O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deu um pito em público na vice-presidente da Casa, Marta Suplicy (PT), que o interrompeu durante o processo de votação para insistir no debate sobre a forma de se referir à presidente Dilma Rousseff: “presidente” ou “presidenta”.
Sarney lia a mensagem de indicação de José Augusto Lindgren Alves para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à República Bósnia e Herzegovina, quando Marta gritou, lá dos fundos do plenário: “Pela ordem, senhor presidente. Senhora Presidenta da República.” Sarney respondeu: “Muito obrigado a V. Exª, mas eu sempre estou usando a fórmula francesa: Madame le Président.”. Como Marta ficou quieta e surpresa, Sarney aliviou o pito: “Todas as duas são corretas, senadora, gramaticalmente.”
Na semana passada, Marta, que presidia uma sessão, interpelou o ex-marido, o senador Eduardo Suplicy (PT), que havia estourado o tempo ao fazer discurso em defesa do ativista italiano Cesare Battisti. A senadora chegou a cortar o microfone de Suplicy.
17 Comentários:
acho q foi ao contrário heim
A meu ver também foi ao contrário. No entanto, a Senadora Martha esta corretíssima. Mas, como NUNCA DANTES NA HISTÓRIA DESTE PAIS houve uma PRESIDENTA, eles ainda aprendem. O sarney é novo ainda, tem muito tempo pela frente.
Todos sabem que a Martha é assim mesmo.
Fala o que pensa, age por impulso.
Foi uma boa prefeita, mas perdeu a reeleição e depois novamente a eleição p/ prefeita por causa dessas coisas.
Certo que o Suplicy tira a paciencia de qualquer um, mas não era motivo p/ aquilo.
Qto a presidenta(e) e vi, parace que foi exatamente como a Helena colou.
Eu tb acho que as duas formas são corretas, eu sempre me refiro como presidente, não gosto de presidenta.
A Marta é desiquilibrada e necessita de aparecer. Não tem perfil para política.
Mas, insistem com ela...
Ela e o Suplici são uma dupla e tanto. Já deveriam ter saido da política.
As duas formas são corretas e aceitas.
Não vivemos em uma ditadura,a Dilma é presidente do país, e não uma rainha ou coisa semelhante.
Sobre a Marta. Ela já começou errado ao desarquivar o PLC 122/2006 que criminaliza as igrejas que condenarem o que a Bíblia condena; ou seja, cerceamento da liberdade religiosa no país.
A Srª Dilma foi eleita para presidir o País e em democracia, a vontade da maioria é a vontade de todos. Será que ela não tem o direito de ser chamada de Presidenta ou Presidente, uma vez que as duas palavras estão corretas? Que discussão mais inútil!
Pelo em ovo ou chifre em cabeça de cavalo. Fala sério.
armando do prado
Lá vêm com essa que o PLC 122/2006 é pra condenar Igreja. Sai dessa, pô! A Marta está correta, sim, em desarquivar o projeto. No que se refere a discussão com Sarney, foi um pedido da própria presidenta Dilma, por quê não acatar o pedido? O PT paulista vive com essas intrigazinhas baratas. Putz!
É só procurar no dicionário...tanto no "Aurélio" como no "Aulete", constam as duas palavras, Presidente e Presidenta .
Quem discordar, que escreva aos editores dos dicionários.
Isso é uma discussão pra lá de irrelevante. O que é relevante é que a Dilma vai ter na Marta uma fiel defensora do governo dela no Senado, como o Lula nunca teve por parte do PT enquanto esteve lá, e todos nós sabemos que a Marta é boa de briga e não tem papas na língua.
Com todo o respeito,mas este negocio de Presidenta é um pé no saco.
Logo estaremos nos referindo a Lula como o ex Presidento,uma vez que alguns puxa sacos de plantão querem excluir a palavra Presidente.
Votei na Dilma pra ela ser Presidente do Brasil,não vejo porque mudar.
Eu detesto esta palavra Presidenta,acho que se a Dilma for candidata a reeleição eu não votarei nela,uma vez que estou de saco cheio de ouvir esta palavra.
desde quando a plc 122 é contra as igrejas? denigri, calúnia e difamação já esta na constituição e existe justiça para julgar se o ato foi ou não ofensivo. Então mande as igrejas dizerem, não queremos homossexuais aqui? Oras, marta esta certo sim, direitos humanos é só por causa de censura, ditadura não.....vai la marta
Parabéns à senadora Marta. Assisti suas atuações no congresso e fiquei muito satisfeito.
Acho uma forçação de barra indicar gênero onde não existe. Discussão inútil. Não vi ninguém, até o momento, defender que seja presidento, nem tampouco o Brasil elegeu Serra, portanto não sei onde está o alegado machismo.
Abraços!
O Sarney pode ir gastar o francês dele lá na França, não no Senado Brasileiro.
o que interessa não é o correto uo do vernáculo, mas o ímpeto dessa falastrona.a gente se impõe pelo exemplo.acredito piamente que não deva ser assim por parte dela.
Malú, não acho essa discussão irrelevante, não.
Tanto Presidente como Presidenta estão corretos, é claro.
"Presidente" serve para os dois gêneros.
Porém PRESIDENTA É SÓ PARA O GÊNERO FEMININO.
E é esta diferenciação que NOSSA PRESIDENTA quer.
Principalmente por ser A PRIMEIRA. E também numa exaltação gênero feminino.
E ela tem o direito.
É tão fácil RESPEITAR.
Quanto à defesa no Senado o LULA teve, sim, uma defensora que foi a Senadora Ideli Salvatti (PT/SC).
Abraços
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração