Pages

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Lula plantou e o Brasil colhe em 2012: EUA se abre ao etanol brasileiro


Em 1º de janeiro de 2012 o maior mercado consumidor de etanol (álcool combustível) se abre ao Brasil: o dos EUA.

O presidente Lula foi um incansável lutador pelo etanol brasileiro mundo a fora, durante seus 8 anos de governo.

Em uma das visitas do ex-presidente George W. Bush ao Brasil, Lula chegou a levá-lo a uma instalação de biocombustíveis da Petrobrás (foto).

Lula, assim como os demais brasileiros de visão, sabia que era questão de tempo para o álcool combustível brasileiro ganhar cada vez mais mercado mundial.

Pois o tempo passou e aquela semente plantada, germinou, cresceu e começa a dar frutos.

Depois de 30 anos de protecionismo, os altos subsídios para a indústria local do etanol estadunidense e uma pesada tarifa contra o produto importado, expira no dia 31 de dezembro. Com o fim das atividades no Congresso estadunidense para 2011 nesta sexta-feira, não haverá possibilidade de renovar a legislação que expira e o maior mercado consumidor de combustíveis do mundo estará aberto para o etanol brasileiro em 2012.

O presidente da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Marcos Jank, lembrou que a vitória para o etanol brasileiro em Washington vem em um momento de transição para o setor sucroenergético brasileiro, que se esforça para voltar a crescer e atender tanto a forte demanda interna como o mercado externo: “Hoje a prioridade é atender o mercado doméstico, mas com o fim da tarifa americana, é possível visualizar a consolidação do etanol como commodity internacional, como já acontece com o açúcar. É um objetivo que o presidente Lula perseguiu durante oito anos, que pode começar a acontecer e ajudar a incentivar um novo ciclo de crescimento no setor sucroenergético brasileiro,” afirmou.

A notícia completa pode ser lida aqui.

Agora vamos deixar a notícia séria aí para cima e rir um pouco nas linhas abaixo.

Se o "Bill" Waack der essa notícia no Jornal da Globo, vai dizer que isso aconteceu "graças a FHC e ao plano Real".

A Miriam Leitão vai dizer que o mercado se abriu ao álcool combustível MAS (na Globo sempre tem um "mas" quando a notícia é boa), o mercado continua fechado para a rúcula.

Sardenbergh vai dizer na CBN que a notícia não é boa, porque pode impactar no preço da cachaça, afetando a inflação.

É por isso que na grade de programação da Globo já está difícil caber a palavra "jornalismo". A coisa está mais para programa humorístico.

4 Comentários:

josé lopes disse...

Querido amigo Zé Augusto. Brilhante a sua assertiva. Não é que no jornal da Globo uma matéria já falou que o Alcool vai aumentar no Brasil por conta da decisão dos EUA!? Eles os "iluminados" os "cientistas políticos" e "economistas" não perdem tempo!

josé lopes disse...

Querido amigo Zé Augusto. Brilhante a sua assertiva. Não é que no jornal da Globo uma matéria já falou que o Alcool vai aumentar no Brasil por conta da decisão dos EUA!? Eles os "iluminados" os "cientistas políticos" e "economistas" não perdem tempo!

Wilsoleaks Alves disse...

Zé Augusto...
Se eu não ler todos os dias o que você escreve, meu dia nem começa.
Quanto penso que do lado de cá tem gente igual a você, a Helena, o Esquerdopata, o Edu Guimarães e tantas outras pessoas brilhantes, sinto-me seguro e apesar das adversidades, feliz.

Mariangela Freitas Fraga advogada constitucionalista disse...

...Somente quem assistiu a chegada do PT no Poder é que pode dizer, onde está a piada!
Na Globo ou no Lula.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração