Pages

terça-feira, 5 de julho de 2011

Tucanos pedem prévia para a disputa municipal

José Serra jura que ainda não decidiu seu futuro político, depois da derrota na disputa presidencial de 2010.Serra está desempregado,é politico de profissional, ninguém acredita que vão ficar sem boquinha.Mas, caso deseje concorrer à Prefeitura de São Paulo nas eleições do próximo ano, terá primeiro de vencer outros postulantes do PSDB nas prévias do partido. Ontem, o deputado federal Ricardo Tripoli foi o primeiro tucano a se colocar para a disputa. O secretário de Energia do Estado, José Aníbal, e o secretário de Cultura, Andrea Matarazzo, já procuraram o presidente do diretório municipal, Júlio Semeghini, e devem seguir o mesmo caminho em futuro próximo.Tripoli levou às reuniões dos diretórios da capital e estadual, que aconteceram simultaneamente na sede do PSDB paulista, 219 assinaturas de delegados do partido que endossam sua participação nas prévias: "Minha postulação não é um mero exercício político", afirmou Tripoli, ao pregar a necessidade de o partido se abrir à disputa interna. O presidente do diretório estadual, Pedro Tobias, discursou na mesma linha: "O PSDB precisa parar de ter medo de prévia. Eu senti vergonha da Convenção Nacional do partido", afirmou, lembrando o acordo de cúpula feito para decidir os cargos da executiva nacional.

Serra tem trabalhado junto à direção nacional do PSDB para que a escolha do candidato à Presidência em 2014 seja decidido por prévias. Busca, assim, evitar que o senador Aécio Neves (PSDB) seja escolhido pela cúpula tucana, hoje mais a seu lado do que do ex-governador de São Paulo.

A reunião foi conturbada. O prefeito de Catanduva, Afonso Macchione Neto, pediu a palavra para relatar um problema no diretório de sua cidade, causando a ira do deputado estadual e líder do PSDB na Assembleia Legislativa, Orlando Morando, que alegou que o prefeito estava desrespeitando a pauta da reunião. A discussão subiu de temperatura e os dois quase chegaram às vias de fato, sendo impedidos por colegas tucanos. Morando se retirou da reunião.

Uma presença notada pelos tucanos foi a do ex-deputado estadual Ricardo Montoro, que tem se mostrado insatisfeito com os rumos do partido nos últimos tempos e ameaçou até deixar a sigla.

A executiva estadual instituiu, para as eleições de 2012, que o PSDB deverá lançar candidatos em todos os municípios do Estado, e que os apoios a outros partidos serão analisados caso a caso. O PSDB comanda 205 prefeituras no Estado. Aqueles que quiserem concorrer deverão se manifestar entre setembro deste ano e fevereiro de 2012. O apoio em chapas encabeçadas pelo PT está proibido pela direção.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração