Pages

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Minas usa dinheiro público em época eleitoral

Relatório técnico da Justiça Eleitoral de Minas mostra que, desde 2006, ocorreu um aumento no número de convênios assinados entre governo estadual e prefeituras nos anos em que houve eleição.

O governo atual, contudo, ressalta que a legislação eleitoral tem sido respeitada. Em 2006, ano em que o hoje senador Aécio Neves (PSDB) foi reeleito governador mineiro, foram assinados 4.359 convênios. No ano seguinte, em que não houve eleição, foram 2.887 (-34%). As informações são do jornal Folha de São Paulo

O número de acordos voltou a subir com força em 2008, ano de eleições municipais. Já em 2009, o total de repasses recuou novamente. Na eleição do ano passado, quando o tucano Antonio Anastasia foi reeleito governador do Estado, os convênios cresceram 26,8%, atingindo a marca de 4.764.

O relatório é parte de um processo de investigação na Justiça Eleitoral pedido pelo ex-ministro Hélio Costa (PMDB), candidato derrotado ao governo em 2010.Costa acusa Anastasia de abuso de poder econômico e político, o que o governador de Minas nega. Do total de convênios firmados em 2010, 75% foram assinados entre 1º de junho e 2 de julho, data limite fixada pela legislação eleitoral para a assinatura de convênios em anos de eleição.

Os valores transferidos pelo Estado para as prefeituras em 2010 tiveram um aumento de 170% em relação aos repasses do ano anterior, alcançando R$ 954 milhões.
A Folha comparou os montantes repassados com a receita total do Estado. Nos anos de disputa eleitoral, o peso dos repasses na arrecadação aumenta.

A Justiça, porém, observa que não houve desrespeito aos prazos fixados pela lei. "Verificou-se que, nas datas compreendidas entre 03/07 a 03/10/2010, nenhum novo convênio foi firmado", diz o texto. Os técnicos do TRE registraram que os R$ 38,5 milhões transferidos nesse período "já constavam dos cronogramas dos convênios ou termos aditivos firmados e publicados antes do período".

Por esse motivo, não fizeram nenhum questionamento sobre essas transferências, especificamente. No entanto, mesmo quando esses recursos não são computados, nota-se aumento no volume total de repasses no ano.

Os dados que permitiram ao setor técnico da Justiça fazer o relatório foram colhidos no Siafi-MG (Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado). O desembargador Brandão Teixeira, relator do processo, determinou o acesso ao sistema.O relator do processo enviará os dados para análise da Procuradoria Eleitoral. Depois, emitirá seu parecer.

6 Comentários:

Fred Azevedo disse...

E as verbas que Anastasia liberou para todos os prefeitos do norte, vales do mucuri e jequitinhonha em Minas Gerais??? Justamente no período eleitoral...quando não se pode liberar!!!

T.G. Meirelles disse...

Caros amigos,
O natal já se avizinha e, subtamente, me ocorreu que os blogs progressistas e sujos bem que poderiam já ir ensaiando as suas saudações de fim de ano. Sugiro a idéia de que cada blog e site sujo faça uma sudação natalina com garis, lixeiros, catadores, etc. Iria ser muito oportuno, não acha?
Saudações!!!

Colaborador disse...

MUDA A PAUTA DESSE BLOG. TÁ PÉSSIMA, ENCHENDO O SACO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eduardo Campos disse...

PSB com PSDB

Eduardo Campos minimiza aproximação com Alckmin

Governador de São Paulo esteve no congresso do PSB paulista ao lado do governador de Pernambuco
Publicado em 31/10/2011, às 22h11
Do JC Online
De volta de um fim de semana viagens por São Paulo e Brasília, o governador Eduardo Campos minimizou, na noite desta segunda-feira (31), a aproximação cada vez maior com o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito da capital daquele Estado, Gilberto Kassab, fundador do mais novo partido aliado do PSB de Eduardo, o PSD. Os três estiveram lado a lado na convenção estadual dos socialistas de São Paulo, realizada no último sábado.

O governador diz que não há por que ver “confusão” no fato de cultivar relação com o tucano e o atual pessedista e ex-DEM, o que poderia incomodar aliados que não se bicam com o PSDB – a exemplo do PT da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Em São Paulo todos vão à convenção de todos, não tem debate aí”, resumiu Eduardo Campos, logo após participar de lançamento de livro e de homenagem ao avô, o ex-governador Miguel Arraes, na Zona Sul do Recife.

Para o governador, que preside nacionalmente o PSB, não é hora de tratar de “arengas” da política, mas de se voltar para as soluções da crise econômica mundial que começa a se insinuar sobre o Brasil.

“Tem que pensar em ampliar espaço de investimento, buscar grandes grupos econômicos que estão em países fortemente atingidos pela crise, investir em lugar que tenha crescimento. É o que a gente tem feito, necessário para que não se reduza a expectativa de crescimento da economia”, alertou.

Ele lembra que o País começou o ano com previsão de aumento de 5% do PIB, mas chega a novembro com expectativa de 3,5%.

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/pernambuco/noticia/2011/10/31/eduardo-campos-minimiza-aproximacao-com-alckmin-20726.php

Anônimo disse...

Azuir Disse:

Não muda essa Pauta Patriótica e tão querida da gente.
Amigos do Presidente Lula é Referência e orgulho da Gente, é um banho de dignidade.
Um Blog que ajudou Lula matar a fome de 500 anos, a criar empregos e fazer o Brasil Produzir e distribuir renda, a Pagar a dívida de 200 Bilhões de Dolares e a fazer mais vagas nas Universidades que todos os Presidentes Juntos desde o Marechal Deodoro até,o FHC do PSDB e das Privatizações a Preço de banana.
Amigos do Presidente Lula é um Marco da Mudança do Brasil.
Como o próprio LULA, respeitado pela capacidade de ajudar na decisão pro Brasil ser Melhor.
Abração Amigo para todos.

Eduardo Campos disse...

Povo Brasileiro, ninguém aguenta ser oposição por muito tempo !!!! São mais de 9 anos na oposição ao governo Lula e Dilma os Democratas e Tucanos do PSDB-DEM lambendo uma rapadura, a pão e água !!!! Todo mundo quer ser governo, governista, da base aliada,...

A oposição, oposicionistas estão sem rumo, perdidos !!!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração