Pages

domingo, 11 de dezembro de 2011

Os tucanos metendo a mão no cofre público: Até vereador tem cargo na Assembleia de SP

Deputados estaduais de São Paulo empregam na Assembleia Legislativa parentes, aliados e até vereador, revela lista de funcionários publicada ontem no "Diário Oficial" do Estado.

A Casa travou uma batalha judicial por 11 anos para evitar a divulgação dos dados e a lista só foi publicada após ordem do STF (Supremo Tribunal Federal), em maio.

Manoel David Korn é vereador pelo PSD no município de Tietê (156 km de São Paulo), mas acumula ilegalmente cargo de assessor da deputada Rita Passos, sua companheira de partido. "Não sou o único, tem vários nessa situação", disse Korn à Folha.

"Tem vereador leiteiro, vereador vidraceiro, vereador delegado de polícia. O meu trabalho é ser assistente da deputada", completou.

Korn diz que é coordenador regional da deputada Rita Passos na região de Tietê e que vai à Assembleia uma vez por semana: "Fico atendendo vereadores e prefeitos da região para a deputada".

O vereador contou que recebe dois salários: R$ 1.500 da Câmara de Tietê e R$ 3.000 da Assembleia Legislativa. Segundo especialistas ouvidos pela reportagem, o acúmulo de vencimentos pode configurar improbidade administrativa.

EM FAMÍLIA

Já o deputado Vitor Sapienza (PPS) empregou por oito anos a mulher de seu cunhado, Marilucia Pardini Olbrich. Ela chegou à Assembleia em 1995 e trabalhou diretamente com Sapienza até 2003. No ano seguinte, foi para a liderança do PPS e depois voltou ao gabinete de Sapienza. Atualmente está na segunda vice-presidência.

"Ela trabalha comigo desde 1983. Não podia demitir só porque gostou do meu cunhado. É castigar duas vezes", disse Sapienza, aos risos.

Súmula do STF que proibiu o nepotismo veda a nomeação em cargo comissionado de parentes até o terceiro grau, caso de Marilucia.

Em 2007, a Folha mostrou que Sapienza empregou o filho e a cunhada. Ambos não estão na lista de ontem.

Entre os servidores também estão parentes de aliados dos deputados. José Fernando Tavares Papa, irmão do prefeito de Santos, João Paulo Papa, foi levado para a Assembleia pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que se licenciou para assumir a Secretaria de Desenvolvimento do governador Geraldo Alckmin PSDB.Alexandre disputará a Prefeitura de Santos no ano que vem, com o apoio de Papa.Na Folha

3 Comentários:

Roberto Rodrigues disse...

Seria interessante incluir nessa lista de nomeados HIRAM AYRES MONTEIRO JUNIOR(DEM), vereador em Itapetininga (foi presidente da Câmara 2003;2004, e ainda Oficial de Promotoria. Dificilmente trabalha, parece fantasma!

Herminio disse...

E a imprensa safada nada! que vergonha!

josé lopes disse...

E a mídia só ataca os ministros da Dilma. A capital mais importante do país não mereceria um tratamento diferenciado? Os tucanos fazem o que querem neste país e a mídia se cala. Depois reclamam quando se diz que amídia é tucana. Com toda razão.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração