Pages

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Regressão continuada é coisa de tucano:Os alunos fingem que aprendem e o colégio finge que ensina


A novidade do momento é a  progressão continuada, marca das escolas públicas de São Paulo, chegou à rede privada. A pressão dos pais, aliada à competitividade entre unidades que disputam o aluno que migra das redes estadual ou municipal, faz a exigência por nota ser cada vez menor. O Estado conta hoje com 9.464 escolas particulares. Em 2005, eram 8.600.Ou seja, progressão continuada dos tucanos chega à rede particular por interesses econômico

Nos últimos cinco anos, as matrículas no primeiro ciclo do ensino fundamental nos colégios pagos cresceram 35%. Nessas unidades, o modelo que divide o ensino em ciclos e reduz o risco de repetência é extraoficial. Professores ouvidos pela reportagem afirmam que a rede não assume, mas impõe dificuldades a quem opta pela retenção.

Atualmente, os alunos de escola pública da rede estadual de São Paulo passam de ano sem risco de repetir. Só no final da quinta e da nona série é que os estudantes podem ser reprovados.

Isso foi criado em 1998 pelos desgovernos do PSDB. Entre os objetivos da medid, diziam os governos do PSDB, a estava a tentativa de diminuir o número de estudantes que abandonavam os estudos, desmotivados pela repetência. Porém, dizem alguns professores que a medida seria pelo fato de não ter vagas para todos nas escolas paulistas. Já que o PSDB dá preferência a construir cadeias do que escolas.

Do jeito que está, acabou virando uma aprovação automática. Ninguém sabe nada, mas passam de ano

Bons alunos, nesse regime, acabam obrigados a seguir o ritmo dos piores, e muita gente na classe não está nem aí, sabendo que não tem chance de repetir. Ou seja, o sistema pode até piorar o desempenho de todos.

Agora, o governo tucano Geraldo Alckmin estuda a criação de mais um ano em que haja a possibilidade do aluno repetir. O ideal seria fazer esse novo teste no terceiro ano. É quando o aluno já deveria ter aprendido a ler e a escrever. É melhor que agora, em que a prova pra valer é só no quinto ano.

Mas isso está longe de resolver a tragédia da educação em São Paulo. O governador Alckmin precisa pagar salários melhores para os professores. Os mestres também têm que fazer a sua parte, passando por cursos para aprender a ensinar melhor e dando mais atenção aos alunos. Além disso, as escolas e o material distribuído aos estudantes ainda têm que evoluir muito.

Se tudo isso um dia for feito, quem sabe o Brasil seja um país de gente mais educada, com chance de pegar empregos melhores, com salários mais dignos para todos.

4 Comentários:

Anônimo disse...

E a dama do PT vai continuar com essa obscuridade. Segundo os jornais, nada vai mudar.

Unknown disse...

Então, todo mundo concorda com o senso comum que progressão continuada é ruim para a educação. Mas daí vem a realidade e estraga tudo!
Estudo da Fundação Itaú Cultural mostra que a Progressão Continuada:
1) apresenta menores taxas de evasão escolar
2) o desempenho entre alunos de escolas que usam a progressão, versus os que não usam é praticamente idêntico!

Ou seja, mesmo sendo contra-intuitivo, a Progressão é uma prática boa.
Fonte: http://ww2.itau.com.br/itausocial/site_fundacao/Biblioteca/Tema.aspx?id=5

P.S.: nem de longe sou tucano, ideologicamente estou mais para PSOL, rs

VERA disse...

Essa história de "progressão continuada" é só para "inglês ver"!!! O que existe na realidade é a PROMOÇÃO AUTOMÁTICA!!! A ideia não seria má, se os alunos que não conseguem acompanhar a turma, na maioria das vezes, por possuírem sérios problemas de aprendizagem, tivessem acompanhamento psico-pedagógico!!! Mas, quem disse que os demo-tunganos querem pagar esses profissionais??? NÃO pagam direito nem os professores!!!
"PODE ATÉ PIORAR" NÃO!!! Já PIOROU!!! E essa mania que vcs têm de generalizar, dizendo que "os mestres também têm que fazer a sua parte, passando por cursos para aprender a ensinar melhor e dando mais atenção aos alunos", é NOJENTA!!! Vão às escolas conhecer a DEDICAÇÃO da GRANDE MAIORIA dos professores, mesmo ganhando uma miséria e sendo diuturnamente desrespeitados por todos: governos, diretores, pais, alunos e até por funcionários!!! Os professores passaram a ser a GENI da educação, todos se acham no direito de lhes "jogar bosta"!!! E os professores não fazem apenas o papel de MESTRES, também precisam ser pais e psicológos, tamanha a quantidade de problemas que os alunos trazem à sala de aula!!! Quanto à qualificação, que tal sugerirem aos governos a interdição das tais "universidades" à distância e de finais de semana, onde os "universitários" frequentam as aulas uma vez por semana ou por mês e recebem "diplomas" após um ano de curso???! Informem-se antes de vcs TAMBÉM "jogarem bosta" nos professores!!!

Teodoro Zanardi disse...

Há bastante tempo acompanho o blog, mas depois da superficialidade do tratamento dos temas: droga e educação, me dá uma impressão que a crítica é pela crítica. Não há fundamento de qualquer natureza, só um "achismo" que um querido amigo meu chama de "senso comum rebaixado". Isto é lamentável, pois já li comentários interessantíssimos sobre vários temas e o tinha como importante veículo de informção.
Abs
Teodoro Zanardi

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração