Pages

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

País pode alcançar UE

Em algum momento entre os anos de 2021 e 2031 os brasileiros terão um padrão de vida semelhante ao dos europeus no período pré-crise. A estimativa é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para quem o Brasil ainda necessita de fortes investimentos sociais e econômicos para consolidar um padrão de vida próximo ao europeu - algo que deve acontecer entre dez e 20 anos, avalia Mantega.

De acordo com levantamento do Centro de Pesquisa de Economia e Negócios (CEBR, na sigla em inglês) divulgado ontem pelo jornal britânico "The Guardian", o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ultrapassou o do Reino Unido em 2011. Confirmada a ultrapassagem, o PIB brasileiro passa a ser o sexto maior do mundo - atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França.

A economia brasileira tende a consolidar esta sexta colocação porque, segundo nota da Fazenda, o país continuará com um ritmo de crescimento do PIB superior ao de outros países, devido, principalmente, às turbulências financeiras e econômicas que atingem os países desenvolvidos. Na nota, Mantega comentou que o Brasil "vai ter que continuar crescendo mais do que esses países, aumentar o emprego e a renda da população. Nós temos um grande desafio pela frente."

"Os países que mais vão crescer são os emergentes como o Brasil, a China, a Índia e a Rússia. Dessa maneira, essa posição vai ser consolidada e a tendência é de que o Brasil se mantenha entre as maiores economias do mundo nos próximos anos", avaliou o ministro, que despacha de São Paulo. "A boa notícia é que nós estamos nessa direção e caminhando a passos largos para que o Brasil, num futuro próximo, seja um país melhor", completou.

Mantega também destacou que o país é "respeitado e cobiçado, tanto que os investimentos estrangeiros diretos devem somar US$ 65 bilhões esse ano".

1 Comentários:

Paulo (BH-MG) disse...

O PIG correu em noticiar que chegaremos lá daqui a 20 anos, e não entre 10 e 20.

Deus ao distribuir a honestidade, acredito que estavam no fim da fila e pior, não se importando com quem entrava na fila mais de uma vez e na frente deles.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração