Pages

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Aécio se oferece para governar o país com Dilma


O senador Aécio Neves defendeu ontem maior diálogo entre o seu partido, o PSDB, e o governo da presidente Dilma Rousseff para viabilizar a aprovação de grandes reformas e reduzir o espaço daqueles que, segundo ele, só querem se aproveitar do Estado.

Diante de empresários e políticos mineiros em um evento em Belo Horizonte, o senador chegou a falar em pacto de governabilidade com as oposições e disse que é preciso "grandeza" para que ambos os lados se sentem à mesa para enfrentar questões importantes ao país.....


O aceno veio em tom de desafio. "Falta ao governo, na minha avaliação, coragem necessária para chamar as oposições, quando tiver convicção de qual seja o caminho, e aceitar conosco um pacto de governabilidade que impeça aqueles que querem se locupletar, aqueles que querem se aproveitar do Estado, para que eles não tenham espaços que estão tendo hoje", disse Aécio.

Foi uma menção ao "aparelhamento da máquina pública" que criticara minutos antes em seu discurso e uma alusão aos integrantes do governo, muitos de partidos aliados ao governo, que têm sido alvo da sucessão de substituições que o Executivo empreende nos últimos meses.

Aécio, que é um dos nomes mais fortes da oposição para enfrentar Dilma numa provável tentativa dela de se reeleger em 2014, disse que é preciso "separar questões de Estado e de governo" e que a oposição precisa ter "capacidade para se sentar à mesa com o governo para discutir reformas". Segundo ele, muitas vezes seu partido é cobrado por fazer uma oposição mais frontal, mas que não é papel da legenda fazer oposição a questões de interesse do país.

"O Brasil avançou do ponto de vista democrático, cresce do ponto de vista econômico, mas se degrada do ponto de vista moral, é esse o Brasil que precisará ser reconstruído com coragem e com ousadia", afirmou durante encontro da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas.

Mais tarde, também em Belo Horizonte, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foi mais contido na aparente disposição de Aécio de abrir novos canais de diálogo com o governo Dilma. Questionado por repórteres, disse que isso "depende do próprio governo". E pontuou: "Isso não deve ser confundido com adesão. Há pontos de vistas diferentes".

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, também reagiu às declarações do senador. "O espaço para dialogar projeto e propostas é o parlamento e até hoje nem o PSDB, nem o DEM nem o PPS têm apoiado os projetos do Executivo", disse durante visita à capital mineira, onde se reuniu com a cúpula regional do partido. Falcão disse ainda que Aécio nunca foi um "crítico ferrenho" do governo. "Ele tem ensaiado algumas críticas muito tênues porque seu próprio partido não tem se encorajado muito a fazer oposição, está sem projeto, está sem rumo", disse o petista.

Os comentários de Aécio vieram em um discurso marcado por críticas aos anos do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que produziu um "Estado paquidérmico, com quase 40 ministérios sem foco". Disse que o governo caiu em sua própria armadilha de aumento de gastos e de criação de, segundo ele, "feudos" na máquina pública.

Criticou ainda o que, segundo ele, é um aumento desmedido de poder concentrado nas mãos da União, que enfraquece a oposição. O problema, disse, começa com aumento da arrecadação. "Jamais tivemos uma concentração tão ampla de recursos na União", disse. "O governo federal amplia a arrecadação das contribuições, que são os impostos não compartilhados, e toda a bondade que precisa ser feita, como a redução do IPI é feita sobre os impostos compartilhados". Valor Econômico

20 Comentários:

Solando disse...

Chega a ser ridículo...........sem comentários....

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

É BRINCADEIRA !!! >>
UM DOS MAIORES LARÁPIOS DESSE PAÍS QUERENDO DAR SUGESTÕES ?!?!?!
COMO TEM GENTE "CARA DE PAU" ... >>

Anônimo disse...

Xô Aécio! a Dilma não precisa de ti pra governar. Tá querendo ganhar popularidade pra 2014.

RODRIGO SIMOES disse...

eles querem a todo custo 'participar' do governo, 'ajudar' pra depois dizer que foi ele (aécio) quem teve as idéias!

espero q a Dilma nao caia nessa.

Anônimo disse...

Quem é Aécio, que nem neves é realmente, para criticar o melhor Presidente da História deste país? Alem de páquerador, o que mais ele tem a mostrar de realizações? Os mineiros, sobretudo cateorias como dos professores, só tem reclamações sobre sua gestão e a do atual governador, seu candidato. Essa "oferta de diálogo" é uma piada de mau gosto e a Dilma, essa sim uma mineira "comme il faut" sabe bem com quem lida.

Renata Lemos

Pajé Maiguassu disse...

O Ex-Governador e Principe das Alterosas só consegue falar mesmo em MG. Como Governador foi um excelente turista carioca, precisa procurar espaço no cenário Nacional. Deveria também dar pitaco no Governo Anastasia e procurar fazer mudanças primeiro em Minas.O s professores gsotariam que o Senador intervisse junto ao seu sucessor e pagar o q direito "piso"coisa que elementos do PSDB odiam. Vai falar em moralidade no túmulo do avô!

Maria Amélia martins Branco disse...

Esse Aébrio é uma piada, não governa nem a vida dele, que anda embriagado e fugindo do bafômetro, vai governar o Brasil, qual a competência desse TUCANO? Ele deveria era colocar uma CACHACERIA e vender pinga, nesse área ele domina.

Zé Brasil disse...

O Aébrio Bebes deve estar de porre!

Xô, tucano emplumado vá pousar noutro galho,pois vocês entendem muito é de quebrar o Brasil!

Anônimo disse...

Quem disse que este senador é confiável. Vejam a herança que ele deixou em MG. Greve de 84 dias dos professores por causa do não pagamento do piso salarial estipulado em lei desde 2008, época em que governava este estado. Aqui, ele instituiu o choque de gestão: reajuste zero aos servidores da educação. Resultado: esculhambou o setor educacional no estado, e arrochou todos os servidores públicos. Além do mais, comentando a greve dos professores em MG, ele se isentou e isentou seu sucessor, ao culpar o governo federal pelos baixos salários em MG. Segundo o jornal o tempo: "Ontem, o senador Aécio Neves (PSDB) disse que o salário pago aos professores em Minas "não é o ideal". Aécio responsabilizou o governo federal, que, segundo ele, não transfere receitas suficientes para Estados e municípios. "Nós só vamos remunerar melhor no momento em que o Estado se fortaleça ainda mais, buscando arrecadar mais e nós saiamos desse farrapo de federação que existe hoje no Brasil". Na frente ele finge amizade, mas, na prática, ela já trabalha para desqualificar as conquistas do governo Lula, pois o seu grande sonho é chegar a presidência nas eleições de 2014. O Lula e a Dilma precisam abrir os olhos!

paulo chacon disse...

Xô satanás! O psdb(minúsculo mesmo) é inimigo do PT, portanto não queremos esta corja dando palpites no nosso governo, até porque os nossos interesses são completamente diferentes. Nós queremos o povão ao nosso lado, enquanto os demotucanalhas querem governar para a elite branca. O fhc(minúsculo tambérm) não falou que eles deveriam esquecer os pobres?

Guerreiro de Minas disse...

O “homem “ que herdou uma divida de 15 BI e entregou para o teu sucessor em 60 BI segundo o próprio Diário Oficial de Minas, ops digo Jornal Estado de Minas http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2011/05/14/interna_politica,227482/divida-de-minas-e-impagavel-afirma-aecio.shtml, o “homem” que esta acabando com a EDUCAÇÃO do estado, que esta destruindo a POLICÌA CIVIL, que deixou o CRACK tomar conta do estado, que sucateou a CEMIG, que governa por LEIS DELEGADAS, o “homem” que alugou o prédio do IPSEMG por uma merreca pro amigo Fasano, que deixou Atlético, Cruzeiro e América sem estádio pra jogar o brasileiro. O sujeito que dirige bêbado, que bate em mulher e não sabe que sua habilitação esta vencida quer ajudar ao guiar o BRASIL. Só pode ser brincadeira

Zé Mário disse...

Esse funga-funga acha que o povo é burro, falar em aparelhamento, fale então do aparelhamento dos estados governados por eles. Aqui em Minas tem apadrinhados de todos os outros estados. Falar de moralidade e locupetrar, e ele o que faz, cadê as explicações sobre seus negócios escusos e de sua família. Ora, vai catar coquinho pseudo de playboy
carioca, nós aqui sabemos o que passamos nos desgovernos demotucanos...

Anônimo disse...

Aecinho do pó? Vixe!!!!!!!!!

Thiago Antunes disse...

Caramba, a adolescente Renata exagerou nessa de melhor presidente... Será que ela leu a carta de Dilma RECONHECENDO aquele que tirou o país do fundo da lama? Vams comparar FHC a LULA de uma forma bem simples: o primeiro criou a lâmpada elétrica comum enquanto o outro, baseando-se na usurpação dos estudos alheis, ajudou a criar a fluorescente... Sem o primeiro, provavelmente não tivessemos o segundo.. Aí teríamos de ficar com o candeeiro de José Sarney!
Por isso, menos, Renatinha... menos! Volta a brincar de bonecas, tá?

Nice Facundo disse...

Muito ajuda quem não atrapalha. Se ele para de falar besteira, já é de grande serventia.

Maria Amélia Marti ns Branco disse...

como é que um bêbado pode governar um país, é trágico se não fosse cômico.

Deco Lage disse...

o Aécio falou em moral?!
hahahahahahahahahahahahaha!

Maykon disse...

Esse Aecio Neves é um fanfarrão mesmo viu. Nunca votaria num sujeito igual a este que sequer teve a descencia de reconhecer os grandes feitos realizados pelo presidente Lula, agora quer crescer junto a presidenta Dilma. Sai dai sô.

Proibido virar à direita disse...

Doido pra pqgar uma caroninha na popularidade da coroa. Aecio Never.

Valdeir disse...

Se o P$DB fazer parte do governo acaba a economia no Brasil, é só lembrar a herança maldita que deixaram aos brasileiros.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração