Pages

domingo, 11 de dezembro de 2011

Lula aumenta força em SP, e Serra tem maior rejeição

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua força em São Paulo e poderia influenciar hoje o voto de quase metade do eleitorado na corrida à prefeitura, mostra pesquisa Datafolha concluída na sexta-feira.

A rejeição ao ex-governador José Serra (PSDB) nunca foi tão grande. Ela atingiu 35% -quase o dobro do seu índice de intenção de votos, de 18%. Ele diz não cobiçar o cargo, mas é pressionado por tucanos a entrar na disputa.

Se a eleição fosse hoje, 48% dos eleitores dizem que poderiam escolher o indicado de Lula. O número é recorde considerando as 11 vezes em que o instituto pesquisou a influência do petista sobre a disputa municipal, desde 2003.

Apresentado há um mês como o pré-candidato do PT, o ministro da Educação, Fernando Haddad, tem entre 3% e 4% das intenções de voto. Ele ainda é desconhecido por 63% dos paulistanos.

Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, o fato de Lula aparecer como o maior cabo eleitoral na disputa fará Haddad crescer nas próximas pesquisas.

"À medida que a população o identificar com Lula, sua intenção de votos vai aumentar, como aconteceu com a presidente Dilma Rousseff nas eleições do ano passado. A questão é ver até onde ele pode chegar", afirma.

A influência de Lula subiu oito pontos percentuais desde o primeiro levantamento, feito no início de setembro. Na época, Haddad oscilava entre 1% e 2% das preferências, e a senadora Marta Suplicy, que saiu do páreo, era a favorita na disputa.

CENÁRIOS

A dez meses da eleição, o paulistano ainda demonstra pouco interesse na sucessão do prefeito Gilberto Kassab (PSD). Nenhum candidato supera os 20% de intenções de voto, e o número de indecisos oscila até os 29%.

O Datafolha projetou cinco cenários. Em quatro, o ex-deputado Celso Russomanno (PRB) lidera com 20%, em empate técnico com o vereador Netinho de Paula (PC do B), que varia de 14% a 15%.

Quando Serra é testado, ele aparece na ponta com 18%, empatado com Russomanno (16%) e Netinho (13%). Os dois últimos ainda terão que vencer a pressão de Lula, que tenta convencer seus partidos a retirá-los da disputa para entrar na chapa de Haddad.

Entre os outros pré-candidatos do PSDB a prefeito, o mais bem posicionado é o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, com 6%.

O secretário de Energia, José Aníbal, tem 3%. O deputado Ricardo Tripoli e o secretário de Cultura, Andrea Matarazzo, têm 2% cada um.

O vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD), do partido de Kassab, aparece com 3% nos cinco cenários. Em reuniões com aliados, Serra defendia que o PSDB abrisse mão de lançar candidato próprio para apoiá-lo.

A pesquisa espontânea, em que o eleitor não recebe a lista de candidatos, reforça a ideia de que o paulistano está alheio à corrida municipal. Os mais citados são Marta (8%) e Kassab (3%), que não vão participar da disputa.

"A grande maioria ainda não se deu conta da eleição. O cenário está completamente aberto", resume Paulino.

O Datafolha ouviu 1.092 eleitores na capital paulista entre os dias 7 e 9 deste mês. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na Folha

7 Comentários:

Antonio Ângelo disse...

É, parece que o paulistano ta se convencendo que o PSDB já deu o que tinha que dar: mais de 70 CPI'S engavetadas e nenhuma apurada. Isso é o que dar, deixar uns aloprados destes ficarem no poder tanto tempo fazendo o que bem querem. Pra eles só é roubo o que os outros fazem, o que eles fazem é tudo normal, faz parte da política. Eita partidinho XUCRO esse. Eles pensam que podem enganar o povo toda vida. Tá na hora dessa gente boa de SP dar o troco e varrer de SP estes SANGUE-SUGAS.

Anônimo disse...

Quadrilha tucana tem ONG fantasma que desvia milhões do esporte no Vale do Paraíba..

http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o/ong-com-sede-fantasma-em-s-jose-recebe-r-2-6-milh-es-1.192765

Alex disse...

Pelo amor de Deus, sr. Presidente Luís Inácio Lula da Silva, tenha vida longa e retire São Paulo e SP das mãos dessa gente do Mal. Amém.

Anônimo disse...

Eu quero saber é de orgaos de controle do ESTADO instaurando o processo ou seguindo com o que ja existe e queremos cadeia para os DOADORES TUCANOS e DEVOLUÇÃO DO QUE NOS FOI ROUBADO! BANESTADO INVESTIGADO DOA A QUEM DOER, QUEREMOS JUSTIÇA E QUEREMOS O VELHO pt DE VOLTA NAO ESSE PT TRAVESTIDO DE PSDB QUE AGORA NAO LUTA MAIS PELO POVO E SIM PELOS BANCOS E PELOS RICOS QUEREMOS O pt DE Volta!!!

Anônimo disse...

NÓS DE MINAS, E DE BH QUEREMOS PATRUS ANANIAS, NAO QUEREMOS O MARCIO LAMERDA O PREFEITO DAS CONSTRUTOAS E EMPRESARIOS QUEREMOS PATRUS E NAO OUSEM APOIAR O ANASTAHITLER ASSASSINO DA EDUCAÇÃO MINEIRA JOGOU MG NA LAMA COM DIVIDA DE 67 BILHOES, QUEREMOS PATRUS OU FAREMOS CAMPANHA CONTRA O PT E JAMAIS CONSEGUIRAO NADA AQUI EM BH E MINAS, ANOTEM AÍ PT NACIONAL E LULA!

Luis R disse...

Que papo, tá na hora desse tal de Serra apodrecer na prisão.

josé lopes disse...

As vezes tenho vontade de nunca mais falar de política. Povinho massa de manobra é aquele que vota em apresentador de rádio e televisão. Estes indivíduos estão aí, sempre os mais votados graças ao poder de comunicação destas emissoras. Quem olha assim, sempre bem falantes e simpáticos não sabe que por detrás daquela maquiagem pode estar o pior dos vigaristas.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração