Pages

quinta-feira, 24 de março de 2011

Tucano Pérsio Arida, ex-presidente do BC, foi indiciado pela Satiagraha

O economista Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso, está entre os indiciados pela Polícia Federal na Operação Satiagraha. Diretor do Opportunity Asset Management entre agosto de 1996 e março de 1999, Arida foi enquadrado por suposta evasão de divisas, quadrilha e gestão fraudulenta.

O indiciamento ocorreu em agosto de 2010. À PF, Arida não se esquivou das indagações formuladas. Ele foi depor sozinho, sem advogado. Alguns ex-colaboradores do grupo relataram que o economista teve participação importante na área de captação do fundo. Doleiros do caso Banestado - evasão de US$ 30 bilhões - também depuseram nos autos.

A PF indiciou ainda 42 cotistas do fundo. Arida foi indiciado como gestor do fundo do banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity e alvo da Satiagraha, desencadeada em 2008.

A Satiagraha está sob suspeita no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Dois ministros já votaram pelo trancamento do caso sob alegação de que arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) atuaram ilegalmente no inquérito.

A divulgação sobre o indiciamento de Arida coincide com o julgamento do STJ. "Essas investigações correm em segredo de Justiça e, além disso, tem a sua validade questionada na 5.ª Turma do STJ onde já existem dois votos pela declaração de sua nulidade", reagiu o criminalista Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça e defensor de Arida. "De todo modo, o dr. Pérsio Arida tem absoluta convicção de que não praticou nenhuma conduta que pudesse ser tida como ilícita."

O Opportunity informou em nota ter solicitado 13 vezes à PF acesso ao inquérito, sem êxito. "A vedação do acesso ao inquérito, sem razão, só pode ser vista como uma maneira desonesta de encobrir ilegalidades na sua condução."

Na avaliação do Opportunity, a Satiagraha "foi pautada por iniciativas espúrias, os mentores da operação usaram o Estado para encobrir o fato de terem desrespeitado um sem-número de leis".

"Valeram-se de um circo midiático e de provas fraudadas para atender a interesses privados", destaca o texto. "É estranha a sincronia entre a divulgação desse inquérito da PF com a obtenção, pelo Opportunity, de uma liminar judicial para impedir a destruição de provas em um processo que corre na 3.ª Vara Federal e investiga os verdadeiros interesses que nortearam as ações dos responsáveis pela Satiagraha."

A assessoria informa que, em 16 de julho de 2007, a 3.ª Vara Criminal do Rio arquivou investigação sobre o Opportunity Fund "por falta de justa causa para a propositura de ação penal". Em agosto de 2007, o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, instância máxima administrativa, arquivou processo da Comissão de Valores Mobiliários.

"O Opportunity Fund atua de forma idêntica aos demais 9.231 fundos das Ilhas Cayman. Enquanto o Opportunity Fund é investigado de forma abusiva e ilegal, outros fundos de investimentos administrados por brasileiros em Cayman, de forma exatamente igual ao Opportunity, são ignorados pela PF, pelo Ministério Público Federal e pelo juízo de primeira instância." Informações Estadão

6 Comentários:

Hélio disse...

Neste Brasil, varonil, só vai para a cadeia, os integrantes do grupo dos 3 'P'. Preto, pobre e p..a.

Os bandidos de colarinho branco, engomado, estes, jamais irão.

Aí o Lulão falou da 'Caixa Preta',
e todos o criticaram veementemente.

Reforma dos códigos justicialistas
já para que todos sejam iguais perante a lei, conforme a CF/88.

X-MAN disse...

Enquanto isso o tombini n=vai se revelando uma cria do meirreles e o palocci aclama o mercado afirmando "a garantia soy yo!!" E o povão vai pagando o alcool a 2.30 a gasolina a 2,70 e ainda querem exportar. Quanto quas quas quas.........

josé lopes disse...

A serpente da justiça só pica os pés descalços!!!??? Como tem banqueiro santo neste país!! Mais um acaba de ser canonizado o São Oportunity. Esse só faz milagres para banqueiros e agiotas!

Anônimo disse...

... Tem de ser dado todo o Direito de DEFESA...

Como é um caso muito importante pela sua abrangência, tem de ser muito bem investigado por todos os setores da Sociedade, desde o MP, PF, Judiciário e Congresso numa CPI abrangendo a todos que são citados, ou fazem lembrar estes fatos como as Verônicas Dantas e Serra, como o Próprio Serra, como o Álvaro Dias do Banestado e todos que participaram das Privatizações nos estados e Federal, e que no final do Governo FHC deixaram a Dívida externa de 100 Bilhões herdadas da Ditadura Militar em 200 Bilhões de Dólares. Um Rombo na Nação.
Tem de Haver patriotismo e lavarem a Alma da Nação.
O Brasil Novo matou a Fome de 500 anos, criou empregos, voltou a Produzir, pagou a Dívida de 200 Bilhões de Dólares, criou mais vagas nas Escolas Técnicas e Universidades que todos os Presidentes Juntos desde Deodoro da Fonseca até o FHC.
Temos de confiar no Brasil e na nossa gente. Temos todos de pedir por Justiça.
Temos de Votar a CPMF, Temos de regulamentar a Mídia que deseduca, embrutece e aliena o Povo Brasileiro. Temos de apurar os crimes cometidos de tortura e Morte pela Ditadura Militar em nome da Justiça, do Direito e do Amor,
Temos de lavar a Alma e a Nação se Libertar plenamente e assumir a sua dignidade e humanidade.
Temos de fazer florescer Amor, Coragem e Justiça.
Por Amor ao Próximo, Boa Vontade, Partilha e Comunhão.
Tudo sendo passado a Limpo honrando o Novo Brasil.
Os que cometeram estes crimes hediondos, com certeza continuam cometendo crimes iguais e até piores. Esses bandidos Têm de Contidos,
Por Justiça para o Brasil Continuar avançando e sendo respeitado no mundo como tem sido desde o Governo LULA.
Abração Amigo para todos.

Azuir Filho e Turma de Amigos da Unicamp, Campinas, SP, de Rocha Miranda, Rio de Janeiro, RJ, e Mosqueiro, Belém, PA.

V disse...

O grupinho do Desafio aos Deuses tá caindo... está caindo.... está caindo...

Anônimo disse...

so 30 bilhões dinheirnho de pinga , e o resto?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração