Pages

terça-feira, 1 de março de 2011

MInha Casa, Minha Vida, só terá cortes nas expectativas. Verbas serão de 1 bilhão a mais do que no ano passado.

Há um certo terrorismo e leitura errada (sobretudo para quem se informa pelo PIG) dos cortes no orçamento anunciados pelo Ministério do Planejamento e da Fazenda.

O orçamento de 2011 estava com algumas verbas que continham a expectativa de um grande aumento de recursos em relação ao ano passado. Na maioria dos desses casos o aumento será menor do que expectativa, mas ainda assim haverá o aumento em relação ao ano passado. Portanto, a maioria dos cortes é na expectativa.

Em relação ao ano passado, mesmo com os cortes anunciados, houve aumento de verbas para os Ministérios da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

No caso do programa "Minha Casa, Minha Vida", a Ministra Miriam Belchior, disse que este ano serão gastos R$ 1 bilhão a mais no programa do que foi no ano passado. Então não há risco de diminuição no programa, e os 2 milhões de casas planejados no governo Dilma serão realizados.

4 Comentários:

Jorge portugal disse...

Tem que haver cortes também no
Kg do FEIJÂO, no LEITE, ARROZ, AÇÚCAR, ÓLEO DE SOJA, CARNE, MACARRÃO, TÁ TUDO MUITO CARO.

Luiz Verdi disse...

O que são 1 bi contra 30 bi a mais no bolso dos banqueiros por conta da alta dos juros?

Leonardo Scalercio disse...

Pois é, companheiros... Por acaso a Dilma, a Mirian, o Haddad irão a TV em Rede Nacional para explicar que o governo está - na verdade - aumentando os recursos? Vão desmentir o PIG? Até eu acreditei quando vi na TV (não na globo, é claro). O PIG é isso: Cria os discursos dos preconceituosos, dos odiosos, dos racistas, dos reacionários. Estes estão na UTI e o PIG é seu único alimento. E enquanto não houver lei de medios ou a Dilma vir explicar isso na TV e no Rádio, desmentindo, consequentemente, o PIG, eles vão se criando e detonando nosso governo. É muita lerdeza e complexo de serviçal para minha cabeça.

Alberto F. Barbosa disse...

Brasília, 1/3/2011 - Sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no âmbito dos ajustes orçamentários anunciados em 28/02/2011, os Ministérios do Planejamento e das Cidades esclarecem que:

Os recursos destinados para o programa são suficientes para garantir o desembolso necessário para o andamento, em 2011, das obras já contratadas e o início de sua 2ª etapa, para alcançar a meta de 2 milhões de unidades até 2014.

O orçamento global previsto para o programa em 2011 era de R$ 36,7 bilhões e com o ajuste realizado ficou em R$ 31,6 bilhões, 86% do previsto inicialmente.



Cabe salientar que a esses R$ 31,6 bilhões se somam a R$ 9,5 bilhões de Restos a Pagar (RAP). Comparando-se com 2010, a soma do orçamento e RAP, em 2011, é 4,9% superior ou R$ 41,1 bilhões.



Como já foi esclarecido, esse ajuste é resultado da adequação do orçamento à execução do programa prevista para o período de abril a dezembro, após a votação da Medida Provisória 514 que cria a 2ª etapa do programa.

Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão
Ministério das Cidades

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração