Pages

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Nelson Breve na presidência da EBC/TV Brasil

Boa escolha! Defensor do bom jornalismo, ponderado e hábil junto ao PIG, bom executivo, dinâmico e atuante quando estava responsável pela boa comunicação governamental. Há luz no fim do túnel.

Deu no Estadão:

A presidente Dilma Rousseff deverá anunciar no início da semana a escolha do ex-secretário de Imprensa da Presidência Nelson Breve para o cargo de presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em substituição à jornalista Tereza Cruvinel. A EBC foi criada no governo de Luiz Inácio Lula da Silva como empresa pública de comunicação, em substituição à estatal Radiobrás.

O processo de escolha de Nelson Breve se deu depois de uma intensa disputa de bastidores não só no setor de comunicação do governo, mas também de ministros palacianos e até do ex-ministro Franklin Martins (Comunicação Social de Governo). Uma parte defendia a recondução de Tereza Cruvinel; outra, tendo à frente Franklin Martins, fazia pressão para a escolha de Nelson Breve.

Há um mês, Tereza Cruvinel teve um encontro com a presidente Dilma Rousseff. De acordo com a própria jornalista, Dilma a convidou a permanecer no cargo. Mas ela afirmou que defendia a renovação na EBC. Ao se encontrar com Dilma, Tereza já sabia das disputas pela sua sucessão. E já vinha ouvindo falar que a escolha recairia sobre Nelson Breve. Ela optou por deixar a presidente à vontade.

Ao mesmo tempo, havia a informação de que conselheiros da EBC - que não têm poder para eleger, mas sim para demitir dirigentes - trabalhavam abertamente contra a recondução de Tereza Cruvinel. Alguns deles estavam até dispostos a iniciar um processo de impeachment da presidente, caso ela fosse reconduzida.

A EBC comemorou seus quatro anos de existência hoje, numa solenidade que marcou a despedida de Tereza Cruvinel. Dela participaram os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Marco Maia (PT-RS), além de alguns ministros, como Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Helena Chagas (Comunicação de Governo). Ao discursar, Tereza disse que a EBC sofreu muitos ataques desde que foi criada. "Nunca uma empresa tão necessária à democracia foi tão atacada", afirmou a jornalista.

A EBC, embora seja uma empresa pública, é mantida com verbas federais. Seu orçamento de 2011 é de R$ 450 milhões.

4 Comentários:

RASIL disse...

Nossa opinião é que a EBC, faça o seu contraponto ao PIG, exercitando a democracia nos meios de comunicação pública, com isenção.

Anônimo disse...

Espero que ele faça boas mudanças na única TV pública que deveria ser bem melhor. Que acabe com o Roda Viva, que já foi um bom programa mas ultimamente só tem apresentadores e convidados de direita, colocar ancoras melhores no Jornal da noite, melhorar o sinal e voltar a passar aqueles desenhos maravilhosos para crianças do ex-Leste europeu e de outros países. Enfim, torná-lo maisa atrativo. E, quem sabe, criar um espaço para divulgar as ações do Governo e de todos os Ministérios, já que as outras TVs escondem tudo.
Lia Vinhas

Noir disse...

Do jeito que o PIG está derrubando ministros, o presidente da EBC vai mudar de nome, se chamará Até breve.

Anônimo disse...

Azuir Disse:
Tem de funcionar como Rádio e TV e fazer contraponto a Globo, Bandeirantes e demais que que Trabalham para confundirem as Notícias, caluniando e difamando o Governo e todos que apoiam esse Governo Lula DILMA, que o PSDB, DEM e PPS fazem Oposição.
Vemos e ouvimos Rádios e TVs que querem a Crise no Brasil, que não querem a Copa nem as Olimpíadas.
Todos os Blogs Amigos tem de divulgar os Canais e as estações da EBC, e como é o acesso, pra gente poder ouvir e assistir.

Eu nunca Ví nem ouvi. Por favor me informem porque adoro Notícias mas, que haja honestidade na sua divulgação, que não seja como os Jornais Nacionais que estão por ai.

Abração Amigo parar todos.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração