Pages

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dilma quer ex-presidentes como embaixadores especiais

Ex-presidentes, inclusive o atual senador Fernando Collor de Mello, recém-eleito para a presidência da Comissão de Relações Exteriores do Senado, poderão ser nomeados embaixadores especiais do Brasil para missões de importância no exterior, segundo proposta em análise pela presidente Dilma Rousseff. Ela se baseia na experiência dos Estados Unidos, onde ex-mandatários como o presidente Bill Clinton e Jimmy Carter têm atuado como emissário para assuntos no Haiti ou como observador em eleições latino-americanas.

O candidato mais evidente para receber uma missão próxima é o antecessor , Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo o Itamaraty, já atuou nos últimos dias em missões de diplomacia informal com governos africanos. Lula, ao deixar o governo, anunciou planos de constituir um instituto para tratar de questões relativas à pobreza e desenvolvimento na África e na América Latina e já se dispôs a procurar forças políticas africanas para pedir união em torno de programas para eliminação da pobreza.

A ideia de nomear ex-presidentes ainda é embrionária, como noticiou nesta semana o jornal "O Globo". Mas Dilma mostra simpatia pela ideia, e, no Planalto, já se mencionam os nomes de Lula, Collor e o presidente do senado, José Sarney, como possíveis enviados do governo em ações no exterior. O fato de Collor ter saído da presidência por um processo de impeachment aparentemente não o desqualifica para o Planalto, já que o político alagoano hoje é aliado do governo, e sancionado pelos demais senadores a ponto de ocupar uma comissão importante como a de Relações Exteriores, que também cuida de assuntos de Defesa Nacional.

Lula é apontado como um político com trânsito em todos os países africanos, que prestigiou durante sua presidência. Suas possíveis missões serviriam para levar aos governos africanos a experiência do Bolsa Família e de outros programas sociais bem sucedidos, de agricultura familiar. Em conversa ontem com o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, conversou sobre a possível atuação de Lula com países africanos, na defesa da união das forças políticas em torno de programas sociais que podem ser apoiados pelo banco. Zoellick, segundo um assessor de patriota, incentivou o governo a buscar apoio de Lula nesse tipo de missão.Com informações do Valor Econômico

10 Comentários:

Gessi disse...

Coloca o Fernando Henrique como embaixador dos EUA e Europa !!

walter melo disse...

amigos, essa notícia é deveras frustrante, uma vez que, em recente homenagem aos 90 anos da folha, em que a presidenta, surpriendentemente elogiou, não só esse jornaleco mentiroso como também o finado dono ("seu" frias), ainda teve um ´diálogo com o famigerado fhc e convidou-o a comparecer, também, ao planalto para conversar com ele.
agora me digam: conversar o que? para convidà-lo a ser embaixador especial? embaixador para que, para vender nossas estatais?
sinceramente não estou entendendo as atitudes da presidenta. estou começando a ficar com medo de que venha por aí uma nova onda neo-liberal.

X-MAN disse...

Minha mãe não gosta da hebe por que certa vez a essa apresentadora fez troça com a D. marisa, desde então minha mãe não assistia aquele programa; pra minha surpresa leio que a nossa presidente recebeu quem no palacio? Sim lea hebe camargo, aquela que fez troça da D. marisa e aquela mesma do cansei, não bastasse ainda leio que se encontrará com a musa demotucana anamariabrega, aquela mesma tambem do famigerado cansei e que no dia seguinte da vitoria do Lula estava de luto. Se já tem muita gente brava com a nossa presidente por causa da ida a trolha imagina depois desses convescotes. Minha mãe hoje resimiu tudo: Mas ela tá fazendo tudo ao contrario!!Viva a D. Maria.

Edson disse...

Não é boa idéia... lembrando que a esquerda só tem um representante: Lula. O resto são neoliberais de carteirinha... apesar das últimas atitudes de Dilma refletirem a cartilha neoliberal, algo triste para a esquerda brasileira.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Coloca FHC-368 embaixador das Ilhas Cayman, assim cuidará dos $$$$.

Edemar Motta disse...

Espero que essa infeliz idéia seja coisa de troll anti-Dilma.

Os ex-presidentes deveriam se tornar senadores vitalícios, escolhendo uma mordomia, ou do senado ou as de ex-presidente. Escolheriam um Estado e ocupariam vaga desse estado e do partido pelo qual foram eleitos presidentes.

Acho que até FHC (com perdão da má palavra) contribuiria com alguma coisa, são experiências que devem ser aproveitadas.

Anônimo disse...

FORA DILMA !!!!!!!!!!!!
TRAIDORA!!!!!!!!!!!!!

TE ODEIO!!!!!!!!!

José Henrique disse...

NÃO ACREDITO EM TAL BESTEIRA.
ESTOU FORA EM APOIAR A DILMA NESTA CIRCUNSTANCIAS, MAS SEUS MINISTROS CARDOZO, PALLOCI, MERCADANTE, E O PMDB APOIANDO SÓ PODE DAR NISSO.
DILMA COMEÇOU MAL INDO CONTRA A CLASSE TRABALHADORA. PORQUE ELA NÃO COMBATE OS SALÁRIOS DO JUDICIÁRIO E DO CONGRESSO? NÃO VI UMA SÓ PALAVRA DELA CONTRA ESTE ABSURDO. LULA PELO MENOOS JÁ FALOU DOS 300 PICARETAS.
QUE DEUS TENHA PENA DO BRASIL E QUE LULA VOLTE LOGO.

Anônimo disse...

Ela quer todos os poderosos aos seus pés. Está com síndrome de Cinderela.

NA ESCUTA disse...

PELO AMOR DE DEUS. O FHC REPRESENTANDO O BRASIL EM ALGUM LUGR DO MUNDO? NOSSA IMAGEM AI CAIR DE NOVO. DETESTEI. NAO VAMOS DEIXAR QUE FAÇA ESSA BESTEIRA.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração