Pages

sábado, 28 de janeiro de 2012

Record dá aula na Globo, no Pinheirinho: repórter chora.





A TV Globo cresceu louvando um chamado padrão globo de qualidade, a busca da perfeição estética (porque de conteúdo, haja deformação).

No jornalismo, o repórter deve ser o observador e narrador na notícia, evitar virar notícia e não ser envolvido por ela para não perder o objetividade. Mas a TV Record deixou quebrar essa regra uma vez, e ficou de parabéns.

O repórter Mauro Wedekin foi cobrir a volta das famílias que foram catar, para vender como reciclagem, os destroços de suas casas, demolidas no Pinheirinho, em São José dos Campos.

Lá ele se sensibilizou com a tristeza, culminando com uma criança sentada num bloco de concreto, olhando para aquela cena de terra arrasada, onde ali era sua casa. O repórter não conseguiu narrar o que via até o fim. Embargou a voz, deu um nó na garganta, e tentou sair de cena, distanciando da câmara para limpar as lágrimas e se recompor. A câmara gravou tudo.

A edição, em vez de seguir o padrão globo de qualidade, e cortar a cena, ou gravar de novo, mostrou exatamente o que se passou ali, não cortando nada, quando o repórter desabou emocionalmente. Parabéns para a Record e para Wedekin. Mostrou humanidade num lugar que precisa de humanidade. E aquelas cenas fez a gente, telespectadores, chorar junto.

Curiosidade do destino:

Boni, ex-todo poderoso da Globo, e um dos que implantaram o padrão globo de qualidade, é dono da TV Vanguarda, de São José dos Campos, afiliada que tem produzido as reportagens sobre o Pinheirinho para a Globo nacional.

5 Comentários:

Anônimo disse...

Os que dirigem a Globo não entenderam em que estão metidos. Uma campanha de desqualificação que o padrão de qualidade não vai salva-los, o que vai escapar são as novelas alienantes. O jornalismo global tudo e mentira...
Eugênio.

Anônimo disse...

Estrangeiro no Brasil ‘exporta’ dólares
País deixa de ser apenas receptor de dinheiro de quem está fora do País pois cresce remessa por estrangeiros que trabalham no Brasil
28 de janeiro de 2012 | 19h 27 ESTADAO

PIG,chega ao ponto que nao dá mais para esconder,economia do Brasil é um sucesso,primeiro passo para melhorar o nivel de vida das pessoas é melhorar a economia do pais,distribuindo renda e gerando emprego

Ana Cruzzeli disse...

A criança no tijolinho é o máximo do desamparo.
Eu também chorei com essa cena. Essa pequena criança , ali quietinho sem os seus brinquedos, sem poder ter novamente ter seu teto de proteção. Lembrei-me dos meus sobrinhos, não tenho filhos, mas tenho sim espirito maternal.
Quando brincava com eles e sabia o quanto eram frágeis e toda a familia os protegia de não sair com a orelha descoberta para não pagarem infecção. Comer na hora certa, dormir na hora certa e só pisar em lugar sem sujeira do homem.

Na verdade todas as cenas de pinheirinho são de fazer chorar.Corta o coração ver tantas mães sem ter o que fazer para proteger seus filhos.

O estado não pode desproteger seus filhos não.

Anônimo disse...

Parabens record, Zé pela materia, fico me perguntando será quando os juises coruptus será punidos!e tirados do poder. não é possive que esses camardas vai tão longe asim, alguem tem que fazer alguma coisa para ajudar o CNJ.

Lêda G. de Freitas disse...

Uma ótima matéria!! Vejam que a maioria dos moradores do pinheirinho são pessoas negras, por que será? O Brasil não tem racismo, não é?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração