A fusão entre PSDB, DEM e PPS pode representar a principal alternativa para a oposição sobreviver e ter chances reais de disputar a Presidência da República em 2014. A análise foi feita ontem pelo ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). O tucano reconheceu que há uma tendência de união dos três partidos no médio prazo diante de um sistema político que favorece a cooptação de políticos por partidos que estão no poder.
"Político hoje no Brasil se coopta através de vantagens disso e daquilo. Prefeito de oposição, por exemplo, não existe mais. Governador de oposição, está difícil. E parlamentar, agora, está ficando raro. Então, para aqueles que acreditam que há necessidade para a democracia brasileira de se fazer uma oposição correta, pode ser um destino", disse Jereissati, que não pretende mais se candidatar a cargos públicos. Ontem, o ex-senador tomou posse como conselheiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), ao lado de ex-ministros do governo Lula como Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e Celso Amorim (Itamaraty), e do governo Fernando Henrique Cardoso, Adib Jatene (Saúde).
Apesar disso, o ex-senador tucano observou que este não é o momento ideal à fusão. A oposição, no entanto, deve começar a discutir a hipótese apenas após as eleições municipais de 2012. A expectativa é que o senador Aécio Neves assuma o comando das articulações. Antes de se pensar na fusão, avaliou Jereissati, o partido deveria construir uma nova agenda para o país.
"A agenda que prevaleceu no país nos últimos 20 anos foi a do PSDB. Mas ela está vencida. O momento é outro. Temos que ter uma nova agenda, em cima do que são os problemas do Brasil hoje", afirmou. A declaração vai na linha de tucanos como Aécio, que defendem uma reformulação na legenda para torná-la menos paulista e mais próxima dos interesses da sociedade.
Jereissati ressaltou que as discussões sobre a atuação do partido na esfera nacional podem ocorrer no âmbito do conselho político do PSDB, instância que seria composta por líderes sem funções administrativas. A ideia de criar um órgão como esse surgiu com o ex-presidente Fernando Henrique e tem como pano de fundo a disputa pela presidência, já que o ex-governador José Serra também nutre interesse pelo cargo. Leia sobre o asusnto no blog Os amigos da presidente Dilma> DEM, PSDB e PPS planejam fusão
12 Comentários:
Qual o motivo desses partidos psdb, dem, pps, não assumirem sua cara e ideologia de DIREITA! Voces são covardes ou só querem fazer, para se elegerem, discursos pró-povo e depois de eleitos é aquela farra de venda\doação de todas as riquezas de nossa Pátria! Para esses partidos da direita dissimulada: A globo, que é de voces, diz e repete que a esquerda é inexistente. Então, qual o medo! Voces, psdb\dem, eram tão "machos" no senado, e agora! Vamos lá psdb\dem, deixem de ser COVARDES. Vem a público. Assumam sua verdadeira fuça de direita.
H.Pires
A direita nao pode mostrar a fuca.
Se mostrarem nao ganham votos, sempre viveram de mentira e enganacao e continuarao a ser sempre assim.
No interior, nós dizemos que não se pode entusiasmar de modo fácil. É como ficar maravilhado com o sabor e comprar 1 kg de fumo de corda e depois verificar que não é tão bom assim. Mas como você comprou 1 kg, vai ter que fumar até o fim.
Assim eu vejo o PSDB e o PIG que tanto falaram e apoiaram o Lamparina de ALexandria. Disseram tanto sobre as "grandes realizações" do seu governo que agora, para poderem mudar de opinião, vão ter que fumar até o final, infelizmente, quando "ele" passar desta para melhor(ou pior, sei lá).
Mais um golpe a vista, querem acabar com a reeleição, com o Lula quase eleito se se candidatar mais uma vez lançam mão de um golpe; já esticaram encurtaram o tempo de mandato, quando no poder não tiveram voergonha nenhuma do golpe branco da reeleição, agora o golpe na mão contraria. Vergonhoso essa congresso.Logo logo vão beijar a mão do patrão deles pessoalmente.
Direita, coragem. A globo, sua globo, irá ajudar voces. A revista veja, srs. direitas, "comprada" por LULA(Prof. Hariovaldo que sabe dessas coisas), entrevistou o vice imbativel da chapa imbativel do serra imbativel, dos dois carecas imbativeis das globo imbativeis. Esta lá na veja. Oia só: "...Arruda diz que ajudou líderes do DEM a captar dinheiro
Segundo o ex-governador, dinheiro da quadrilha que atuava em Brasília alimentou campanhas de ex-colegas como José Agripino Maia e Demóstenes Torres...". Seu demostenes, pede um H.C. pro seu amigo gilmar mendes. Coragem direita. A coisa ta boa né não?
Caracas, juntar m_e_d_, c_c_ e b_s_t_ vai ser uma fedentina jamais vista, ou melhor, sentida, neste país.
A direita brasileira é traidora da patria. É simples assim.
Ela tem odio do Brasil e defende os interesses economicos de seus patrões: USA E europa. Quem vota na direita apoia esse projeto de destruição do Brasil em prol do gringos. Depois não reclamem quando humilhados nos aeroportos do primeiro mundo.Não voltar na direita é questão de dignidade. Os indignos e covardes votam na direita e em seu projeto de doação do Brasil.
Entre essas facções demofrênico-tucanopatas não há nenhuma diferença digna de citação, exceto a data em que foram paridas. Todas se acotovelam no peçonhento ninho da extrema direita. Umas mais outras menos ruborizadas. A dissimulação nessa gente é uma arte..., né Ataulfo? E nesse mister o Aócio é crack, e domina a técnica com a perfeição herdada do avô(parece que não teve pai, ou só o teve para promover-se e colher dividendos por ocasião de seu funeral. Aliás ele adora fazer cara de compungido nestas ocasiões, a exemplo das que produz quando sai pelas ruas de São João Del Rei, na Semana Santa, quando desfila carregando um daqueles parangolés católicos).Bem, retomando o assunto: alguém em sã consciência vê possibilidade dos irmãos Gomes estarem em lado oposto ao do Baladeiro do Baixo Leblon? E o que dizer do Eduardo Campos? Esse tró-ló-ló de PSB, PDB, PSDB, PPS, DEM e outras uniões, fusões, conluios, surubas ou o que quer que sejam, são artimanhas que visam um único e INDISSIMULÁVEL objetivo : pavimentar o caminho do Menino do Rio em direção ao Planalto.
Vocês já atentaram para o contorcionismo circense dos caciques demofrênico-tucanopatas para desconstruir o Zéperdeu sem melindrá-lo de forma irreversível? Ele hoje personifica, no partido, um Durval Barbosa que os tucanopatas podem chamar de seu. Pois é! Se promoverem essa desconstrução, sem anestesia, o Nosferatu poderá desencapar o DOSSI Ê ITAGIBA e eletrocutar as chances do Baladeiro – a única e derradeira possibilidade dos reacionários sonharem com a cadeira de Presidente sem apelarem para a sua habitual prática do golpismo. Uma vez posto a lúmen o petardo Itagiba não haverá Amaury Ribeiro nem edições promocionais do “Porões da Privataria”, por mais finamente encadernadas que sejam, que salvem o pescoço do playboyzinho. Tenho a convicção de que o tal Dossiê Itagiba carrega em sua ogiva potencial destrutivo capaz de, nos dias atuais, varrer o Japão e o Obama para os rodapés de páginas par da imprensa tupiniquim.
Ainda bem que, em Minas, o PT acordou do pesadelo e desfez a abjeta, anacrônica e inacreditável aliança celebrada com o partido do espancador de piriguetes - uma espécie híbrida de Mubarak com Berlusconi - e que resultou na eleição do seu despachante, o Cabo Marcio Anselmo Lacerda (cria do Ciro Gomes, diga-se de passagem), para a prefeitura da Capital. E ninguém pode ser mais nefasto, para o Brasil, do que o Baladeiro do Baixo Leblon.
As forças que apóiam o governo da Presidenta Dilma não podem negligenciar o perigo real que se materializa no horizonte político. Ele é palpável. Pior: TEM CHEIRO (e põe “cheiro” nisso). Todo cuidado é pouco. É como lidar com o CRACK. Não podemos permitir que se insinue. Não há chance de retorno.
Insisto no meu mantra:
O PERIGO MORA EM MINAS.
Pontes de Miranda, um dos maiores juristas brasileiros, dizia, se não me falha, que sete partidos seriam suficientes para abrigar todo espectro político em qualquer sociedade. Essa fusão pregada por Tasso, na medida em que reduza o emaranhado político-partidário nacional, é bem vinda, mesmo que casuística.
A legislação pertinente deveria evitar a semelhança dos programas partidários, já que hoje todos são praticamente iguais, defendendo, em geral falsamente, os mesmos valores e princípios.
Edemar Motta.
Prezados, com essa fusão, PSDB,
DEM, PPS, o novo partido passa
a se chamar: PTDP: Partido da
Tucanalha Demo Ppssista; grato.
Eu quero que psdb, dem e pps se fundam! Eles tem mais é que se fundir, mesmo.
O Aécio é o próximo da lista em 2014
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração