A escola de samba da comunidade da Lagoa da Conceição, União da Ilha da Magia, de Florianópolis (SC), foi campeã do carnaval de Florianópolis, neste ano, com o enredo "Cuba sim. Em nome da verdade".
Ousada e polêmica, retratou os EUA como "monstros" e os guerrilheiros de Che e Fidel como ícones da liberdade.
A médica e revolucionária cubana Aleida Guevara, filha de Che Guevara, foi destaque na passarela, acompanhou a apuração na arquibancada ao lado da comunidade da Lagoa da Conceição e comemorou a vitória.
Aleida Guevara desfilou em um carro alegórico, ao lado de um destaque com fantasia de Che.
A história de opressão imperialista estadunidense, foi retratada
O desfile encantou os jurados e trouxe o primeiro título para a agremiação em apenas três anos de história, desbancando escolas tradicionais da cidade, como a Protegidos da Princesa, detentora de 24 campeonatos.
O destaque na pontuação foi também para a Comissão de Frente, que na Passarela Nego Quirido montou um mosaico com o rosto de Che Guevara, e para a bateria, com todos os seus integrantes vestidos de guerrilheiros revolucionários.
Nesta terça-feira, a escola, junto com a vice e o terceiro lugar, voltam ao sambódromo de Florianópolis para o desfile das campeãs. (Com informações do Portal Vermelho)
11 Comentários:
Tem um certo coronel que está puto da vida.
Sendo SC um reduto do que resta da extrema Direita no Brasil,isto se torna um feito notavel.
Eu acho que seria muito bom colocar o Defile desta Escola num DVD pra ser visto é adquirido por todos os amantes do Carnaval e da Liberdade de expressão.
Só alegria. :)
Documentário - Fatos, Não Palavras: Direitos Humanos em Cuba
http://snipurl.com/26o2yx
Realmente o desfile foi muito bonito e mereceu a vitória. Vale lembrar que todas as escolas fizeram um excelente desfile e Florianópolis está de parabéns.
Abraços
Tendo em conta os graves atropelos aos mais básicos direitos humanos cometidos pelo regime cubano(escolher um governo por voto livre e democrático, expressar livremente sua opinião, etc etc), considero este prémio uma lavagem do regime ditatorial e despótico de Castro.@gedigital
O que diria o nada saudoso Luiz Carlos Trastes, se não tivesse "largado" a RBS para "tocar projetos próprios"? Por falar nisso, alguém conhece algum projeto do Trastes, que não seja o de soltar puns na orla?
Parabéns a esta escola pelo coragem de desmistificar e mostrar os norte americanos como monstros que realmente são quando se trata de explorar outros povo indefesos.
Gafes, disfarça e saia de fininho. Aproveite que quase ninguém te notou por aqui e vá lá pedir a benção pro coroné bornhausen, antes que ele perceba que sua bajulação não infrói nem contribói.
Aí eu me pergunto: que pesquisa foi essa da BBC que afirma que caiu muito o antiamericanismo aqui no Brasil e que 65% dos pesquisados acham os EUA um exemplo. Só se for de genocidas, de promotores do consumo mundial de drogas, quando fingem ser contra as mesmas, de pornografia e violencia nos meios de comunicação, de péssimo nível educacional e cultural, enfim, são exemplo de tudo o que o mundo não precisa para ser melhor..
Quanto a União da Ilha da Magia, merece nota mil e eu também espero que possamos adquirir o DVD do desfile e as camisetas, que são belíssimas.
Gente, na Lagoa da Conceição vivem muitos imigrantes, muitos gaúchos e gaúchas, argentinos tb. Essa ideia não seria de manezinho... são uns alienados, coitados. como disse alguém acima, pedem a Bênção prá essa direitona fascista que aqui manda e desgoverna há muitos anos.
E o engenheiro cubano que foi contactado e contratado pela CIA para colocar equipamentos de escuta, transmissao e muita parafernalia eletronica na ilha para um canal direto e secreto com usa?
Quando ele percebeu o tamanho e a gravidade do que queriam fazer contra seu país, contou para os caras de cuba. Pronto: foi contratado como agente, e e trabalhou para Cuba no grupo da cia... Outro dia, a TV cubana pegou tudo e jogou toda a historia no ventilador.
Depois do que ocorreu na argentina mes passado, que foi coisa semelhante, onde fica a cara deles?
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração