A Procuradoria Geral da República (PGR) emitiu na semana passada um parecer pedindo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação do governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), e de seu vice, José Thomaz Nonô (DEM). Ambos são acusados de comprar votos por meio do programa "Alagoas mais ovinos", que distribuiu 1,6 mil ovelhas a produtores rurais do sertão do Estado em agosto e setembro de 2010, período de campanha eleitoral. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela PGR.
A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, decidiu dar provimento ao recurso da Coligação Frente Popular por Alagoas, liderada pelo candidato derrotado a governador em 2010, Ronaldo Lessa (PDT). Vilela Filho foi reeleito governador no segundo turno com 52,74% dos votos, contra 47,26% de seu adversário, uma diferença de cerca de 74 mil votos.
"O elevado número de animais distribuídos e o correlato dispêndio de recursos públicos com o programa, destituído de base legal e orçamentária, evidenciam a potencialidade da conduta", disse a vice-procuradora na decisão, acrescentando que a distribuição de ovelhas foi "suficiente para macular a normalidade e a legitimidade do resultado das eleições, na medida em que o produtor rural beneficiado, bem como seus familiares e pessoas próximas, tiveram a liberdade de escolha viciada".
Sandra pediu que o TSE casse os diplomas de Vilela Filho e de Nonô e torne ambos inelegíveis pelo prazo de oito anos. O recurso agora será julgado pelo ministro Arnaldo Versiani, do TSE, nas próximas semanas.
5 Comentários:
os 3 jornalões do PIG continuam escondendo o roubo de quase um bilhão no Distrito Federal
será por que nesse saqueio de 10 anos os ladrões eram da turma da direitona demotucana?
ou será que para a falha, o estadinho e o gloebbels um bilhão é troco?
Se fosse um político do pt isso estaria estampado em dodos os meios de comunicação.
Cássio Cunha Lima PSDB-PB também comprou votos
Helena, esquece. Se foi a Dona Sandra Cureau quem propôs a ação, provavelmente vai vir toda mal fundamentada como uma ou outra que ela propôs contra o seu chefe tucano 'Cerra'.
Eu tenho vergonha de ser alagoana, pq este traste deste tucano, q em alagoas chamamos de teosunami, estar destruindo nosso estado com uma verocidade nunca vista antes na história deste pobre estado. Espero q a presidenta DILMA não abra os cofres da União para q este teosunami continue a destruir o q ainda resta de nós alagoanos. Tudo q tem neste estado é obra do governo federal. Saude, educação e segurança é um caos total. E tudo obra e graça deste tucanalha. Espero q meus irmãos alagoanos acordem enquanto é tempo.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração