Pages

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PIG avança no cerco: escândalo morto, escândalo posto

Sexta-feira, dia da nomeação do novo ministro, sua imagem já começa a ser desconstruída, inclusive pautada pelo mesmo PM milionário. Ainda falta a revista Veja e, quem sabe, a repercussão no Jornal Nacional.

Na guerra da comunicação sobre a chamada faxina, o PIG (Partido da Imprensa Golpista) avança no cerco ao governo Dilma, não interessa o que a Presidenta faça.

Escândalo morto, com a demissão de Orlando Silva, já procuram forjar escândalo posto com Aldo Rebelo.

Nós aqui sempre defendemos que a verdadeira faxina na corrupção deve ser feita continuamente, como rotina e com rigor, como faz a CGU, a Polícia Federal, o Ministério Público. E todas as repartições de governo devem ser cada vez mais aperfeiçoadas para agir com o mesmo rigor destes órgãos. Honestidade não é mais do que obrigação, e nem deveria ser visto como diferencial político, pois se tivéssemos um sistema jurídico rigoroso, os desonestos ficariam automaticamente banidos da política e dos cargos públicos.

No caso do Ministério dos Esportes, a política que parecia mais correta era apenas separar o joio do trigo, preservando os honestos, consertando o que estava errado, e divulgar à exaustão tanto os acertos, como as medidas exemplares tomadas para punir os desonestos e para prevenir a repetição de erros.

Orlando Silva era parte do trigo (pelo menos até agora convenceu, como poucos políticos, de que é inocente, e de que as políticas que desenvolveu apenas tiveram seus riscos inerentes de fraudes e ataque de picaretas, mas foram bem intencionadas e estruturantes. Boa parte deram bons resultados, e os fraudadores e picaretas estavam sendo punidos à medida que eram identificados).

É correto radicalizar os controles que estavam e estão sendo feitos no ministério do esporte (e é bom fazer o mesmo em todos os ministérios, para não se tornarem a bola da vez): cancelar convênios duvidosos, fazer um pente fino em todos eles, auditar, avaliar resultados (mesmo dos convênios honestos, se estão atendendo aos objetivos previstos), reaver dinheiro público desviado, punir fraudadores, expurgar picaretas, melhorar controles e procedimentos preventivos.

Mas tudo isso poderia ser feito sem a troca do ministro, tornando essa batalha mais árdua para o próprio governo no curto prazo, porém com resultados melhores no médio e longo prazo da guerra política.

Politicamente, a demissão do ministro foi como ceder uma fortaleza em uma guerra. O adversário captura o território e avança. Manter Orlando Silva, ainda que sob intenso tiroteiro, manteria o adversário preso naquela batalha, e também sofrendo desgaste, tanto na perda de munição, como na fadiga, até sofrer baixas na credibilidade a cada inocência provada, e a cada punição exemplar exibida pelo governo (inclusive fazendo o PM milionário - protegido da oposição e da imprensa - devolver os R$ 4 milhões que deve aos cofres públicos).

O objetivo de uma guerra é ir vencendo cada fortaleza ou linha de resistência até cercar o quartel-general inimigo, para exigir a rendição ou conquistá-lo à força. O jogo político da oposição no Brasil não é muito diferente, desde 2003.

A má notícia é que o PIG avançou e ficou mais forte em sua sina golpista. Além disso, a militância que deu suporte à Lula durante o mensalão, o "caos-aéreo", e à Dilma quando era ministra e candidata, está com a "moral da tropa" baixa, no momento, ao ver ministros inocentes caírem sem provas e com relativa facilidade.

As condições objetivas para uma boa notícia existem, mas está por vir, e só virá se o governo reagir com firmeza em sua comunicação, não com os veículos de imprensa intermediando a informação, mas diretamente com o povão, mesmo que seja através dos veículos de imprensa, mas usando a própria voz, como bem soube fazer Lula, e a própria Dilma quando era candidata.

Nem precisa expor a Presidenta a um interrogatório diário de jornalistas para discutir factóides e declarações de meliantes arregimentados pela imprensa para inventar denúncias, mas é preciso que ferramentas como o blog do Planalto se tornem fontes de informação para impedir que palavras falsas sejam colocadas na boca da Presidenta por "fontes do Planalto".

E é preciso também liberar mais os ministros e políticos governistas para falarem mais, dar mais entrevistas, fazer o contraponto, dar respostas do governo para os fatos noticiados. Ou seja: atuarem também como líderes políticos que são, e ocupar espaço que está vazio, deixando ser ocupado apenas pela mediocridade de gente como ACM Neto (DEMos/BA).

O governo ainda tem muitas fortalezas e as forças da oposição e do PIG ainda são limitadas. Mas é preciso mudar a tática urgente senão, de vitória em vitória do golpismo, acaba por levar o governo a perder a vantagem e entrar na zona de desestabilização pela oposição.

Todo cidadão brasileiro quer respostas firmes no combate à corrupção, e é dever do governo apresentá-las. Gostemos ou não da "faxina" virar assunto prioritário que despolitiza o verdadeiro debate político, o fato está consumado. Já virou pauta obrigatória nacional e internacional, e não há agenda positiva que fará a imprensa oposicionista desviar dessa pauta, onde ela está ganhando todas.

Na guerra da comunicação da faxina, pouco está interessando as atitudes enérgicas que o governo toma contra os casos de corrupção, porque tudo isso sai deturpado ao bel-prazer da mensagem que a imprensa oposicionista quer passar.

De nada adianta atitudes austeras e desejáveis, caso o governo não falar à exaustão, alto e em bom som o que está fazendo, com sua própria voz.

13 Comentários:

Anônimo disse...

A cada denúncia do PIG Dilma demite o "suspeito" e realimenta o denuncismo, é como dar mais uma carreira para um viciado ou um copo de cachaça para um alcólatra na vã esperança de que ele desista do vício.

O diagnóstico do blog está correto: melhorar a comunicação mas não é só isso, a estratégia correta, adotada em todos os países sul-americanos por presidentes de esquerda é o ENFRENTAMENTO.

Disputar a pauta com o PIG, se cercar de gente que tenha língua afiada para defender o governo, gente boa de briga que não tem medo de manchete de jornal.

Se não fizer isso Dilma corre sério risco de ingovernabilidade, de perder a próxima eleição e até de golpe.

Ricardo - SP disse...

Ze Augusto,
Achei um erro fenomenal a atitude da presidenta.
Nao se demite um ministro por que o Civita e outros da quadrilha desejam. Tem sim, que agir com pulso forte, botar a boca no trombone e ir pra cima desse bando, so porque sao concessionarios da comunicacao nao lhes da o direito de fazer ou derrubar governo. Isto esta indo longe demais, estao pavimentando a estrada do golpe.
Se o congresso e formado por covardes o governo tem que agir com firmeza. A direita quando esta no poder nao vacila em agir ate com violencia contra a populacao, vide golpe militar, portanto na base de agua com acucar estaremos andando para tras.

Anônimo disse...

Cadê a Polícia Federal que não chama WillianWaack para prestar depoimentos? Informante de outro País é muito sério e ele tem de se explicar.

Nehemias Fernandes Jaques disse...

Assim como Lula mandou extirpar o DEM, tem que extirpar o PCdoB tambem, tudo que está saindo na imprensa dos Rebelos e do Orlando Silva Tapioca, será mentira ou será verdade? Claro que é verdade. A deputada Luciana Santos, está tambem sendo acusada de desviar R$ 7 milhões destinados a iluminação de Olinda/PE e, ai,vai ser extirpado o PCdoB ou não vai?

Pra não dizer que não faei das flores.

Anônimo disse...

A atitude mais importante do governo para cessar as crises ou no minimo saber lidar com elas satisfatoriamente é mandar a Sonelena Chagas de férias permanentes para algum lugar distante bem distante da SECOM, essa mulher está dormindo há 10 meses e a comunicação da prsidencia é um completo e total DESASTRE! Coloquem alguem competente na SECOM pelo amor de Deus os eleitores estão se sentindo cornos com tanta traição que sai na midia dia e noite há 10 meses muda essa tragedia dessa SECOM pra anteontem!

Anônimo disse...

Azuir Disse:
Tem Muitas ONGs Poderosas que como as duas ONGs do Policial Milionário que diz ter 3 Academias em Brasilia e ele também as usa como Escritórios de captação de Recursos Públicos, com o Compromisso de prestação de serviço a população, e que mesmo não sendo cumpridos, esta gente tem o Poder de influência no Judiciário e no Legislativo oposicionista, de não devolverem os recursos e são defendidos e recebidos pela Oposição ao Governo, num Esquema de organização que prejudica e dá enormes prejuizo ao Brasil.
Prejuizos no econômico e no Moral pelo exemplo facinora.
Quando o Judiciário apresentar as investigações contra o Ministro Orlando Silva, esperamos que tenham a coragem de não ignorarem a investigação desse acusador sem provas, que já tem débitos para com os bens Públicos.
O Ministro e o Judiciário tem de estar do lado da defesa dos Bens Públicos.
Vamos ver como essa História vai ficar e a realidade dos comportamentos do Ministro, do Judiciário e do Policial com suas ONGS e Academias em Brasilia.

Abração Amigo para todos

João Roberto disse...

A Presidenta deve responder à imprensa e ao povo demonstrando mais intransigência com a corrupção, doa a quem doer. Se for preciso, que meta a foice e o martelo nos corruPTos herdados e faça um governo totalmente com sua cara. Porque PC do B pode ser Presidenta Corajosa do Brasil, mas nunca P* no C* do Brasil.

Pacífico disse...

Zé Augusto,

Acho que é insuficiente o governo ficar se explicando, mesmo em alto e bom som. O governo tem que fazer mais que isso, por exemplo, não esquecer quem defendeu Lula e Dilma até agora, inclusive em 2006, onde combatemos, na rede, os golpistas de plantão, depois ter a coragem de desengavetar o projeto do Franklin Martins e por para sociedade debater, coisa que já deveria ter sido feita por Lula. Convocar paralelamente a isso rede de rádio e TV em horário nobre, diga-se, não uma, mas várias vezes para explicar tim-tim por tim-tim o projeto, aproveitando, obviamente, para esclarecer malidicências expalhadas pelo PIG, sempre que houverem. Pode ter certeza que será um balde de água fria.

Anônimo disse...

O Orlando Silva pediu demissão alegando como motivo principal o fato que precisava se afastar do cargo para se dedicar a defesa de sua honra, já que está sendo investigado pela Polícia federal, tem um processo iniciado por ele no STF e outro também iniciado por ele contra o seu acusador, na Justiça Comum.
Portanto acho incorreta essa tese de que a Presidenta demitiu o Ministro.Ela aceitou os argumentos dele e do PC do B, que estava também se sentindo prejudicado com a exposição negativa na mídia.
Fui servidora pública por 35 anos e sempre soube que qualquer ocupante de cargo de confiança tem que se afastar do cargo se estiver respondendo processo, onde é acusado de ilícito ou crime de corrupção.
Acho importante que isso se esclareça para que não fique essa crucificaçÃo da Presidenta, como se ela tivesse defenestrado o Orlando sem ouví-lo ou sem presumir a inocência dele.
O quadro foi outro.
Leila Abrantes

Nehemias Fernandes Jaques disse...

Zé Augusto, você não postou meu comentario? Que pena!

Anônimo disse...

Nodia 25/19, assisti ao programa Observatório da Imprensa, transmitido pela TV Brasil. Confesso que fiquei estarrecido com o que assiti. Havia três debatedores convidados, sendo um do Estadão, todos contra tudo o que o governo faz.
Como não bastasse, foi dado voz à Catanhêde, aquela da massa cheirosa, a Juca Kfolri, todos tecendo considerações do PIG.
Não havia ninguém para contrapor aos representantes do PIG.
Como pode um programa de uma TV pública, pertencente ao Governo Federal, fazer coro com a mídia golpista?
PS. Acho que Dilma está se enfraquecendo a cada dia, permitindo que o PIG faça a pauta de seu governo.

vinícius vitoi disse...

Zé Augusto, gostei da análise traçando paralelo com um batalha.
Penso que a Dilma é excelente enxadrista e está enfrentando batalhas duras. Porém, na minha opinião ela ainda prepara as peças no tabuleiro. Perde peças, mas tem ganhado em muitos fronts.

Concordo com a falta de garra da militância em defender o governo Dilma.
Por outro lado, percebo que a oposição está mais agressiva na mobilização de fofoqueiros de esquinas.
Na minha cidade essas pessoas são bem conhecidas e são eles quem mais disseminam piadinhas de mau-gosto contra o governo. Muitos deles são cabos-eleitoriais de políticos fisiológicos. Muitos ligados ao PMDB, esse é o grande problema da Dilma.
Perceba que na internete, principalmente os blogs do PHA e do Azenha , tem um montão de discípulos do Reinaldo Azevedo fazendo comentários maudosos. É muito fácil identificar o modo de escrever e manifestar opinião dos Reinaldetes. Uma ironia idiota!!!!
Eu paraei de ir a esses sites por causa de comentários agressivos típicos dos seguidores do Reinaldo Azevedo.

A briga vai ser longa e penosa.
Tenho evitado confronto em muitas situações de conversas de rua.
Optei por usar camisas discretas, algumas com imagens da Dilma e outra com o logo dos blogs sujos. Sempre que saio com essas camisas encontro pessoas que apoiam e pergunta onde consegui.
A camisa que faz mais sucesso é uma com desenho que peguei no site da Dilma.
Tá escrito Bom Dilma e tem aquela carinha amarela.
A camisa ficou simpática e faz sucesso em minhas caminhadas matinais.
Abraços Dilmais de apertado aos leitores e editores do Blog.
Tenho pensado que a grande luta se dará nos bastidores. Tudo isso na mídia é só poeira e fumaça.
Diga para a Dilma que ela está sendo perfeita!

Lee Saint disse...

A Dilma precisa enfrentar de forma decidida esses donos de mídia. DE maneira firme. Esse temor que não apenas ela, mas praticamente todos os políticos do PT tem dessa midia fascista, é inexplicável. A Dilma tem um diploma com mais de 50 milhões de votos atráz de si. O PIG não tem nada.É aquele velho ditado: se um soldado dá uma estocada com uma baioneta num saco de areia, ele infiará a baioneta até onde der, porque não há resistência, mas se êle tocar uma superficie dura, logo desistirá. É o que acontece com o atual governo federal e a mídia corporativa. Corrupção tem e deve ser punida, mas pelas leis, pelas instituições constutuídas para esse fim, e não pela gritaria midiática.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração