Pages

quarta-feira, 23 de março de 2011

Deputado do DEMO mostra preconceito e recismo ao falar do ministro Joaquim Barbosa

Em reunião ontem da bancada do DEM,o deputado Júlio Campos( MT)chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, de "ilustre ministro moreno escuro".

O DEM está com ação direta de inconstitucionalidade (Adin) para anular o decreto que regulamenta as terras de quilombos e tem uma outra ação no Supremo questionando a política de cotas para negros.

Uma declaração do deputado Júlio Campos (DEM-MT), ao escolher o critério racial para distinguir o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa de seus 10 colegas, provocou polêmica no Congresso. Durante reunião da bancada do DEM ontem na Câmara, o parlamentar e ex-governador de Mato Grosso referiu-se a Barbosa como o “moreno escuro lá no Supremo”. Campos discutia o tema do foro privilegiado quando fez a declaração. “Esta história de foro privilegiado não dá em nada. O nosso Ronaldo Cunha Lima precisou ter a coragem de renunciar ao cargo para não sair daqui algemado, e, depois, meus amigos, você cai nas mãos daquele moreno escuro lá no Supremo, aí, já viu”, afirmou.

Parlamentares negros e defensores de ações afirmativas contra o racismo reagiram com indignação. O deputado Domingos Dutra (PT-MA) cita as ações que o DEM encaminhou ao Supremo para argumentar que a frase de Campos foi “coerente” com as posições do partido. “A declaração do deputado Júlio Campos está coerente com as ações do DEM. O Democratas está com ação direta de inconstitucionalidade (Adin) para anular o decreto que regulamenta as terras de quilombos e tem uma outra ação no Supremo questionando a política de cotas para negros. No Congresso, ainda tem uma maioria que pensa como o Júlio Campos, mas é uma maioria silenciosa que não fala tão sinceramente.” Dutra afirmou que consultará o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), sobre a possibilidade de a Casa divulgar nota de repúdio contra a afirmação de Campos.

10 Comentários:

Hélio disse...

Em especial, os políticos de MT,
liderados pelo GM 2 HC em 48h,
"adoram" o íntegro e ínclito
ministro do STF, Joaquim Barbosa.

Vida longa ao ministro JB.

MARCOS BICALHO disse...

E os Demos quando são chamados de nazistas ficam irritados e querem processar pela verdade. Pelo menos o DEM acumula as piores ideias e os piores políticos que existem no Brasil. Está claro, só não vê quem não quer enxergar. O problema são os dissimulados, que se infiltram em legendas progressistas e de centro, e nas redações, e carregam a escravatura e o racismo na alma, bem escondidos, bem junto da homofobia e do sexismo.

Daci disse...

Tá aí o preconceito vindo de quem devia dar o exemplo!!
Prefiro um negro honesto como o ministro joaguim Barbosa do que um branco preconceituoso.
sou filha de mãe branca e pai moreno, sendo que o meu avó paterno era negro, inclusive o Barbosa me lembra muito o meu avô de quem tive muito orgulho pelo seu caráter e hombridade.
O Barbosa incomoda muita gente e viva o Lula por tê-lo indicado.

josé lopes disse...

E agora mensageiros do apocalipse? Chupem essa!

"23/03/2011 09h03 - Atualizado em 23/03/2011 11h18

Prévia da inflação oficial desacelera para 0,60% em março, diz IBGE
Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 6,13%.
Gastos com educação pesaram menos e contribuíram para resultado.
Do G1, em São Paulo

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), prévia do índice oficial usado para basear as metas do governo de controle dos preços, desacelerou para 0,60% em março, conforme informou nesta quarta-feira (23), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em fevereiro, a prévia ficara em 0,97%. Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 6,13%. Considerando o mesmo período do ano passado, a taxa ficara em 0,55%.

A economia desse país tem rédeas ou não tem? Parabéns equipe econômica!

J. Carlos disse...

Já foi comprovado por um geneticista norte americana, que somos todos descendentes da mesma origem e não podia ser diferente. Portanto, o defeito não está em quem é branco, preto, amarelo, vermelho ou mestiço mais sim em quem vê defeito ou inferioridade nesta variação genética.
Não somos racistas. Afirma o autor do livro Ali Kamel. Agora é uma boa hora para perguntar a ele o que ele acha desta colocação do Deputado.
A verdade é que o povo brasileiro precisa extirpar este câncer que o preconceito.
Deputado ou não este senhor deve ser punido exemplarmente. Até porque “A que mais foi dado mais será cobrado.”

Anônimo disse...

Sou preto com muito orgulho,depois vem essa cambada pedir voto para os negros e pobres,é isso ai vamos divulgar esse partido racista

Morais disse...

Acho que ministro devia mover um processo contra este sujeito, racista e sem capacidade de ter um assento no congresso.

Carlos Dias disse...

Tanto o preconceito quanto o racismo, seja étnico seja de cor de pele, tem a sua raiz no pensamento materialista-darwinista. Se a seleção natural realmente existisse, então seria conclusão lógica de que a humanidade deveria ser "peneirada" de modo que os física e intelectualmente melhores - e mais belos - dominassem o mundo (essa é a ideologia anglo-fascista). Mas o homem é mais que o corpo físico, ele é espírito e nesse sentido somos todos filhos de Deus, irmãos espirituais. Daí a necessidade de nos respeitarmos mutuamente, independentemente da aparência física.

É uma grande contradição defender o materialismo darwinista e, ao mesmo tempo, pregar igualdade racial. Não há como igualar as raças e etnias se nos limitarmos ao plano físico. A igualdade só existe no plano da nossa alma, do nosso espírito, o qual, aos olhos de Deus (ou seja, a Fonte Criadora do Universo), é igual para toda a humanidade.

Enquanto existir essa ideologia materialista-darwinista, haverá racismo, preconceito e discriminação. É lamentável que as escolas ensinem o darwinismo, que é uma ideologia não científica, a qual os povos anglos têm-se utilizado para justificar o seu domínio global.

Anônimo disse...

Sou da raça negra,esse tál dsenhor não é um funcionario que rebe nosso dinheiro não caberia um processo administrativo por racismoou ele pode falar e ele julga acima a lei,vamos mostrar pra eles que mos pretos tanbém tem direito

josé claro disse...

Vai ver esse cidadão tem mesmo uma memória péssima e não se lembrou o nome do meritíssimo.

É triste, termos no nosso congresso, gente desse tipo.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração