Pages

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Devassa, Fiat, Omo, Antarctica, Niely: Quem financia a baixaria, é contra a cidadania.

Carta aberta à Schincariol, Fiat, Unilever, Ambev e Niely

O BBB12 (Big Brother Brasil) é um oferecimento das marcas: Devassa, Fiat, Omo, Antarctica, Niely.

Há anos o programa não é só líder de audiência. É criticado também por muitos como líder de baixarias.

Demorou mas aconteceu uma cena que muitos telespectadores entenderam tratar-se de estupro de vulnerável. A polícia abriu inquérito e investiga o suposto crime.

Desde 2002, uma conquista da sociedade civil organizada levou à campanha permanente por ética na TV, com respeito a dignidade da pessoa humana.

O slogan é "Quem financia a baixaria, é contra a cidadania" (www.eticanatv.org.br).

Só há uma empresa parceira, apoiando esta campanha (Ad People).

Nenhuma das cinco empresas que patrocina o BBB é parceira da campanha Ética na TV.

Cada cota de patrocínio do BBB custa R$ 20,6 milhões, segundo o noticiário.

Uma pequena fração desse valor de cada empresa para patrocinar movimentos como o ética na TV, faria uma enorme diferença na qualidade do que se vê na TV.

Programas mais inteligentes e saudáveis poderiam dar tanta audiência quanto o BBB, se fossem tão bem promovidos, e se os patrocinadores exigissem responsabilidade social.

Como nós, consumidores, devemos lembrar da cerveja Devassa, dos carros Fiat, do sabão Omo, do guaraná Antárctica, e dos cosméticos Niely?

Como marcas associadas à baixaria, que financia coisas inescrupulosas a ponto de poderem levar até a ocorrência de estupros? Ou como marcas de empresas com responsabilidade social que apoiam a ética, inclusive na tv, e deveriam ser contra a exibição de coisas que ferem a dignidade humana?


Em tempo:
Os consumidores que quiserem reclamar:
Schincariol (Devassa): http://www.schincariol.com.br/index.php/site/fale-conosco
Fiat: http://www.fiat.com.br/fale-com-a-fiat/
Unilever (Omo): http://www.omo.com.br/fale-conosco
Ambev (Antarctica): http://www.ambev.com.br/pt-br/a-ambev/canais-de-comunicacao/fale-conosco
Niely: http://www.niely.com.br/Contato.aspx

12 Comentários:

Luiz A. C. Nalin disse...

E-mail enviado ao patrocinador Niely:

(1) Qual o motivo para vocês patrocinarem pornografia? Que imagem vocês querem transmitir com isto?

(2) Em 18 de janeiro de 2012 10:15, escreveu:
Prezado Luiz Antonio,

Agradecemos seu contato e preocupação com a Niely Cosméticos. Acreditamos que ouvir o consumidor é o primeiro passo para desenvolver produtos de qualidade, que possam atender as suas necessidades. É por isso que sua opinião sempre será valorizada na empresa.

Entendemos sua posição sobre nosso suporte ao patrocínio do programa Big Brother Brasil 12, da mesma forma que compreendemos que existe uma grande parcela de expectadores e consumidores brasileiros que gostam do programa. A Niely Cosméticos respeita todas as opiniões e a diversidade entre as pessoas. Para nós que trabalhamos diariamente para entender melhor como atender as necessidades de nossos consumidores, é de suma importância contar com sua sincera opinião.

(3) É verdade, existem também muitos consumidores que gostam de assassinar, de estuprar, de roubar, de consumir drogas....... Que tal vocês patrocinarem estes eventos? Boa idéia a minha, não acham? E não cobro nada por isto.

dona do blog disse...

Eu, assim que surgiu o episódio, enviei email à todos estes patrocinadores. Apensa 2 me responderam: Fiat (resposta péssima, dizendo que o intuito é mostrar seus produtos) e Niely (agradeceu a minha opnião).
Mas acredito que a inércia dos patrocinadores não deve ser motivo para não continuarmos enviando emails e reclamando por decência. Penso até mesmo o contrário, eles merecem a caixa de emails cheia, pra que saibam que não estamos de brincadeira. E digo mais, estes produtos não entram mais em minha casa, mesmo que isso não faça diferença no bolso deles, faz diferença na minha cidadania.

mariazinha disse...

Boicote, já, a esses produtos. Quero ver se qdo. apertarem seus bolsos ainda terão coragem de patrocionar porcarias na TV.

dona do blog disse...

CtrlC+CrtlV .. Luiz A. C. Nalin, esta foi a mesma resposta que recebi da Niely. Continuem enviando, apesar de ja sabermos a resposta.

Virgílio disse...

Eu também enviei mensagens para a FIAT e a OMO. De ambas recebi respostas educadas e evasivas!
Temos que encher a caixa deles com protestos pelo patrocínio desta baixaria!

Anônimo disse...

Concordo com ambos os comentários e estou repassando a idéia de boicote a todos os conhecidos e até desconhecidos, cujos e-mails tenho na lista. Não merecemos essa falta de ética, de pudor, essa banalização da estupidez,da redução da figura da mulher a um monte de músculos, muitos artificiais,de pouquíssimos neuronios e propensas a pornochanchada, para usar o termo mais suave possível, como meio de ganhar dinheiro.
Aqui em casa passamos a desconhecer essas marcas. Quanto a Globo, essa já pertence a um pássado longínquo, quando ainda era válido o slogan que adoram repetir: Globo, cultura (????) você vê por aqui.

Lilian Valle

Anônimo disse...

Luiz eu mandei um e-mail para a Niely e foi idêntico ao seu...Eles respondem automaticamente com um e-mail padrão quando filtram o BBB, só pode...

josé lopes disse...

As emissoras de televisão no Brasil devem participar de maneira mais eficaz, como todos os empresários brasileiros gerando mais empregos ou seja, produzindo programas que ofereçam mais mão de obra. Os BBBs da vida não geram emprego e emburrecem, estupidificam a nossa população principalmente a mais jovem. Não queremos voltar àquela época da " moral e dos bons costumes", mas, espera aí, o BBB não tem nada de instrutivo,de cultura, aliás, uma das garantias constitucionais no campo das comunicações de som e de imagem. Como já dizia Antônio Veronese: "BBB- A masturbaçao nacional"-está no YouTube prá quem quiser ver. Assino em baixo.

Cleovane Selbach disse...

Apoiado. Eu era consumidor do Sabão em pó OMO, agora faço questão de comprar produtos concorrentes. Guaraná Antártica, mandei email reclamando e já substituí pelo Fruki. Meu veículo é da Fiat, já mandei email para a central Fiat, já telefonei (as linhas estavam congestionadas, provavelmente mais pessoas também estavam reclamando) e reclamei com a concessionária que me vendeu o veículo. Não uso produtos Niely, nem bebo Devassa, então não posso dizer nada sobre estas marcas. Apenas que não recomendo estes produtos.

Julie disse...

Amigos, vamos boicotar estas marcas. Sugiro o sabão em pó Ypê, que é uma marca brasileira.

Teresa Barbosa disse...

Enviei e-mail a todos o patrocinadores do BBB 12

Julie disse...

Quem realmente mantêm no ar este chorume de programa neste lixo de televisão é na realidade tu, que consome estes produtos que patrocinam o programa. Este custo altíssimo está embutido no preço que tu paga no caixa do supermercado/loja. Quisera o povo ter consciência de que quem realmente sustenta a Globo e seus luxos/lixos são consumidores dos produtos que eles anunciam a peso de ouro.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração