Pages

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sindicalista é assassinado no Pará


O sindicalista Valdemar Oliveira Barbosa foi assassinado ontem, em Marabá, no sul do Pará, por dois pistoleiros em uma moto. Valdemar, conhecido como Piauí, andava de bicicleta pelo bairro de São Félix, por volta das 10h, quando dois motoqueiros com capacetes, numa moto preta, atiraram contra ele. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o assassinato do sindicalista pode ter ligação com a ocupação organizada por ele numa fazenda.

Morador do bairro Nova Marabá, Valdemar Barbosa era do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá e coordenava um grupo de famílias que ocupou a fazenda Estrela da Manhã. Como a fazenda não foi desapropriada, de acordo com a CPT, Valdemar foi para Nova Marabá, onde ajudou a organizar uma ocupação onde morava atualmente.....


Em nota divulgada ontem, a CPT destacou que a vítima também tinha participado de outra ocupação na região, em Jacundá: "Valdemar não desistiu de lutar por um pedaço de terra. Há mais de um ano, passou a coordenar um grupo de famílias que ocupavam a fazenda Califórnia, no município de Jacundá. No final do ano passado, as famílias foram despejadas da fazenda pela Polícia Militar do Pará. Piauí não perdeu o contato com as famílias e ameaçava voltar a ocupar novamente a fazenda".

A fazenda Califórnia desenvolve atividades de pecuária e carvoaria. "Pistoleiros teriam sido contratados pelo fazendeiro para impedir uma nova ocupação do imóvel. O assassinato de Piauí pode ter ligação com a tentativa de reocupação da fazenda", diz a CPT.

Na nota, a Pastoral lembrou a morte do casal José Cláudio e Maria do Espírito Santo, este ano, e criticou o trabalho da polícia e a lentidão das investigações sobre os crimes motivados por terra no Pará. Este foi o sexto assassinato no ano ligado à disputa pela terra.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração