Pages

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Coragem, Reinaldo Azevedo! A Veja já publicou a corrupção do Serra há 9 anos atrás!

Edição 1750 de 09/05/2002 - No racha demo-tucano de 2002, a revista ficou do lado do PFL por um momento, e publicou 10 páginas de fogo "amigo" denunciando propina na Privatização. Estão lá os mesmos nomes do livro de Amaury: Ricardo Sérgio e José Serra.



Nove anos depois, o livro de Amaury Ribeiro Jr. traz respostas para a pergunta que a revista Veja fez na edição 1751 de 15/05/2002. Gregorio Preciado também foi alvo da reportagem.
A revista Veja está numa sinuca de bico com o livro de Amaury Ribeiro Jr. sobre a maior ladroagem da história do Brasil: a privataria tucana comandada por José Serra no governo FHC.

A revista não tem como contestar o conteúdo do livro, pois além das provas documentais, o livro aprofunda reportagens da própria revista Veja, de maio de 2002, sobre propinas na Privatização da Vale e das teles, denunciadas pelo fogo amigo demo-tucano na época: o próprio comprador da Vale, Benjamin Steinbruch, os tucanos Paulo Renato de Souza e Mendonça de Barros (foram as fontes da reportagem, sem "off").

É preciso entender o contexto da época, que levou os Civita a publicar o fogo amigo contra Serra. Eles desenganavam as chances de Serra vencer a eleição de 2002, e em conluio com o PFL de ACM e Bornhausen, procuravam eleger outro candidato que consideravam com mais chances de vencer Lula.

A aliança PSDB-PFL havia rachado. Serra trocara o PFL pelo PMDB como principal parceiro. ACM já atirava contra Serra, e era uma fonte constante de denúncias sobre Ricardo Sérgio. Em maio de 2002, Serra patinava nas pesquisas, havia abatido Roseana Sarney, a então candidata do PFL, e não conseguia herdar nem as intenções de votos que Roseana perdera. Os caciques ACM e Jorge Bornhausen desembarcaram na candidatura de Ciro Gomes, que crescia nas pesquisas, tinha um discurso de oposição, mas não sofria o preconceito e medo da elite, como Lula.

Foi nesse contexto que a revista Veja publicou denúncias envolvendo Ricardo Sérgio e Gregório Preciado, os mesmos protagonistas do livro de Amaury Ribeiro, e com as mesmas denúncias, só que desta vez com provas documentais, e acrescida a participação da filha e genro de José Serra.

A Veja não tem como apagar essas reportagens. Não pode fazer como FHC e dizer "esqueçam o que escrevi", justamente quando as suspeitas de então aparecem agora acompanhadas de provas no livro de Amaury.

A única coisa que a Veja pode fazer para proteger a corrupção tucana é o que está fazendo: silêncio sobre o assunto e cortina de fumaça com outras "denúncias" para preencher a pauta. Mas é preciso lembrar que essa conivência, mesmo que na forma de silêncio, hoje revela cumplicidade na corrupção.

O fim de José Serra e do PSDB

Não vai dar para fazer silêncio para sempre, até porque o livro é só a ponta do iceberg. Imaginamos o quanto é doloroso para alguém com Reinaldo Azevedo ter que escrever o obituário político de José Serra, (cujo futuro é o mesmo de Maluf), e o fim do PSDB como alternativa de poder, justamente no momento em que o marqueteiro Antonio Lavareda tentava resgatar o que o tucanos acham que seja o legado de FHC. Com o livro de Amaury, o único legado de FHC que sobra é a maior roubalheira que uma grande nação já sofreu em seu patrimônio, pela rapinagem de politiqueiros embusteiros e traidores da pátria que venderam as riquezas da nação a preço de banana em troca de propinas. Pobre Aécio Neves (outro vendilhão). Sua estratégia de defender FHC e a privataria acabou de falir e precisa voltar para a prancheta dos marqueteiros para recauchutagem geral.

Há 9 anos, o mesmo trololó

Em 2010, toda vez que José Serra era perguntado sobre algum dos vários escândalos de corrupção que ele esteve envolvido, ele desdenhava chamando de tititi e trololó. Em 2002 ele fez a mesma coisa:

O que a Veja dizia em 2002

Clique nas imagens para ampliar












22 Comentários:

Anônimo disse...

Acesssem:
http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/1018968-livro-cria-polemica-com-acusacoes-contra-serra-e-o-psdb.shtml

Jorge Santos
Recife-PE

ferreira disse...

Ontem fui dormir um pouco "invocado". Antes perguntei: 'Cadê a Helena e o Zé Augusto que até agora nada disseram sobre o livro do Amaury Jr.?' Mas valeu a pena esperar pois a postagem está um 'show'. Parabéns Sr. Zé Augusto.

Anônimo disse...

Para quem tem algum tipo de duvida, do que é a direita, representada por essa midia imunda, VEJA as mentiras, nesta matéria, que eles promovem a cada segundo. Eles publicam, falam, vociferam em um momento e, num momento subsequente, negam tudo e colocam a culpa nos "outros". Sempre os "outros". Cade, reinaldo e seu augusto nunes o tal "pesadelo"? V.Sas. que estão com muita insonia. Essa é a direita midiatica/partidária. MENTEM. MENTEM E MENTEM. É seu DNA. Pois, sem mentiras, eles não se sustentam no poder. Faliram o mundo todo com suas mentiras. Essa é a maior e incontestável PROVA, a falencia do mundo, contra voces. É assim. A DIREITA É O FLAGELO DA HUMANIDADE. (H.Pires)

Anônimo disse...

Quero lembrar que a corrupção, como quer a grande midia, não começou com o governo Lula, mais sobretudo no governo Collor, que queria juntar seu primeiro bilhão (como disse Pedro Collor), ai veio o governo FHC, o governo mais corrupto da nossa história, não me canso de repetir. Que comprou releição, nomeou o procurador engavetador, mentiu, mentiu dizendo que com a venda das estatais iria melhorar a educação e a saúde deste país. ------------------------------ Eugênio

Anônimo disse...

A resvistinha Veja....provando do proprio veneno!! a casa caiu para ela... a proba resvista que tiroteiava ministros deste governo...VIVA A BLOGOSFERA*

zcarlos disse...

Excelente Zé Augusto.
Parabéns.
Grande abraço!

Luis R disse...

Como assim, Serra terá o mesmo fim de Maluf? Quer dizer que ele vai ficar numa boa, passeando de prosche na av Mrginal, indo pra Cotia, Campos do Jordão, nas festas do Alto Pinheiros. Estou tentando entender que todo esse embrulho não ee apenas uma briga entre revistas e jornalistas dentro apenas da mídia, Estou tentando entender que esses caras são criminosos e coniventes de mortes e assassinatos ao povo e que não sei por que não são presos e condenados e encarcerados. Não sei por que o governo, da presidência ao advogado geral etc etc não fazem nada ou pelo menos não fizeram nada atee agora.

Anônimo disse...

Estou pensando no Gurgel... Se ele silenciar é o que? Que nome se dá ao silêncio de um funcionário público que, tendo a possibilidade de investigar impressionantes indícios (para não dizer, provas) de crime, nada faz?
Ary

jorge mendes disse...

a verdade é que ele quer dinheiro,como Serra como governador "dava" 2 milhões em publicações com a secretaria da educação já serviu para calar a boca.
O "reinaldinho" tem preço,esses dois milhões cobrem a perda nas vendas,ligaram oferecendo esse lixo com assinatura de 3 meses grátis,só faltou implorar

Lee disse...

Excelênte reportagem...por ser leitor deste blog posso afirmar que sou uma pessoa completamente bem informada. Bravo!

Márcia Reis disse...

Vem como uma luva o adágio popular, "Quem com ferro fere, com ferro será ferido". E nesse caso, com juros e correção monetária, apesar do PIG é claro.

Leila Farkas disse...

Muito boa a matéria! Mostra de forma descarada o conluio entre esses canalhas e a velha mídia! Nada de novidade, mas é muito bom ver as provas! Parabens!

Luciano disse...

Escreve aí: nada será veiculado, não serão punidos, o Serra e FHC continuarão na mesma, podendo o Serra até se eleger Prefeito de SP, esse livro será desqualificado, etc., etc.
Sabe porque? Porque no PT não tem Deputados e Senadores que defendam o Partido. São todos um bando de covardes. Ficam calados ou mudos diante de um fato dessa natureza. Já pensou se fosse esse livro chamado de Privataria Petista?
É por essas e outras que não voto mais nesses jumentos do PT.

Daniel A. Cavalcanti disse...

Tenho imenso orgulho de minha origem, mãe e pai operários. Minha mãe, migrante nordestina há quase 50 anos em São Paulo, negra e pobre.
O maior valor herdado? A honestidade e a honra de não ter qualquer mácula em seus nomes.
Não tenho a menor dúvida de que conseguissem pleito em cargo público, jamais roubariam de seu próprio país, jamais lesariam milhares de pessoas de nossa origem que ainda não foram incluidos pelo desenvolvimento recente que alcança o Brasil.
Tenho origem de minha origem, operária, negra, nordestina, de mãos limpas!

Daniel Andrade Cavalcanti

Anônimo disse...

É importante ler a entrevista do jornalista Luiz Fernando Emediato, da Geração Ediotorial, que publicou o livro Privataria Tucana no blog Vermelho.org.
Lia

Maria Libia disse...

O Álvaro Dias está , no senado, mostrando a VEJA, todo foribundo contra os mensaleiros. MAS PUSILAMINIDADE DO PT não mostra a Carta Capita lcuja reportagem sobre a PIRATARIA TUCANA, fala do livro do Amaury. Como o PT se tornou SORDIDO. voto meu de minha família NUNCA MAIS. O PT é mais canalha do que o PSDB. E pensar que votei nestes pulhas desde que o partido foi fundado. wwwmaria libiasp@yahoo.com.br

Maria Libia disse...

O Álvaro Dias está , no senado, mostrando a VEJA, todo foribundo contra os mensaleiros. MAS PUSILAMINIDADE DO PT não mostra a Carta Capita lcuja reportagem sobre a PIRATARIA TUCANA, fala do livro do Amaury. Como o PT se tornou SORDIDO. voto meu de minha família NUNCA MAIS. O PT é mais canalha do que o PSDB. E pensar que votei nestes pulhas desde que o partido foi fundado. wwwmaria libiasp@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Quanta decepção com o PT! Sempre votei nesse partido acreditando ser o diferencial na política brasileira, entranto chego a triste coclusão que não difere em nada dos outros partidos. A esperança agora é o PSOL, que através do Dep Protógenes protocolou um pedido de CPI da Privataria. Enquanto isso, o silencio é ensurcedor por parte das lideranças do PT. Presidente Dilma, vc que foi vítima das campanhas difamatórias do Cerra, faça alguma coisa, não nos deixe órfãos.

josé lopes disse...

Maria Líbia, que deve ser um nome fictício assim como o seu e-mail, nunca foi petista. O fato de alguns "petistas" terem supostamente praticado mal-feitos não significa que sejam todos iguais. Procure em seu site de pesquisa: Corrupção no PFL. Corrupção no PSDB. Corrupção no DEM. Corrupção no PSDB. Corrupção no PPS e, depois venha me falar em ética. O problema é que o PT cresceu e, os supostos erros do PT têm maior visibilidade na mídia que sempre o perseguiu. Em compensação os mecanismos de combate à corrupção pela primeira vez funcionam no Brasil. Dê uma passadinha no site da Agência de Notícias da Polícia Federal ou no Portal da CGU (Controladoria Geral da República) ou ainda no Portal da Transparência do Governo Federal. Todos estes órgãos funcionam prá valer e, é o que dá base de informação para a midia que por sua vez só divulga o que é ruim para o governo, o que é bom omite ou deturpa. Nos governos passados do PSDB era o contrário.

Almir Albuquerque disse...

Excelente trabalho de pesquisa deste blog que resgatou uma matéria de quase 10 anos atrás para mostrar que as denúncias contidas no livro do Amaury Ribeiro Jr não podem ser contestadas.

Eu acredito que seja o fim da carreira política de José Serra, mas eu acho que ainda é pouco. Num país sério e com uma justiça plenamente consolidada, todos os envolvidos responderiam por estes crimes na justiça.

Grande abraço.

SILVESTRE BARCELOS disse...

É ISSO AÍ! VAMOS DESMONTAR ATRAVÉS DA BLOGSFERA ESTA FARSA MONTADA HÁ SÉCULOS PELA DIREITA BRASILEIRA, ATRAVÉS DESTA IMPRENSA SUJA E APÁTRIDA, CAPITANEADA POR REDE GLOBO, VEJA, FOLHA DE SP, ESTADÃO; ELES SE REVEZAM, SEMANALMENTE, EM ATAQUES AO GOVERNO DILMA, AO NOSSO QUERIDO LULA E AO JOSÉ DIRCEU E NÃO FAZEM NADA PELO NOSSO BRASIL; TENTAM DE TODAS AS FORMAS FAZER O 3º TURNO DAS ELEIÇÕES DE 2010; VAMOS DESMASCARÁ-LOS!!!

França disse...

Altamiro, e porque essa gangue não tá na cadeia?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração