O Ministério da Saúde vai destinar, até o fim de 2011, R$ 41,5 milhões para o Estado de São Paulo construir 114 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida busca "consolidar o novo modelo de atenção básica em saúde no Brasil", conforme nota divulgada na manhã desta sexta-feira pela Secretaria de Saúde. As unidades devem ser construídas seguindo novos parâmetros arquitetônicos (quantidade de salas e espaço físico) e de atendimento (acolhimento e classificação de risco). O ministério já liberou a primeira parcela para a construção de 1.219 UBS em todos os Estados, incluídas no Programa Brasil sem Miséria.
"No novo modelo de financiamento, os repasses para os municípios prioritários, seguindo critérios de desenvolvimento socioeconômico, são maiores", ressalta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Os recursos de R$ 336,8 milhões para os Estados e municípios construírem as essas novas unidades são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).
A estratégia de fortalecimento da atenção básica inclui a reforma e a ampliação das 36,8 mil unidades em funcionamento atualmente no País. Essas UBS devem passar por uma padronização da infraestrutura. Até o fim do ano, o Ministério da Saúde deve finalizar um diagnóstico das necessidades de cada UBS para definir o volume de recursos necessários para as obras. Todas as unidades estarão conectadas à internet por meio da rede banda larga.
3 Comentários:
Vale a pena, se os governos tucanos e demoníacos privatizaram as unidades de saúde através das OS e mesmo assim faltam profissionais? Quais os critérios para os repasses? Nem lá nem no Rio vejo luz no fim do túnel. As coisas só mudariam com Orçamento Participativo, com os usuários decidindo também sobre a aplicação as verbas e fiscalizanodo, fora isso, será mais do mesmo.
Qual é a moral da ONU? neste caso das crianças africanas morrendo de fome (5 milhões) ela (A ONU ATRAVEZ DO UNICEF) limita-se a informar que 5 milhões de crianças estão a morrer de fome, mas no caso da LIBIA a mesma ONU autorizou o gasto de bilhões de dolares para derrubar o Kadafhi com a desculpa de "proteger" civis, E O PIOR DE TUDO É QUE O MUNDO ENGOLE ISSO TUDO SEM DIZER UMA PALAVRA?
FELIZ QUEM NÃO PRECISA DO SUS
Enquanto isso, HOJE, o posto de saúde do Bairro Carlos Prates de Belo Horizonte, está com OITO(8) aparelhos de ultra-som ESTRAGADOS esperando licitação pra consertar.
Tem 3(três) meses que minha irmã está esperando pra fazer um ultra-som e não consegue. Não tinha NENHUM médico no local hoje, e a atendente disse que se alguém sofresse um infarto ia ter que mandar pra um tal de hospital não sei onde.
Duas pessoas para atender centenas que precisam de atendimento.
Enquanto isso o dinheiro dos impostos vai pro bolso dos LADRÕES, cafajestes e bandidos.
É o fim dos tempos. Governo arrecadando horrores e o povo na MERDA.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração