segue disposta a gastar e muito esse ano, na comparação com o ano de 2011.
O que os mais de 40 milhões de consumidores dessa categoria colocaram como prioridade, quando ouvidos pela pesquisa, foram a reforma da casa, compra de um imóvel próprio e de um carro.
No ano passado, os brasileiros da chamada nova classe média confirmaram sua disposição para consumir 15% mais em relação a 2010, enquanto neste ano a proporção chegou a 24%. Entre as classes AB e DE, informa a pesquisa, também houve avanço nesta parcela - de 25% para 29% e de 13% para 15%, respectivamente.
Para o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, a opção da classe C de reformar a casa está ligada à redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e de linhas de financiamentos para material de construção com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
O preço continua sendo um item importante na decisão de compra mas o nível de exigência desse consumidor está maior, o que leva questões como qualidade e atendimento para o topo do que é importante na hora de levar um produto para casa.
A variedade de marcas é também levada em conta pelo consumidor da classe C, diz a pesquisa. Com isso, o gasto médio com alimentação, higiene e limpeza foi de R$ 418,56 em janeiro de 2012, contra R$ 365,54 no mesmo período de 2011, em valores atualizados para este ano.
A melhora do mercado de trabalho brasileiro, o crescimento da renda do trabalhador e o maior acesso ao crédito e financiamentos são alguns dos fatores que têm impulsionado o mercado consumidor brasileiro.
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