Pages

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Lula encontra Lech Walesa na Polônia

O presidente Lula se encontrou nesta quarta-feira (28) com o sindicalista e ex-presidente da Polônia Lech Walesa.

A trajetória de Lula e Walesa começou de forma semelhante, mas tomaram rumos diferentes.

Walesa fundou a organização sindical Solidariedade na Polônia e liderou as primeiras greves em 1980, mesma época que Lula liderava greves no Brasil. A diferença é que aqui vivíamos um ditadura de direita aliada aos EUA nos tempos da Guerra Fria, e a Polônia era comunista, aliada à antiga União Soviética, e Walesa tinha apoio da Igreja Católica, do papa polonês João Paulo II.

Já naquela época o Solidariedade e o movimento dos trabalhadores brasileiros liderado por Lula trocavam apoios internacional entre si.

O Solidariedade conquistou reivindicações trabalhistas e de abertura política, mas também enfrentou retrocessos, e Walesa chegou a ficar preso político por um breve período (assim como Lula) e, após ser solto, ganhou o Nobel da Paz.

Assim como Lula foi candidato a presidente em 1989 nas primeiras eleições diretas após a redemocratização, Walesa disputou as primeiras eleições de lá em 1990, com a queda do muro de Berlim. A diferença é que Walesa foi eleito naquela época, porém perdeu sua grande oportunidade e falhou ao fazer um governo neoliberal como o de FHC, afastando-se do trabalhismo e socialismo. Com baixa aprovação popular, não conseguiu ser reeleito em 1995. Em 2000 disputou novamente, mas só teve 1% dos votos, devido a decepção dos poloneses com suas posições.

De qualquer forma Walesa faz parte da história, sobretudo do movimento sindical (a parte bem-sucedida de sua biografia), e tem uma fundação com seu nome, que premia personalidades que se destacam na luta pela liberdade, democracia e cooperação internacional. É este prêmio que Lula irá receber nesta quinta-feira (29) às 11h30 (hora local).

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração