Pages

segunda-feira, 28 de março de 2011

Na propaganda da Vale para chinês ver, gera empregos na indústria naval... da China

A propaganda da Vale S/A para chinês ver, em 2009 (extraído do canal ValeBraZil com "Z"):



Ronaldo: Eu sou o Ronaldo e eu sou do Brasil. E a Vale é a maior mineradora do meu país e é também a ponte de estímulo o comércio Brasil-China.
Locutor: O minério de ferro da Vale contribui há muito tempo para o desenvolvimento da China.
Ronaldo: A Vale investe na China...
Locutor: A Vale tem minas de carvão e de níquel na China e investiu US$ 1.6 bilhão na construção de 12 navios chineses.
Ronaldo: A Vale gera empregos na China
Locutor: A Vale ajuda na criação de milhares de empregos no país através de suas parcerias com empresas chinesas.
Ronaldo: A Vale compra equipamentos da China
Locutor: Só em 2008, a Vale comprou US$ 1,9 bilhão da China em equipamentos. E este ano vai continuar comprando ainda mais da China.
Ronaldo: A Vale valoriza seus negócios na China.
Locutor: A Vale valoriza as relações de longo prazo com os principais produtores de ferro do país e se importa ainda mais pelo desenvolvimento futuro da China.
Ronaldo: Vale, a ponte que estimula para o comércio Brasil-China

A propaganda da Vale S/A para brasileiro ver, em 2007:




A vale é um negócio da China, para os banqueiros acionistas e para a China: Investe lá. Gera empregos na indústria naval da China. Compra equipamentos da China... e ao Brasil só cabe vender minério de ferro para a China?

Em 2007/2008 a Vale andou fazendo uns anúncios na TV brasileira, entre eles o video acima, dizendo que era uma empresa brasileira: "é possível fazer sucesso no mundo, sem nunca deixar de ser brasileiro", diz o anúncio, quase no fim.

Agora, no sítio dela na internet, diz que não é bem assim. Diz que uma empresa "GLOBAL com sede no Brasil". Não diz que é uma empresa BRASILEIRA.


É por isso que a Vale precisa ficar com maior controle dos maiores acionistas, o governo brasileiro através do BNDESpar e a PREVI.

7 Comentários:

X-MAN disse...

È engraçada essa turma de "economistas". Se uma empresa é estatal coemçam a chiar que os funcionarios publicas que ali trabalham ganham fortunas, que exploram a empresa, que o povo é lesado etc e tal. Mas se a empresa se torna "meia (sic) privada" eles se calam, não importa se a exploração é mil vezes maior e os salarios que ela paga chega a ser um escarnio pra população.

Luis Rodrigues disse...

A propaganda "brasileira" da Vale é de extremo mau gosto e ofensiva, se apropria da nossa cultura e não diz nada, muito infeliz, lamentável.

H.Pires disse...

Esse ronaldo é do Brasil. A globo também. O ex-fhc também. O psdb também. O dem idem. Jamais e em tempo algum, eles visam ganhar algo. É tudo "patriota". Fizeram tudo isso por "amor" a pátria. Eles são o exemplo pronto das riquezas da pátria internacionalizadas e a miseria, na pátria, socializada. Direita em ação: "Soldados, defendam nosso latifundio, desses pobres, que insistem em chama-lo de nação".

Ronaldo Aquino disse...

Os chineses devem dizer: - Xiè-xiè, FHC!

Sabóia Jr. disse...

Como disse na época da privatização o nobre jurista Fábio Konder Comparato, o governo não era proprietário da Vale e apenas seu gestor, a Vale era do povo brasileiro e foi violentamenterouda dele em troca de míseros 3, bilhões de reais. Uma empresa que valia 92 bilhões de reais, dá pra falar alguma coisa?
Crime de lesa pátria, réus FHC e seus ministros econômicos e apresidência do BNDES,Mendonça de Barros.

Ricardo Macedo disse...

Realmente crime consumado...
e a justica se cala, o congresso se cala, a oab se cala, a imprensa se cala.
Ate quando?

Anônimo disse...

A vale não vale nada p/ o Brasil, mas sim um bom negócio da China, com salários de um milhão quem quer largar o osso?...Marry

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração