Pages

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Um ano sem Lula:Lula e um canto de um herói


Não são tantos os heróis assim, porque deixar um rastro profundo na alma de qualquer povo exige do pretendente, antes de tudo, que se torne o sal da terra. Ora, ser um daqueles caras que adubam o chão por onde passam é fazer o que tem que ser feito, quando tem de ser feito, independente das conseqüências, porque se assim não for "será jogado fora e pisado pelos homens." Quem escreveu isso foi o apóstolo Mateus. "Cheguei à Presidência, disse Lula, para fazer as coisas que precisavam ser feitas e que muitos presidentes antes de mim foram covardes e não tiveram coragem de fazer." (Folha de São Paulo, 30/10/2003). E assim se tornou o sal da terra.

O mesmo apóstolo lembra: "ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilhará para todos...." Talvez tenha sido assim com Lula, cintilou e estendeu seu brilho para todos e por todos os rincões deste país. Não demorou e a intensidade da chama alcançou os outros lados do planeta. Então passaram a lhe render homenagens.......


"Eu sou filho de uma mulher que nasceu analfabeta," disse ele em 8 de março de 2004, no Dia Internacional da Mulher. E por conta desse falar estropiado, por ter nascido pobre, retirante, operário e líder sindical, por ter estudado quase nada e ter a língua presa, por cada uma de suas falas dar a impressão que a simplicidade destoava da sabedoria, por lhe faltar além do dedo a solenidade que se espera de um presidente a imprensa-empresa e parte considerável das elites médias e altas do Brasil nunca o perdoaram e assim optaram por fazer do absurdo um estilo com o qual consagraram um sistemático bombardeio difamatório - que se prolonga até os dias de hoje - ao governo daquele "sapo barbudo" que ousava exibir qualquer coisa de esfinge atrás de um rosto amável fora do tempo. Nunca o entenderam, tampouco o decifraram. Sequer perceberam aquele dom que ampliava a intensidade da sua luz: a paciência - como a de um camelo - que exaltava assim, o que escrevera Giacomo Leopardi: "é a mais heróica das virtudes, justamente por não ter nenhuma aparência de heroísmo."

"Pobre do país que precisa de heróis para defender a dignidade", pronunciou Lula em 29 de junho 2004, dessa vez na abertura da Conferência Nacional dos Direitos Humanos. "Nunca dantes na história deste país" alguém atropelou com tanta habilidade, graça e magia a língua portuguesa. E assim, com os olhos incandescentes e por vezes lacrimejantes de um sonhador, com sua personalidade avassaladora, barba de profeta e um coração benevolente iluminou um canto de amor à dignidade dos pobres deste país.

Certa vez falou aos jornalistas, sem se apequenar, o quanto era tamanho o peso de chumbo da sua educação. Se via cercado pela ditadura das palavras erradas e o quanto invejava a liberdade das palavras certas. "O governo tenta fazer o simples, porque o difícil é difícil", pronunciou solene na 1ª Conferência Nacional do Esporte, em 17 de junho de 2004. Aos meus olhos isso é parte de um horizonte brilhante que muitos adorariam ter alcançado, desse universo de semelhanças que num instante o identificam com seu povo, muito maiores que as diferenças que poderiam separá-los, ainda mais quando adornado com a expressão de um orgulho ímpar com que celebra cada conquista de sua tenacidade, com a luz da poesia.

E é por causa dessa luz inebriada de paciência que ele exibe no rosto as marcas das vitórias e das perdas em oito anos de mandato e que, embora decorrido um ano, ainda teima em brilhar para todos, que a jornalista Zilda Ferreira, finalmente, poderá entender - doze meses depois de ter escrito -, "por que a multidão [em Brasília, 01 de janeiro de 2011] gritava 'Lula, herói do povo brasileiro!'. Gritava também enquanto o ex-presidente passava a faixa presidencial.... Depois, quando descia a rampa... Nesse momento..., em que quebrou o protocolo, atravessou a rua e foi cumprimentar o povo, quase chorando." Consagrou então seu canto de herói, entregou-o em lágrimas à multidão que o aclamava, ampliou como ninguém a chama de seu candeeiro e sem ornamento algum tornou pálida a arte dos governantes que o antecederam.

- "Cheguei à Presidência para fazer as coisas que precisavam ser feitas..." Taí..., um singelo canto de um herói.


Do leitor Antonio Fernando Araujo

16 Comentários:

Herminio disse...

Como pode um homem como o grande Lula ficar esquecido pela mídia, tentarem esconder um líder dessa categoria, enquanto alguns que não cito os nomes pra não dar azar e não sofrer retaliações ficam em evidência? só mesmo no Brasil que tem uma mídia safada e percebam que usam e abusam das verbas publicitarias, mas pra frente é que se caminha, quem viver verá isso mudar.

Anônimo disse...

Gostaria esta reportagem service de inspiração, nesta epoca de NATAL. Parabens querido e eterno PRESIDENTE LULA.
Um grande abraço rtepublicano

Ivan B. Almeida

layla lauar disse...

Este texto é um presente de Natal - Maravilhoso! fiquei emocionada por demais.

Lula o herói de todos nós!

Reg disse...

Lula é abençoado, como todas as pessoas que só desejam o bem para o seu próximo.
E, por isto, não atribuo apenas à sua origem humilde à sua opção pelos pobres, tenho certeza de que se fosse rico, seria desta mesma maneira.
Lula é amado porque sua face espelha verdade, sinceridade.
Seu semblante é bondoso, alegre, espirituoso.
É um ser humano positivo, conciliador, incapaz de trapaças, mentiras.
Lula é o que é.
E isto é o que o povo sente, quando Lula aparece, fala, conversa e age.
Por isto amado no Brasil e no mundo.
O que a ditadura dos meios de comunicação falam dele, não importa.
Não teem credibilidade.

Veralula disse...

FELIZ NATAL, PRESIDENTE LULA!!!

A VC E TODA SUA FAMÍLIA!!!

QUE DEUS LHE DÊ MUITA SAÚDE E PAZ!!!

Hamilton Moura Ribeiro disse...

Bom dia,
Sou um leitor assíduo do blog!
Acredito que o título do post foi infeliz! Dá a impressão de que Lula morreu há um ano! Sei que não foi essa a intenção, mas ficou dúbio.
É possível corrigir?
Um excelente Natal e um 2012 sensacional!

vhannya disse...

viva lula! apesar de tudo eu senpre disse que ele é um iluminado. veio para a Terra para cumprir uma missão e a cumpriu com amor e todo coração! fazendo seu povo feliz e sentir-se gente pela primeira vez depois de 500 anos de privataria brasileira.boas festas para todos!

Odete disse...

Lindo!!!!

J. Carlos disse...

FEEEELIZ NATAL ao nosso eterno e querido Presidente Lula.

Anônimo disse...

quero desejar ão nosso sempre querido e amado Presidente Lula toda glória e reconhcimento, por todos os feitos por este País, a humildade de Lula foi alavanca conduzida pelas mãos de Deus para trazer ão povo brasileiro o direito de sonhar que Deus te abençóe com muita luz e proteção a vocé e SUA familia FELIZ NATAL.

Anônimo disse...

Este texto emociona. Um verdadeiro presente para nós, e uma justa homenagem ao nosso herói, na passagem do primeiro ano da era pós-Lula.

Parabéns Antonio Fernando Araujo. Bonito demais. Justo.

Feliz natal à todos.

Ronaldo.

Anna Banana disse...

Que título infeliz! Parece que ele morreu... que é isso?
Um ano sim, sem ele na presidência.

Anna Banana disse...

Que título infeliz! Parece que ele morreu... que é isso?
Um ano sim, sem ele na presidência.

PROFETA disse...

Lula e Dilma contra os aposentados, Porque? o que fizemos?

Bla,bla,bla,bla, eu avisei pra vcs,não iam dar aumento,e nem vai dar depois de Janeiro. Será mais um ano de angustia e sofrimento.Pena que o Paulinho e o Paim não seguraram a pressão, não deviam ter deixado aprovar o orçamento esse ano, era a única arma que tiamos para o ano que vem,agora tchau.só Deus sabe o que nos reserva. Aquele bando que falou ontem á favor da aprovação eram todos falsos,nenhum vai estar do nosso lado no ano que vem posso apostar.

Anônimo disse...

LULA ouviu o clamor do Povo!
Deus ouviu o clamou do povo judeu oprimido no Egito e enviou Moisés para libertá-lo!
Lula liberta parcela imensa da população em oito anos de governo com programas sociais e inclusão.
Lula é o nosso Moisés!
Trabalhar pelo interesse público é difícil!
Porisso, há muita gente contrariada.
Principalmente aqueles que se locupletavam com o erário público e se sentiram alijados das políticas implementadas pelo PT e aliados!
Portanto, o Brasil está em boas mãos, no caminho certo. É pena que São Paulo esteja no atraso, na corrupção e no descalabro!
Américo Carvalho
Itabuna-Ba

FATIMA FREITAS disse...

AH,COMO EU GOSTARIA DE DIZER AO MEU ETERNO E AMADO PRESIDENTE LULA DE UM VELHINHO QUE CONHECI EM UMA ZONA RURAL DE MOSSORO RN E QUE ESTE MESMO VELHINHO HUMILDE FALAVA DE LULA COM UM AMOR TÃO INTENSO QUE OS SEUS OLHOS CHORAVAM SUA VOZ TREMIA E ELE ME DIZIA HOJE TENHO UM TETO PQRA MORRER EM PAZ GRAÇAS AO LULA .ISSO SO ENALTECE ESTE MARAVILHOSO PRESIDENTE DE FÉRIAS QUE MOSTRA O RESULTADO POSITIVO DE SUAS AÇÕES NOS LUGARES MAIS LONGINQUOS E ATENDENDO AO MAIS NECESSITADO.MUITO OBRIGADA PRESIDENTE TE AMO D+. FATIMA FREITAS MOSSORÓ RN.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração