Pages

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pena que Lula e Dilma não chegaram antes ao governo

No dia 17 de novembro de 2010, uma notícia que mais interessava à população de Nova Friburgo, não aparecia no PIG, apenas no Diário Oficial da União:

A cidade teve 5 projetos de infra-estrutura selecionados para o PAC2.

O maior deles (R$ 8,35 milhões e mais 20% de contrapartida do município) foi justamente de obras em encostas no distrito de Riograndina e nos bairros de Olaria e Lazareto.

Os outros 4 projetos selecionados para a cidade no PAC 2, para o primeiro ano do governo Dilma Rousseff (PT) foram:
- revisão de planos de risco de enchentes;
- elaboração de planos e estudos de contenção de encostas que, ao serem concluídos, poderão originar a liberação de novas verbas da União para o município;
- estudos para gestão integrada de resíduos sólidos;
- coleta seletiva de lixo;

Ou seja, boa parte das obras necessárias para evitar as tragédias ocorridas na cidade, estão no PAC 2, porque a prefeitura pleiteou, apresentou projeto viável, e eram prioritários.

A cidade também já recebeu obras do PAC 1 desde 2008, no Rio Bengalas, justamente para conter enchetes. No valor de R$ 58 milhões, a partir de estudo da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) da USP, foi construído muros de contenção das margens do rio, com rebaixamento do leito em três metros, e plantio de árvores ao longo de todo o percurso e a recuperação da faixa marginal de proteção. Em dezembro, 65% das obras estavam pagas (o que significa que mais do que isto estava realizado, uma vez que os pagamentos só são liberados depois que a etapa da obra está concluída).

Infelizmente Lula e Dilma não chegaram antes ao governo, e os governos passados não fizeram PAC's, para que uma cidade como Nova Friburgo fosse atendida antes da tragédia. Pelo menos nos próximos anos, a população terá um futuro melhor e mais seguro.

5 Comentários:

Anônimo disse...

Conheça o prefeito que esta impedindo a Igreja Católica de ajudar os desabrigados em Teresópolis http://bit.ly/gE5W2v
Ele é do PT más já foi do PFL

Conceição disse...

É preciso ter cuidado com o dinheiro destinado ao RJ. Não pode passar na mão do sergio cabral, ele certamente ficará com cerca de 50%. Ele deveria estar preso pelos crimes que cometeu. Todos esse mortos são resultado de sua desonestidade.
Espero que Dilma veja isto enquanto é tempo. Não merece a mínima confiaça.

Unknown disse...

Só queria lembrar que, talvez por distração colocaram no site "PRESIDENTE DILMA", e o correto seria (como a própria já declarou que assim gostaria se ser chamada)"PRESIDENTA DILMA".

Franz disse...

Lembránças ao anónimo: O PT sempre ficou condendao de ser sectário e agitador sem nexo em tempos antes da eleição de Lula em 2002 pela mídia (PIG) òligárquica iánque o que mudou drasticamente foi a aceitação do Petista Lula no poder central do povão Brasileiro. Muitos oportunistas da direita se infileiraram no PT depois da abertura do partido que além de situações de constrangimento até causa descaraterizações localizadas. Se é por bem o por mal do nosso partido, aínda é sedo de dizer. Más uma certéza tenho hoje: Se Lula fosse eleito invéz do Collor, hoje Brasil sería a "Suíssa" de forma socialista da América Latina e modelo para o Mundo! 500 anos de sacanagem com todos os nossos povos culminou com a entréga total das nossas conquistas por FHC quebrado antes de completar o seu ìntúito privatista. Sem dúvidas, o enfraqueçimento sistemáticamente aplicado por instrumentos legais dos òrgãos públicos com o ìntento de esvasiar o sentido oficial da representação de repesctivos órgãos, substituindo por ONGes duvidósos e até corruptos, leva a estas situções desoladores. A receita não é nova, os iánques fizeram e fazem isto com todo mundo. O Estado Brasileiro em sí haverá de ser instrumentalizado de novo o que inclui todos os prefeitos e prefeitinhos feitos nas coxas!

VERA disse...

Só um "cabeça-de-bagre" acreditaria na farsa de que um prefeito, seja lá de que partido for, impediria alguém de ajudar desabrigados! Helooo!!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração