Pages

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Seguindo os passos de Lula, nacionalista peruano lidera o 1º turno

Com 68% dos votos apurados no primeiro turno das eleições presidenciais no Peru, o resultado é:

1º) Ollanta Humala: 28,6% dos votos;
2º) Keiko Fujimori: com 22,6% dos votos (filha do ex-presidente neoliberal Alberto Fujimori);
3º) Alejandro Toledo: 21,6% (ex-presidente neoliberal Alejandro Toledo)

Militar da reserva, Humala concorre pela segunda vez. No pleito passado foi o segundo mais votado no primeiro turno, perdendo no segundo para o atual presidente Alan Garcia, ex-esquerdista convertido ao neoliberalismo, como FHC e José Serra, porém melhor sucedido, pois não chegou ao ponto de quebrar o Peru, como FHC quebrou o Brasil.

Humala sempre foi demonizado pelo conservador PIG (imprensa corporativa) peruano, instaurando o medo na classe média. Na eleição anterior, ele se apresentava com um discurso mais radical, muito próximo de Hugo Chavez. Nas eleições atuais, moderou o discurso e a imagem, procurando se aproximar da imagem bem sucedida de Lula. O slogam de sua campanha imita o de Lula em 2002: "A esperança vai vencer o medo". Sua campanha prega melhor distribuição de renda e combate à pobreza, mantendo a estabilidade econômica e o crescimento econômico.

Ainda haverá segundo turno, mas Humala desponta com favorito, principalmente se confirmar, como adversária, a filha do ex-golpista Fujimori, recolhido à prisão.

A coalizão de Humala também está em primeiro lugar na votação para o Parlamento.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração